SóProvas


ID
4183828
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A língua portuguesa encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, não sendo um sistema estático e fechado. O uso faz a regra e os falantes usam a língua de modo a suprir suas necessidades comunicativas, adaptando-a conforme suas intenções e necessidades.

    Sendo uma sociedade complexa, formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização, ocorrem variações na língua, principalmente de caráter local, temporal e social.

    Nem todas as variações linguísticas usufruem do mesmo prestígio, sendo algumas consideradas menos cultas. Contudo, todas as variações devem ser encaradas como fator de enriquecimento e cultura e não como erros ou desvios.

    Fonte: http://www.normaculta.com.br/ variacoes-linguisticas/

    

Ao se tratar de variação linguística, é viável falar a respeito do conceito de norma. Castilho (2002) denomina um conceito amplo e um conceito estrito de norma. Esse conceito mais estrito é que seria de maior interesse por entender-se como os usos e as atitudes de uma classe social de prestígio distinguindo-se como norma objetiva, norma subjetiva e norma prescritiva, esta última encarada e difundida pela escola como sendo a representação única e exata da língua.

    O autor denomina norma objetiva, ou padrão real como a linguagem efetivamente praticada pela classe social de prestígio, a qual se define também como a classe que tem os maiores níveis de escolaridade, identificando-se como a classe culta. A variedade da língua utilizada pelas pessoas deste nível social, linguisticamente, não é superior aos outros dialetos, porém é o que tem maior prestígio, pois corresponde à importância que se dá à classe social do falante. A norma subjetiva, ou padrão ideal, segundo Castilho, é a atitude que o falante assume para com a norma objetiva, ou seja, corresponde ao dialeto que as pessoas esperam que os outros falem em determinadas situações de interação, e a norma prescritiva é assumida pelo autor como a combinação entre o que ele chamou de norma objetiva e norma subjetiva, isto é, são os usos linguísticos da classe social de prestígio, identificados como o ideal de perfeição da linguagem.

    (...)

    (...) fica claro que não se pode falar ou querer que as pessoas utilizem apenas uma única norma linguística, já que estas refletem os usos da língua de grupos que se unem em torno de diversos valores: sociais, culturais, religiosos e que é responsável também pela identificação que existe entre os indivíduos que compõem esse grupo, o que, porém, não impede que as pessoas desse grupo entrem em contato e sofram influências das normas utilizadas em outras instâncias da sociedade. 

    (...)

    É importante ressaltar que a norma culta é mais uma variedade da língua e, como tal, é também bastante heterogênea e está longe de cumprir os ideais linguísticos de correção gramatical, além de também ser fortemente influenciada pelas normas populares.

    (...)

    Lucchesi (2002) afirma que a realidade linguística brasileira não é apenas heterogênea, mas é também polarizada, definindo-se dentro desse sistema heterogêneo do português dois outros sistemas também heterogêneos e variáveis que são a norma culta e a norma vernácula ou popular.

Fonte: Texto adaptado: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:wR-lHnSQ77akJ:www.letramagna.com/artigo19_XII.pdf+&cd=9&hl=p-t-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b

A língua padrão, embora seja uma entre as muitas variedades da língua, é a de maior prestígio, atuando como modelo. Do valor normativo, decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação. Assinale a alternativa em que há uma inadequação quanto ao padrão culto da língua portuguesa escrita.

Alternativas
Comentários
  • Queremos a incorreta;

    Aluga-se apartamentos

    → O correto é alugam-se apartamentos visto que estamos diante de uma voz passiva sintética, portanto o verbo alugar deve concordar com o sujeito paciente apartamentos.

    GABARITO. B

  • Alugam-se apartamentos.

  • GAB-B

    Apartamentos são alugados

  • Por que a alternativa A não está errada?

    Proibido entrada de pessoas não autorizadas, não seria, Proibida entrada de pessoas...?

  • Alugam-se apartamentos

    Apartamentos são alugados.

  • A alternativa A está correta. "Proibida" só estaria correta acompanhada do artigo "a".

    ProibidA A entrada de menores.

    ProibidO entrada de menores.

  • Observações sobre os itens:

    A) PROIBIDO ENTRADA (..)

    A concordância com os termo é bom / é permitido / é necessário / é proibido

    Sem determinante - Invariável

    EX: É proibido entrada ( correto )

    É proibido a entrada (errada )

    Com determinante - Variável

    É proibida a entrada ( Correto )

    ____________________________

    B) Aluga-se apartamentos

    VTD + SE = Partícula apassivadora.

    Transforma o OD em sujeito e com ele mantém concordância.

    Apartamentos são alugados

    __________________________

    C) É permitida a permanência

    ___________________________

    D) dê-me / Um abraço.

    ______________________________

    E) Venda a prazo . ( Não há crase diante de palavra masculina )

    _____________________________

    Bons estudos!

  • A Cespe discorda: Q35202

    A PC-RJ também: Q219596

  • Achei que nunca veria uma questão assim em concursos e, quando vejo, eu erro. Tsc tsc!!

  • Gabarito B

    O correto é alugam-se apartamentos

  • Qual o erro da D?

  • O que incomoda é quem precisaríamos ler o texto para resolver a questão.

  • Vai entender a língua Portuguesa ou seria melhor as bancas ????

  • 1- Olha primeiro para o verbo: se for transitivo direto, o SE será sempre pronome apassivador.

    2- Nesse caso o objeto direto vira sujeito.

    3- E o verbo vai ter que concordar com o sujeito.

    É o que acontece na alternativa "c".

  • A LETRA B ESTÁ ERRADA E É O GABARITO , POIS HÁ ERRO DE CONCORDÂNCIA VERBAL.

    A ESTRUTURA:

    ALUGA-SE APARTAMENTOS DEVERIA SER ALUGAM-SE APARTAMENTOS. A ESTRUTURA ESTA NA VOZ PASSIVA SINTÉTICA ( VTD+ PRONOME APASSIVADOR).

    APARTAMENTOS SÃO VENDIDOS (VOZ PASSIVA ANALÍTICA)

    VENDEM-SE APARTAMENTOS ( VOZ PASSIVA SINTÉTICA)