GABARITO E!
A recuperação de falhas existe para garantir as propriedades de atomicidade e durabilidade de transações.
O sistema de recuperação (restauração) de falhas é responsável pela restauração do banco de dados para um estado – o que havia antes da ocorrência de uma falha.
Os algoritmos de recuperação de falhas possuem duas partes:
Ações tomadas durante o processamento normal da transação a fim de garantir informações suficientes para permitir a recuperação de falhas;
Ações tomadas em seguida à falha, recuperando o conteúdo do banco de dados para um estado que assegure sua consistência e a atomicidade e durabilidade das transações.
https://www.inf.unioeste.br/~clodis/BDII/BDII_Modulo_3.pdf
GABARITO: E
" Transação Atômica, em ciência da computação, é uma operação, ou conjunto de operações, em uma ase de dados, ou em qualquer outro istema computacional, que deve ser executada completamente em caso de sucesso, ou ser abortada completamente em caso de erro. Um exemplo prosaico que ilustra este conceito é o da gravidez. Não se diz que uma mulher está "meio grávida"; ou ela está grávida ou não está.
O exemplo clássico para a necessidade de uma "transação atômica" é aquele da transferência entre duas contas bancárias. No momento de uma transferência de valores de uma conta "A" para uma conta "B", que envolve pelo menos uma operações de ajuste no saldo para cada conta, se o computador responsável pela operação é desligado por falta de energia, espera-se que o saldo de ambas as contas não tenha se alterado. Neste caso são utilizados sistemas que suportam transações atômicas." (Wikipédia)