SóProvas



Prova MPE-RS - 2015 - MPE-RS - Técnico Superior em Informática


ID
4184017
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Teste de software é uma atividade que pode ser sistematicamente planejada e especificada. Um teste é bem-sucedido quando um caso de teste descobre um erro e, por consequência, inicia-se ________, um processo que tem por objetivo principal encontrar e corrigir a causa de um erro ou defeito de software.

Alternativas
Comentários
  • Boa! Eu aconselharia usar 2x ao invés de x e usar x no lugar de 0,5x. Isso só para não ficar usando números "quebrados".

  • A depuração ocorre como consequência de um teste bem-sucedido. Isto é, quando um caso de teste descobre um erro, a depuração é o processo que resulta na remoção do erro.

    O processo de depuração usualmente apresentará um dentre dois resultados:

    (1) a causa será encontrada e corrigida ou (2) a causa não será encontrada.

    Pressman

    GAB B.


ID
4184020
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Uma estrutura de dados em que todas as consultas, alterações, inclusões e remoções de nodos podem ser realizadas sobre o nodo que está em uma das extremidades, e seguindo uma disciplina de acesso conhecida como LIFO (Last In First Out – o primeiro nodo a ser retirado deve ser o último nodo que foi incluído) é denominada

Alternativas
Comentários
  • Pilha (LIFO): as inserções e as remoções são realizadas somente em um extremo. Apenas um ponteiro é necessário para inserções e remoções.

    Alternativa: C

  • Imagine que você tenha montado uma pilha de papéis para analisar.

    O último papel, que foi colocado no topo da pilha, será o documento por onde você irá começar a análise.

    Assim funciona o LIFO. O último a entrar nessa pilha será o primeiro que você irá verificar.

  • Pilha -> LIFO (Last In First Out) Ultimo a entrar (novato, mais recente) Primeiro a Sair

    Fila -> FIFO (First In First Out) Primeiro a entrar (veterano, mais antigo) Primeiro a Sair.

    Gosto de pensar o seguinte: Quem chegar na fila primeiro vai ser o primeiro a ser atendido porquanto está nela há mais tempo.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
4184023
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Denomina-se ________de um nodo de uma árvore o número de subárvores que são subordinadas diretamente a este nodo, ou seja, à quantidade de subárvores para as quais este nodo é raiz.

Alternativas
Comentários
  • Denomina-se grau de um nodo de uma árvore o número de subárvores que são subordinadas diretamente a este nodo, ou seja, à quantidade de subárvores para as quais este nodo é raiz.

    Grau: Quantidade de subárvores de um nó. O grau de cada nó é o número de subárvores que ele possui.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
4184026
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre linguagem SQL.


I. Embora nos refiramos à linguagem SQL como uma "linguagem de consulta", ela possui muitos outros recursos além da consulta ao banco de dados, como meios para definição da estrutura de dados, para modificação de dados no banco de dados e para a especificação de restrições de segurança.

II. A estrutura básica de uma expressão em SQL consiste de três cláusulas: SELECT, FROM e WHEN; a cláusula WHEN corresponde à seleção do predicado da álgebra relacional.

III. Em SQL, pode-se usar a função agregada COUNT para contar o número de tuplas em uma relação, mas SQL não permite o uso da palavrachave DISTINCT com COUNT(*).


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ACREDITO QUE O ERRO DO ITEM 2 FOI EM DIZER WHEN NO LUGAR DE WHERE

  • SQL não permite o uso do distinct na função count?
  • @Maicon

    SELECT DISTINCT COUNT(*) FROM myTable; PERMITIDO

    SELECT COUNT(DISTINCT x) FROM myTable; PERMITIDO

    SELECT COUNT(DISTINCT *) FROM myTable; NÃO PERMITIDO

    .

    Mais informações em: https://stackoverflow.com/questions/5010470/why-doesnt-countdistinct-work


ID
4184029
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto de sistemas de banco de dados relacionais, muitos esquemas de controle de concorrência têm por base a propriedade da serialização (serializability). Um dos protocolos que permite a serialização é obrigar que o acesso aos itens de dados seja feito de maneira mutuamente exclusiva, isto é, enquanto uma transação acessa um item de dados nenhuma outra transação pode modificá-lo. Este protocolo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de controle de concorrência

    Bloqueio: sincroniza o acesso por transações concorrentes aos itens do banco de dados.

    Ordenação por rótulo de tempo (timestemp): é um identificador exclusivo criado pelo SGBD para identificar uma transação.

    Multiversão: mantém os valores antigos de um item de dados quando este é atualizado.

    Otimista: nenhuma verificação é feita enquanto a transação está executando. As atualizações não são aplicadas diretamente aos itens do banco de dados até que a transação alcance seu final. 

    Alternativa: D


ID
4184032
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre recuperação após falha em sistemas de bancos de dados relacionais.


I. Uma parte integrante de um sistema de banco de dados é o esquema de recuperação que é responsável pela restauração do banco de dados para um estado consistente que havia antes da ocorrência da falha.

II. Vários tipos de falhas podem ocorrer em um sistema, cada um dos quais exigindo um tratamento diferente. As falhas mais difíceis de tratar são aquelas que resultam em perda de informação.

III. Para preservar a consistência do banco de dados, exige-se que cada transação seja atômica.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E!

    A recuperação de falhas existe para garantir as propriedades de atomicidade e durabilidade de transações.

    O sistema de recuperação (restauração) de falhas é responsável pela restauração do banco de dados para um estado – o que havia antes da ocorrência de uma falha.

    Os algoritmos de recuperação de falhas possuem duas partes:

    Ações tomadas durante o processamento normal da transação a fim de garantir informações suficientes para permitir a recuperação de falhas;

    Ações tomadas em seguida à falha, recuperando o conteúdo do banco de dados para um estado que assegure sua consistência e a atomicidade e durabilidade das transações.

    https://www.inf.unioeste.br/~clodis/BDII/BDII_Modulo_3.pdf

  • GABARITO: E

    " Transação Atômica, em ciência da computação, é uma operação, ou conjunto de operações, em uma ase de dados, ou em qualquer outro istema computacional, que deve ser executada completamente em caso de sucesso, ou ser abortada completamente em caso de erro. Um exemplo prosaico que ilustra este conceito é o da gravidez. Não se diz que uma mulher está "meio grávida"; ou ela está grávida ou não está.

    O exemplo clássico para a necessidade de uma "transação atômica" é aquele da transferência entre duas contas bancárias. No momento de uma transferência de valores de uma conta "A" para uma conta "B", que envolve pelo menos uma operações de ajuste no saldo para cada conta, se o computador responsável pela operação é desligado por falta de energia, espera-se que o saldo de ambas as contas não tenha se alterado. Neste caso são utilizados sistemas que suportam transações atômicas." (Wikipédia)


ID
4184035
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


No contexto de distribuição de dados relacionais, há diversos enfoques para o armazenamento das relações. No enfoque denominado ________, uma relação R é particionada em um número de subconjuntos R1, R2,...,RN. Cada tupla da relação R deve pertencer a pelo menos um fragmento, de modo que a relação original possa ser reconstruída se necessário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Fragmentação: relações de um banco de dados são divididas em fragmentos menores e cada fragmento é tratado como um objeto de banco de dados separado. Nessa técnica, cada réplica não é a replicação completa, mas apenas um subconjunto dessa relação, assim é exigido menos espaço e consequentemente menos itens de dados precisam ser administrados.

    A Fragmentação pode ser horizontal, vertical ou híbrida. Na primeira, uma relação é particionada em suas tuplas (linhas) e cada fragmento gerado tem um subconjunto das tuplas da relação original. Na fragmentação vertical são produzidos fragmentos que contêm um subconjunto dos atributos (colunas) da relação original, bem como sua primary key. Também chamada de fragmentação mista ou aninhada, a fragmentação híbrida consiste na aplicação das duas técnicas citadas anteriormente, uma após a outra.

    O principal objetivo da fragmentação é minimizar o tempo de processamento dos aplicativos do usuário, logo, mesmo sendo baseadas em uma relação completa, as consultas são executadas sobre os fragmentos.

    Via: https://www.devmedia.com.br/conhecendo-a-tecnica-de-fragmentacao-no-sgbd-oracle/32731#:~:text=A%20Fragmenta%C3%A7%C3%A3o%20pode%20ser%20horizontal%2C%20vertical%20ou%20h%C3%ADbrida.

  • Fragmentação horizontal: é um subconjunto das tuplas na relação. As tuplas (linhas) são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: divide uma relação verticalmente por colunas. Um fragmento vertical mantém apenas certos atributos da relação.

    Alternativa: B


ID
4184038
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre alguns fundamentos de Análise de Sistemas orientada a objetos.


I. Classe é um conceito orientado a objeto que encapsula dados e abstrações procedurais necessárias para descrever o conteúdo e o comportamento de alguma entidade do mundo real. Em outras palavras, pode-se dizer que classe é uma descrição generalizada que descreve uma coleção de objetos similares.

II. Uma superclasse é a generalização de um conjunto de classes relacionadas a ela.

III. Uma subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse, e não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. Classe é um conceito orientado a objeto que encapsula dados e abstrações procedurais necessárias para descrever o conteúdo e o comportamento de alguma entidade do mundo real. Em outras palavras, pode-se dizer que classe é uma descrição generalizada que descreve uma coleção de objetos similares. (CERTO)

    II. Uma superclasse é a generalização de um conjunto de classes relacionadas a ela. (CERTO)

    III. Uma subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse, e não pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos. (ERRADO)

    Uma subclasse é uma especialização da superclasse. Uma subclasse herda todos os atributos e operações associadas à sua superclasse, e pode incorporar atributos ou operações adicionais específicos

    Alternativa: B


ID
4184041
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


No contexto da Análise Estruturada de Sistemas, um importante passo é a determinação do fluxo lógico de dados, em oposição ao fluxo físico de dados (isto é, O QUÊ acontece em oposição ao COMO acontece). Isto é feito desenhando-se o ________, uma representação gráfica de todos os aspectos do fluxo lógico de dados e que teve notações alternativas com símbolos definidos por Gane & Sarson diferentes dos propostos por Yourdon & Constantine e, por sua vez, diferentes dos propostos por Tom DeMarco.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Diagrama de fluxo de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um , modelando seus aspectos de processo. Ele fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles são uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs também podem ser usados para a  do  (design estruturado).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_fluxo_de_dados


ID
4184044
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Em relação a bancos de dados relacionais, particularmente em relação à normalização, por definição diz-se que uma relação está na ________ quando ela não contém tabelas aninhadas.

Alternativas
Comentários
  • Primeira Forma Normal (1FN)

    - Não pode ter atributos multivalorados, atributos compostos e suas combinações.

    - Todos os seus atributos devem possuir apenas valores atômicos (simples, indivisíveis).

    - Consiste na eliminação das tabelas aninhadas.

    Alternativa: A

  • Pra quem não sabe o que é tabela aninhada... Tabela aninhada é uma tabela dentro de uma tabela, geralmente é uma tabela dentro de uma coluna de uma entidade.

    Atributos multivalorados são considerados tabelas aninhadas, pois dentro de uma atributo (coluna) contem vários valores, formando uma espécie de tabela.

  • Evita as chamadas relações aninhadas, essas relações contêm vários atributos em uma única coluna e não são permitidas no modelo relacional


ID
4184047
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre o Modelo Entidade-Relacionamento (ER).


I. O modelo ER não contém autorrelacionamento, pois todo relacionamento associa entidades diferentes.

II. Afirmar que a entidade EMPREGADO tem cardinalidade máxima 1 no relacionamento LOTAÇÃO com a entidade DEPARTAMENTO significa que uma ocorrência de EMPREGADO pode estar associada a no máximo uma ocorrência de DEPARTAMENTO ou, em outros termos, que um empregado pode estar lotado em no máximo um departamento.

III. O modelo ER permite que sejam definidos relacionamentos de grau maior do que 2.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • É possível haver autorrelacionamentos no modelo entidade-relacionamento.

    Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrência de uma entidade que está associada a uma ou mais ocorrências da mesma entidade, ou seja, temos uma entidade em que suas ocorrências possuem relacionamentos entre si.

    Fonte: http://www.cadcobol.com.br/db2_novo_auto_relacionamento.htm


ID
4184050
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a linguagem UML.


I. O comportamento de um objeto em determinado instante frequentemente depende do estado do objeto. Uma forma de modelar o comportamento de um objeto é o uso de um diagrama de estado, que modela os estados de um objeto, as ações executadas dependendo daqueles estados e as transições entre os estados do objeto.

II. Em contraste com o diagrama de classe e o diagrama de sequência, que mostram a estrutura estática de um componente de software, o diagrama de distribuição é utilizado para indicar as comunicações dinâmicas entre objetos durante a execução de uma tarefa.

III. Num diagrama de sequência, pode-se mostrar a destruição de um objeto com um X grande no fim da linha de vida do objeto. Outros objetos podem destruir um objeto e, nesse caso, uma seta aponta do outro objeto para o X.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • II - Há 2 erros:

    1 - Diagrama de Sequência não é estático. 

    2 - O diagrama usado para indicar comunicações dinâmicas entre objetos é o Diagrama de Sequência


ID
4184053
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Em UML, o diagrama de ________ mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou parte de um sistema através do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Este diagrama é similar a um fluxograma exceto por poder mostrar fluxos concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de atividades: mostra o fluxo de uma atividade para outra em um sistema. Uma atividade mostra um conjunto de atividades, o fluxo sequencial ou ramificado de uma atividade para outra e os objetos que realizam ou sofrem ações. O Comportamento de um diagrama de atividades é delineado por decisões e intercalações

    Alternativa: E

  • Diagrama de Atividade - Enfatiza o fluxo de controle de uma atividade para outra.

    Gabarito E


ID
4184056
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre metodologias ágeis.


I. Os defensores do desenvolvimento de software ágil se esmeram para enfatizar a importância dos "fatores humanos". Alguns autores afirmam que o desenvolvimento ágil foca talentos e habilidades de indivíduos, moldando o processo de acordo com as pessoas e as equipes específicas. O ponto-chave nesta afirmação é que "o processo se amolda às necessidades das pessoas e equipes" e não o caminho inverso.

II. Um dos princípios da agilidade é que o software em funcionamento é a principal medida do progresso.

III. Uma equipe auto-organizada está no controle do trabalho que realiza. A equipe estabelece seus próprios compromissos e define planos para cumpri-los.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4184059
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Scrum é um método de desenvolvimento ágil de software bem conhecido e cujos princípios são consistentes com o manifesto ágil. O Scrum enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processos de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. Um dos elementos de Scrum é ________, que consiste de uma lista com prioridades dos requisitos ou funcionalidades do projetos que fornecem valor comercial ao cliente. Itens podem ser adicionados a este registro em qualquer momento.

Alternativas
Comentários
  • Product Backlog é uma lista de funcionalidades desejadas de um produto, ou seja, os requisitos que um cliente espera receber ao final do projeto, descrito com sua própria linguagem. O ponto central do Scrum é a criação do Product Backlog, é nele que o projeto começa.

    ele é um artefato dinâmico que nunca estará completo e existirá enquanto o produto também existir.


ID
4184062
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre CSS (Cascading Style Sheets).


I. A seguinte regra CSS:

h1 {color: gray; background: yellow; }

estabelece que todos os elementos do tipo h1 serão formatados com texto em cor cinza e tendo amarelo como a cor de fundo.

II. Folhas de estilo externas – documentos separados que contêm apenas regras CSS – podem oferecer uma aparência uniforme a um site inteiro. Todas as páginas de um site Web podem usar a mesma folha de estilo. Quando houver necessidade de mudanças nos estilos, a modificação de um único arquivo CSS será suficiente para que o autor modifique o estilo do site inteiro.

III. Folhas de estilo do usuário devem ser linkadas a um documento e não podem ser definidas nas opções do navegador.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado, estou enferrujado mas fui testar o código de fato. Portanto, pode-se excluir todas que apresentam a alternativa I, o código gera fundo amarelo e texto preto(padrão)

ID
4184065
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o trecho abaixo contendo as seguintes instruções:


 ...

 ...

 // inicialização, condição de repetição e

 // incremento estão todos incluidos no cabeçalho

 // da estrutura FOR

 for ( var counter = 1 ; counter <= 7 ; ++ counter )

      document.writeln ( "<p style = \"font-size: " +

          counter + "ex\">XHTML font size " + counter +

           "ex</p> " );

  // -->

 ...

 ...


Este trecho está escrito em que linguagem de programação? 

Alternativas

ID
4184068
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre acessibilidade para Web, seguindo as recomendações (guidelines) WCAG 1.0 do W3C.


I. A recomendação 1 (guideline 1) enfatiza a importância de prover equivalentes textuais a todo conteúdo não textual (por exemplo imagens, áudio e vídeo).

II. Faz parte das recomendações (guidelines) a seguinte: projete para independência de dispositivo, de modo que o usuário possa interagir e ativar elementos da página via uma variedade de diferentes dispositivos (incluindo mouse, teclado e voz).

III. Uma recomendação (guideline) importante especifica que textos e gráficos sejam compreensíveis mesmo quando visualizados sem cor, ou seja, se somente cores forem usadas para diferenciar certas informações, certos dispositivos que não possuam cor ou tela não permitirão constatar esta diferença.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4184071
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre gerenciamento de projetos.


I. A técnica de avaliação e revisão de programa (Program Evaluation and Review Technique – PERT) e o método do caminho crítico (Critical Path Method – CPM) são dois métodos de cronograma de projetos que podem ser aplicados ao desenvolvimento de software.

II. Uma estrutura de subdivisão do trabalho (Work Breakdown Structure – WBS) não define as interdependências entre tarefas e nem pode ser definida para o produto como um todo.

III. Um gráfico de Gantt é comumente usado para cronogramas de projeto de software. Nele, as tarefas do projeto são listadas na coluna da esquerda; as barras horizontais indicam a duração de cada tarefa; quando ocorrem múltiplas barras ao mesmo tempo no calendário, é sinal de que há concorrência de tarefas. 


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4184074
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


________ é um framework público que descreve melhores práticas no gerenciamento e controle de serviços de Tecnologia de Informação. Ele foca na medição e melhoria contínua da qualidade do serviço de TI entregue, tanto na perspectiva do negócio quanto na do cliente.

Alternativas
Comentários
  • ITIL: Framework (governança de SERVIÇO de TI) - sério é o único jeito que eu acertei essa questão, itil usa tanto a palavra "serviço" que se tem na frase é porque é itil se comparado ao cobit.

    COBIT: Framework (governança de TI)

    PMBOK: Conjunto de boas práticas

    CMMI: Conjunto de boas práticas

    PMI: nunca ouvi falar


ID
4184077
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um servidor possui um sistema operacional que utiliza paginação por demanda como mecanismo de gerência de memória. Esse servidor possui a seguinte configuração: processador 64 bits dual core de 2.4 GHz; memória cache L2 de 4x256 KB; memória cache L3 de 8 MB; memória RAM de 8 GB; e 1 TB de capacidade de disco em RAID 5 (SCSI) com banda passante de 2.5 Gb/sec. O administrador de redes notou que esse servidor está com problemas de desempenho e identificou como causa a ultrapaginação (thrashing). Suponha que você só pode realizar apenas um tipo de upgrade, entre processador, memória ou disco. Nessa situação, entre as alternativas abaixo, qual upgrade deve ser feito nesse servidor para resolver o problema de desempenho causado pela ultrapaginação?

Alternativas
Comentários
  • Trashing pode ser definido como sendo a excessiva transferência de páginas/segmentos entre a memória principal e a memória secundária.

    O trashing no sistema ocorre quando existem mais processos competindo por memória principal que espaço disponível.

    A única solução é a expansão da memória principal.


ID
4184080
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação a conceitos gerais de sistemas operacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA - A função de um escalonador é realizar a troca de contexto entre processos, isto é, salvar o contexto do processo atualmente em execução e recuperar o contexto do próximo processo a ser executado.

    Ele não salva, nem recupera nada, ele define a ordem dos processos a serem executados (ele faz a fila).

    ERRADA - Atualmente, com o avanço ocorrido na arquitetura dos microprocessadores, a programação concorrente e a programação paralela se tornaram sinônimos.

    Concorrente - 1 servidor atende a vários clientes escalando um determinado tempo para atender cada um.

    Paralela - Vários servidores atendem vários clientes ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de resposta aos clientes.

    ERRADA - Denomina-se seção crítica a situação em que vários fluxos de controle (threads ou processos) acessam concorrentemente, em leitura e escrita, os mesmos dados, de tal forma que o resultado final da computação depende da ordem específica em que esses acessos foram feitos.

    Seção crítica - é uma área de código de um algoritmo que acessa um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentemente por mais de uma linha de execução. (Funciona como Semáforo, ordem de entrada e saída para assegurar o uso exclusivo de cada um)

    CERTA - O objetivo da multiprogramação é reduzir a ociosidade da CPU sobrepondo operações de E/S com processamento, ou seja, enquanto um processo está realizando uma operação de E/S, outro processo pode utilizar a CPU.

    ERRADA - Os escalonadores por prioridades são, por definição, classificados como preemptivos.

    Prioridade serve para oferecer um tratamento distinto à processos diversos, isso não significa prevenção.

  • A = Esse aqui é o conceito do DISPATCHER, Escalonador = é quem implementa a política de escalonamento.

    B = Paralela = Ao mesmo tempo , Concorrente = vários processos estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez.

    C = Esse é o conceito de CONDIÇÃO DE CORRIDA, SEÇÃO CRÍTICA = é o local onde acontece a condição de corrida.

    D = CORRETA , + de 1 executadas concorrentemente, reduz os custos devido ao compartilhamento de recursos.

    E = São definidos como NÃO PREEMPTIVOS.

    GAB D.


ID
4184083
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos conceitos de multithreading e de processo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • obrigado ajudou muito

  • ALTERNATIVA A

    O ERRO DA ALTERNATIVA É DESMERECER O USO DE THREADS EM ARQUITETURA DE APENAS 1 NUCLEO, LEMBRANDO QUE ELE É MULTITAREFA SIMULANDO O PARALELISMO

  • As threads compartilham o espaço de endereçamento do processo que as criou, ou seja, acessam as mesmas áreas de código, de dados globais, de heap (monte) e de pilha. O erro da alternativa "b" é que o Controlador de programa, pilha, registradores específicos e estados são itens privados da tread, ou seja, não são compartilhados com o processo que a criou.


ID
4184086
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com o modelo de referência Open System Interconnection (MR-OSI), o roteamento é uma funcionalidade pertencente à camada de

Alternativas
Comentários
  • IP---responável pelo endereçamento e roteamento e intercomunicação.


ID
4184089
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Cada uma das portas de interconexão (interface de rede) de um roteador define

Alternativas
Comentários
  • network interface é a interface que conecta um equipamento a outro, ela pode ser de hardware ou de software (por emulação?). Em cada interface de rede pode-se ver um dominio de broadcast e colisão, em outras palavras:

    broadcast porque pode-se passar dados por ele.

    colisão porque pode haver colisão de pacotes.


ID
4184092
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as funcionalidades atribuídas às camadas de sessão e de apresentação do modelo de referência Open System Interconnection (MR-OSI) e a pilha de protocolos da arquitetura TCP/IP, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • PROTOCOLO TCP / UDP

    Presentes na camada de TRANSPORTE

    MODELO OSI

    7 CAMADAS

    TCP/IP

    4 CAMADAS

    5 CAMADAS - (HIBRIDA) ALGUNS AUTORES CITAM ESSA QUESTÃO

    Sessão e de apresentação

    Estão embutidas na arquitetura TCP/IP


ID
4184095
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Um backup ________ realiza a cópia de segurança de todos os arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup ocorrido, com sucesso, seja ele um backup completo ou incremental.

Alternativas

ID
4184098
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

De acordo com a terminologia empregada em arquiteturas de armazenamento de dados, como se denomina o tipo de armazenamento normalmente baseado em uma rede dedicada de alta velocidade e que disponibiliza capacidade de armazenamento sem oferecer um sistema de arquivos específico?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    é uma rede especializada de alta velocidade que fornece acesso de rede em nível de bloco ao armazenamento.

    compostos de hosts, switches

  • Common Internet File System (CIFS) -> Em português Sistema de Arquivos da Internet Comum, opera como um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede. Ele também fornece um mecanismo de comunicação inter-processos. 

    SAN (Storage Area Network) -> É um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada geralmente baseada em Fibre Channel. A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade.

    DAS -> É uma unidade de armazenamento conectada a um computador ou servidor que não está disponível para outros computadores. Para um usuário doméstico, um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) são exemplos comuns de direct storages.

    NAS -> É um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede que possibilita o armazenamento e a recuperação de dados de um local centralizado para usuários autorizados da rede e clientes heterogêneos.

    NFS -> é uma maneira de compartilhar arquivos entre máquinas de uma rede, como se estes arquivos estivessem localizados no disco rígido local do cliente.


ID
4184101
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao Domain Name System (DNS), considere as seguintes afirmações.


I. O DNS é o sistema de nomes empregado na Internet e se caracteriza por oferecer um espaço de nomes hierárquico, onde os nomes e seus respectivos atributos são mantidos em registros denominados de RR (Resource Records) e que são consultados com o auxílio do protocolo DNS.

II. Os servidores DNS são organizados em três níveis: servidores DNS raiz (root), servidores DNS de domínio de alto nível (Top Level Domain – TLD) e servidores DNS autoritativos (authoritative).

III. Em uma consulta recursiva, um cliente DNS faz uma requisição DNS e recebe apenas uma resposta final correspondente a essa requisição. Já em consultas DNS iterativas, a resposta à requisição DNS pode ser parcial, obrigando o cliente DNS a encaminhar novas requisições DNS a outros servidores DNS até obter a resposta final desejada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    I, II e III.

    I. O DNS é o sistema de nomes empregado na Internet e se caracteriza por oferecer um espaço de nomes hierárquico, onde os nomes e seus respectivos atributos são mantidos em registros denominados de RR (Resource Records) e que são consultados com o auxílio do protocolo DNS.

    II. Os servidores DNS são organizados em três níveis: servidores DNS raiz (root), servidores DNS de domínio de alto nível (Top Level Domain – TLD) e servidores DNS autoritativos (authoritative).

    III. Em uma consulta recursiva, um cliente DNS faz uma requisição DNS e recebe apenas uma resposta final correspondente a essa requisição. Já em consultas DNS iterativas, a resposta à requisição DNS pode ser parcial, obrigando o cliente DNS a encaminhar novas requisições DNS a outros servidores DNS até obter a resposta final desejada.


ID
4184104
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a Virtual Private Network (VPN), é corretor afirmar que

Alternativas
Comentários
  • humm para ser conclusiva o pois e depois do verbo.

  • Coerência é diferente de sentido, o sentido muda, pois "bem como" tem função de comparação, o "e" tem valor de adição, no mais, a coerência e a correção são mantidas.

  • Virtual Private Network (VPN)

    permite o envio e o recebimento de dados através da infraestrutura pública da Internet como se os sistemas finais, origem e destino, desses dados estivessem conectados a uma mesma rede local.

  • Basicamente, uma VPN permite acesso remoto a recursos de uma rede local, ainda que você não esteja fisicamente conectado nessa rede. Também serve para garantir proteção durante a troca de informações pela internet em redes públicas.

    Gabarito: D

  • gaba B

    Uma VPN, ou Virtual Private Network, é literalmente o que o nome diz, uma rede privada virtual. Um serviço de rede intermediário opcional entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas adicionais de criptografia e navegação sigilosa.

    Em situações normais, toda vez que você se conecta à internet, você é identificado pelo seu número de IP, e boa parte de seus dados (excluindo os mais sensíveis) trafegam abertamente. Com uma rede privada, o usuário pode se proteger e não pode ser facilmente identificado. Trata-se de um serviço essencial para quem de fato não pode usar a Web normalmente, como dissidentes políticos ou profissionais de segurança.

    pertencelemos!


ID
4184107
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao serviço de correio eletrônico (e-mail) e seus protocolos associados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    as mensagens de correio eletrônico utilizam o formato ASCII 7 bits, o que exige que dados binários multimídia sejam codificados em ASCII (7 bits) antes de serem enviados por SMTP. Essa codificação é feita com o uso do MIME.

  • MIME é a sigla em inglês para Multipurpose Internet Mail Extensions, que se refere a um padrão da internet para o formato das mensagens de correio eletrônico. Ele pode ser utilizado para incluir vários tipos de conteúdo dentro de uma única mensagem. [...] O MIME estende o formato de protocolo de transferência de correio simples (SMTP) dos e-mails para inserir diferentes tipos de conteúdo, sendo eles em texto ou não. [...] Como muitas das mensagens na internet possuem uma associação bem próxima entre os padrões SMTP e MIME, algumas vezes eles são denominados de mensagens SMTP/MIME.

    O protocolo básico SMTP suporta apenas 7-bit de caracteres ''limitando as mensagens de e-mails, visto que também inclui somente caracteres utilizados na língua inglesa. Por isso, o MIME provê mecanismos para que informações com conteúdos distintos possam ser enviados pela internet por meio do correio eletrônico.

    O MIME também é um componente primordial de comunicação de outros importantes protocolos da Internet, como o HTTP.

    Fonte: < https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-MIME/ >

    BONS ESTUDOS!!!


ID
4184110
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação aos variados ataques e ameaças contra a segurança da informação, considere as seguintes afirmações.


I. Spam são e-mails com conteúdos alarmantes ou falsos que, geralmente, apontam como remetente alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental, com o objetivo de espalhar desinformação na Internet ou para outros fins maliciosos.

II. Um spyware tem por objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros. Podem ser empregados de forma legítima, mas, muitas vezes, são usados de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa.

III. Um bot se diferencia de um verme (worm) por dispor de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o programa de bot possa ser controlado remotamente e orientado a desferir ataques a outros computadores.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O que são Spams?

  • GABARITO-D

    I. Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

    II. Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

    III. Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado.

  • I. Spam são e-mails com conteúdos alarmantes ou falsos que, geralmente, apontam como remetente alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental, com o objetivo de espalhar desinformação na Internet ou para outros fins maliciosos. (ERRADO)

    Spam: é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

    II. Um spyware tem por objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros. Podem ser empregados de forma legítima, mas, muitas vezes, são usados de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa. (CERTO)

    III. Um bot se diferencia de um verme (worm) por dispor de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o programa de bot possa ser controlado remotamente e orientado a desferir ataques a outros computadores. (CERTO)

    Alternativa: D

  • Assertiva I está errada, pois esse é o conceito de HOAX (Boato)


ID
4184113
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O tipo de virtualização em que é necessário se ter acesso ao código fonte do sistema operacional para substituir a execução de instruções privilegiadas para chamadas ao monitor de máquina virtual (hypervisor) é denominado

Alternativas
Comentários
  • A principal desvantagem da paravirtualização é a necessidade de o sistema operacional ter que sofrer modificações para saber que está sendo virtualizado, podendo gerar custos com adaptação e atualização ou limitações referentes à migração para um novo conjunto de hardware, por exemplo. Pessoal, convenhamos que custo alto pode ser uma desvantagem considerável.

  • GABARITO A!

    Cabe ressaltar que na maioria das vezes é utilizado um sistema operacional de código aberto, pois na paravirtualização o sistema operacional precisa ser adaptado. Por exemplo, o próprio Linux.

    Paravirtualização é uma técnica que apresenta uma interface de software para máquinas virtuais que é similar (mas não idêntica) à subcamada de hardware. A técnica permite que o sistema convidado acesse diretamente recursos do hardware, porém com restrições, que são administradas pelo monitor de máquinas virtuais. Esta capacidade minimiza o overhead e otimiza o desempenho do sistema para suportar a virtualização.

    A principal limitação da paravirtualização é a necessidade de que o sistema operacional convidado seja previamente adaptado (modificado) para executar no topo de um monitor de máquinas virtuais. Entretanto, a paravirtualização elimina a necessidade da dependência dos mecanismos de trap da CPU, não havendo necessidades de capturar e emular a maioria das instruções.  

    STEIL M. Inside VMWare - How VMware, VirtualPC and Parallels actually work. 23rd Chaos Communication Congress. 

  • A paravirtualização assume uma abordagem diferente modificando o código-fonte do sistema operacional hóspede em vez disso. Em vez de desempenhar instruções sensíveis, o hóspede paravirtualizado executa hiperchamadas. Na realidade, o sistema operacional hóspede está agindo como um programa do usuário fazendo chamadas do sistema para o sistema operacional (o hipervisor). 

    Tanenbaum.


ID
4184116
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um administrador de redes, preocupado com a possibilidade da rede sob sua responsabilidade sofrer tentativas de intrusão, instalou um aplicativo, em uma máquina posicionada em um ponto estratégico de sua infraestrutura de rede. Esse aplicativo captura pacotes na rede, os compara com uma base de assinaturas (padrões de ataques específicos), gera eventos que podem ser ações ou alertas e envia esses eventos para o próprio administrador de rede. Considerando a fonte dos eventos a serem analisados e a localização desse aplicativo na infraestrutura da rede, esse aplicativo pode ser classificado como um

Alternativas
Comentários
  • GABARITO-B

    IDSs baseados em rede (Network Intrusion Detection System - NIDS) geralmente consistem de um conjunto de sensores colocados em vários pontos da rede que monitoram o tráfego, realizando uma análise local do mesmo e relatando ataques a um console central de gerenciamento.

  • Assertiva B

    sistema de detecção de intrusão baseado em rede.

  •  "Esse aplicativo captura pacotes na rede, os compara com uma base de assinaturas (padrões de ataques específicos), gera eventos que podem ser ações ou alertas e envia esses eventos para o próprio administrador de rede." Pontos chave para diferenciar IDS de IPS.


ID
4184119
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Microsoft Active Directory (AD), considere as seguintes afirmações.


I. Um domínio é definido como o agrupamento lógico de objetos de rede (computadores, usuários, dispositivos) que compartilham a mesma base de dados Active Directory.

II. Uma instância do AD é composta por uma coleção de objetos, onde cada objeto é identificado de forma única e representa uma entidade e seus atributos. As descrições dos objetos que são armazenados em uma instância do AD são definidas pelo schema correspondente a essa instância.

III. Os atributos dos objetos que compõem uma instância do AD podem ser consultados através do protocolo LDAP, do ADSI (Active Directory Service Interfaces), do MAPI (Messaging Application Programming Interface) e dos serviços SAM (Security Accounts Manager).


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4184122
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para organizar os componentes e recursos de uma rede, o Microsoft Active Directory define estruturas lógicas e estruturas físicas. Como se denomina a estrutura lógica que permite que você atribua uma diretiva de grupo a um subconjunto de recursos de um domínio sem aplicar essa diretiva ao domínio inteiro?

Alternativas

ID
4184125
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Um servidor ________ tem como função agir como um intermediário recebendo requisições de clientes e solicitando, em nome desses, recursos de outros servidores, podendo, opcionalmente, modificar as requisições, filtrar conteúdo, prover anonimato, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Um servidor proxy tem como função agir como um intermediário recebendo requisições de clientes e solicitando, em nome desses, recursos de outros servidores, podendo, opcionalmente, modificar as requisições, filtrar conteúdo, prover anonimato, entre outros.


ID
4184128
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual tipo de criptografia é usado para assinar digitalmente um documento eletrônico?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Na assinatura digital é utilizada criptografia assimétrica (chave pública e chave privada).

  • GABARITO -B

    O ciframento de uma mensagem (processo em que um conteúdo é criptografado) é baseado em 2 componentes:

    um algoritmo;

    e uma chave de segurança.

    O algoritmo trabalha junto com a chave, de forma que eles tornam um conteúdo sigiloso com um conjunto único de regras.

    A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de um conteúdo. Essa chave é uma cadeia própria de bits, que vai definir a forma como o algoritmo vai cifrar um conteúdo.

    criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é baseada em 2 tipos de chaves de segurança — uma privada e a outra pública. Elas são usadas para cifrar mensagens e verificar a identidade de um usuário.

    Resumidamente falando, a chave privada é usada para decifrar mensagens, enquanto a pública é utilizada para cifrar um conteúdo. Assim, qualquer pessoa que precisar enviar um conteúdo para alguém precisa apenas da chave pública do seu destinatário, que usa a chave privada para decifrar a mensagem.

  • Lembrando que não é necessário o uso do HASH para garantir a assinatura digital.

  • Na assinatura digital, utiliza-se criptografia de chave pública/assimétrica operando em conjunto com uma função de resumo hash (Criptografia e Hash são coisas distintas).

    A criptografia assimétrica é necessária pois usa-se uma chave privada para assinar um documento e a chave pública para verificar a assinatura.

  • Eu vendo esse comentário em pleno ano de 2021 e tendo a triste constatação que as mulheres continuam ser as maiores vítimas das atrocidades desses grupos machistas e patriacarlistas. Recentemente o grupo Talibã que atua no Afeganistão, assumiu o poder, e iniciou uma série de restrições entre elas: proibição das mulheres nos esportes, de fazerem propagandas comerciais, decidindo qual roupa melhor elas deverão usar... e outras atrocidades a mais.


ID
4184131
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação a servidores web e servidores de aplicação, considere as seguintes afirmações.


I. Um servidor web trata requisições e respostas de seus clientes empregando apenas o protocolo HTTP. Já um servidor de aplicação disponibiliza a lógica do negócio para programas de aplicação através de vários outros protocolos, incluindo o HTTP.

II. Um servidor de aplicação é um middleware que segue o padrão de contêiner. Nesse padrão, o contêiner possui um ou mais componentes que implementam a lógica da aplicação, ou do negócio, enquanto o contêiner, em si, trata dos aspectos não funcionais relacionados a sistemas distribuídos como, por exemplo, segurança, coordenação, transações, entre outros.

III. Um sistema operacional de rede fornece um ambiente (framework) para o desenvolvimento de aplicações no modelo 3-camadas com um servidor web embutido nesse ambiente. O produto final de uma aplicação desenvolvida nesse ambiente é denominado de servidor de aplicação.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
4184134
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à Lei da Certificação Digital (Medida Provisória n.º 2200-2/2001), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 8o  Observados os critérios a serem estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, poderão ser credenciados como AC e AR os órgãos e as entidades públicos e as pessoas jurídicas de direito privado.

    FONTE: MEDIDA PROVISÓRIA No 2.200-2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001.

  • Art. 6º Às AC, entidades credenciadas a emitir certificados digitais vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular, compete emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados, bem como colocar à disposição dos usuários listas de certificados revogados e outras informações pertinentes e manter registro de suas operações.

    Parágrafo único. O par de chaves criptográficas será gerado sempre pelo próprio titular e sua chave privada de assinatura será de seu exclusivo controle, uso e conhecimento. (Item A)

    .......

    Art. 8º Observados os critérios a serem estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, poderão ser credenciados como AC e AR os órgãos e as entidades públicos e as pessoas jurídicas de direito privado. (Item B)

    .........

    Art. 13. O ITI é a Autoridade Certificadora Raiz da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira.

    Art. 14. No exercício de suas atribuições, o ITI desempenhará atividade de fiscalização, podendo ainda aplicar sanções e penalidades, na forma da lei. (Item C)

    .........

    Art. 5º À AC Raiz, primeira autoridade da cadeia de certificação, executora das Políticas de Certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, compete emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das AC de nível imediatamente subseqüente ao seu, gerenciar a lista de certificados emitidos, revogados e vencidos, e executar atividades de fiscalização e auditoria das AC e das AR e dos prestadores de serviço habilitados na ICP, em conformidade com as diretrizes e normas técnicas estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, e exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pela autoridade gestora de políticas.

    Parágrafo único. É vedado à AC Raiz emitir certificados para o usuário final. (Item D)

    .......

    Art. 16. Para a consecução dos seus objetivos, o ITI poderá, na forma da lei, contratar serviços de terceiros. (Item E)


ID
4184167
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o que dispõe a Constituição Federal acerca dos “Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.


( ) Em hipótese alguma, pode-se privar alguém de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

( ) Em caso de flagrante delito ou desastre, é permitido penetrar em casa alheia, mesmo sem o consentimento do morador.

( ) Não há restrições ou regras para entrar, permanecer ou sair do território nacional, desde que em tempo de paz.

( ) Ainda que exista lei mais favorável regulando a matéria no país do “de cujus”, sempre se aplicará a lei brasileira em se tratando de sucessão de bens de estrangeiro.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei”

    Art. 5º, XV, CF: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrarpermanecer ou dele sair com seus bens”

  • Art. 5º CF

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

    XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA, após a análise de quatro itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos “Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”. Vejamos:

    (F) – Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Erro grifado.

    (V) – Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    (F) – Art. 5º, XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Ou seja, equivocada a afirmação de que não haveria restrições ou regras para a entrada, permanência ou saída do território nacional em tempo de paz. Um exemplo que pode ser citado seria a exigência de visto para nacionais de determinados países para que possam entrar e permanecer no território nacional. Quanto a saída, um exemplo que pode ser citado é em relação a determinado acusado que esteja respondendo à ação penal, cuja medida protetiva imposta tenha sido o recolhimento do passaporte, sendo, assim, a ele proibido ausentar-se do país por determinado período.

    (F) – Art. 5º, XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus". Erro grifado.

    Dito isso, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:

    B. F – V – F – F.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • A locomoção no território nacional além de ser livre em tempos de paz, deve ser nos termos da lei.

  • GABARITO - B

    ( F ) Sendo bem direto: A regra é que vc não seja privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção política ou filosófica, mas imagina a seguinte situação hipotética:

    Vc é chamado para ser mesário nas eleições municipais e alega o imperativo de consciência " sou anarquista" , sei lá..

    Enfim, O Estado te oferecerá uma prestação alternativa.

    Se vc não cumpre a obrigação legal a todos imposta ( mesário ) e também não cumpre a prestação social alternativa ( Suspensão dos direitos políticos ) - Art. 15, IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    -----------------------------------------

    ( V ) São hipóteses de penetração em domicílio sem autorização judicial ou consentimento >

    Flagrante delito

    Desastre

    Socorro

    Não tem dia, não tem hora , não tem consentimento.

    --------------------------------------

    ( F ) Não há restrições ou regras para entrar, permanecer ou sair do território nacional, desde que em tempo de paz.

    Existem regras para a entrada em nosso território. Tire como exemplo as regras estipuladas a alguns estrangeiros para permanecer por aqui.

    ----------------------------------

    (F ) Ainda que exista lei mais favorável regulando a matéria no país do “de cujus”, sempre se aplicará a lei brasileira em se tratando de sucessão de bens de estrangeiro.

    Regrinha - Lei Brasileira ( preferência )

    Exceção - Se a lei do de cujus for melhor.

    ----------------------------------------

    Bons estudos!

  • Pensemos em um caso concreto: determinado cidadão se recusa a votar pois afirma que tal ato é contrário à sua crença religiosa e afins... Okay, será estabelecido ao cidadão uma oportunidade de regular sua situação perante ao estado (multa), caso esse cidadão opte por não quitar seus débitos com as obrigações coletivas, ele pode sim ser privado de direitos, como por exemplo assumir um concurso público, regularizar seu passaporte entre outras situações.

  • Assistam o filme Ate o ultimo homem esta bem explicado o inciso VIII da CF.

  • (F) O indivíduo será privado sim de seus direitos, se usar da sua crença religiosa, convicção filosófica ou política para eximir-se de obrigação legal a todos imposta ou recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    (V) Em casos de flagrante delito, desastre ou prestação de socorro pode-se sim penetrar em residência alheia, ou durante o dia, por determinação judicial;

    (F) Qualquer pessoa pode entrar, permanecer ou sair do território nacional com seus bens, mas dentro dos termos da lei;

    (F) Sempre não. Em se tratando de sucessão de bens de estrangeiros, quando a lei do de cujus não for a mais favorável, aplicar-se-á a lei brasileira.

    Fonte: minhas anotações.

    Gab. B

  • Quais são as restrições ou regras pra entrar ou permanecer no País em tempos de Paz?

  • Lembrando que nenhum dos casos é absoluto portanto é fácil remover alguns itens como no caso item 1.

     Em hipótese alguma, pode-se privar alguém de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

    Se fosse assim um individuo preso em fragrante poderia se recusar a ser preso por motivo religioso.

  • GABARITO LETRA "B"

    CRFB/88:

    ( F ) Em hipótese alguma, pode-se privar alguém de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

    Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

    ( V ) Em caso de flagrante delito ou desastre, é permitido penetrar em casa alheia, mesmo sem o consentimento do morador.

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 

    ( F ) Não há restrições ou regras para entrar, permanecer ou sair do território nacional, desde que em tempo de paz.

    Art. 5º, XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

    ( F ) Ainda que exista lei mais favorável regulando a matéria no país do “de cujus”, sempre se aplicará a lei brasileira em se tratando de sucessão de bens de estrangeiro.

    Art. 5º, XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus".

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Importante conhecer a banca: Esqueci que não estava filtrando por banca e já dei a segunda por errada. A CF fala de uma motivação específica "prestar socorro".

ID
4184170
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando o disposto no Capítulo II do Título II da Constituição Federal, pode-se afirmar que NÃO faz parte do rol dos “Direitos Sociais”

Alternativas
Comentários
  • CF 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • Gabarito letra E, lembrando que pede a que não faz parte.

    BIZU:

    CF/88 Artigo 6º Direitos Sociais:

    EDU MORA ALI;

    SAÚ TRABALHA LA;

    ASSIS PRO SEG PRESO no TRANSPORTE.

    Educação, moradia, alimentação, saúde, trabalho, lazer, assistência aos desamparados, proteção à maternidade e à infância, segurança, previdência social, transporte.

    Bons estudos.

  • “TA SEM SAL, PPT”

    TRABALHO

    ALIMENTAÇÃO(incluída em 2010)

    SAÚDE

    EDUCAÇÃO

    MORADIA (incluída em 2000)

    SEGURANÇA

    ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS

    LAZER

    PREVIDÊNCIA SOCIAL

    PROTEÇÃO A MATERNIDADE E INFÂNCIA

    TRANSPORTE(incluída em 2015)

    coloquei a data das inclusões pois já vi ser cobrado em provas!

    PARAMENTE-SE!

    voltei o/

  • top o bizu do Arthur machado
  • A PROPRIEDADE NÃO É UM DIREITO SOCIAL, O QUE É UM DIREITO SOCIAL É A MORADIA.

  • Gabarito:"E"

    CF, art. 6. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • PS: TTEMoS Lazer Alimentação DEMaIS

    Previdência Social;

    Transporte

    Trabalho

    Educação

    Moradia

    Saúde

    Lazer

    Alimentação

    assistência aos Desamparados

    proteção a Maternidade

    Infância

    Segurança

  • GABARITO: E

    A PROPRIEDADE é um dos DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS elencados no artigo 5º:

    CF/ Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XXII - é garantido o direito de propriedade;

    Bons estudos!

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente aos Direitos Sociais.

    Conforme o artigo 6º, da Constituição Federal, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, o contido na alternativa "e" (propriedade) não constitui um direito social e, por isso, esta é o gabarito em tela.

    GABARITO: LETRA "E".

  •  A propriedade possui garantia como direito fundamental, o artigo 5° XXII e XXIII da CF, garante ao proprietário esta proteção à propriedade.

  • Propriedade é direito individual (art. 5º).

  • Propriedade está no rol do art. 5º (VLISP) - vida, liberdade, igualdade, segurança jurídica e propriedade.

  • Propriedade é diferente moradia!

  • Atenção para não confundir propriedade (direito individual) com moradia (direito social).

ID
4184173
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale (1) para o que diz respeito a brasileiros natos, e (2) para o que diz respeito a brasileiros naturalizados.


( ) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

( ) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

( ) Os que, na forma da lei, adquiriram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas a residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

( ) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    CF/88 Art. 12. São brasileiros:

        I - natos:

          a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

          b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

          c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira;

        II - naturalizados:

          a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

          b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

      § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.

      § 2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    Bons estudos.

  • gaba E

    (1) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

    (2) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

    (2) Os que, na forma da lei, adquiriram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas a residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

    (1) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

    galera, pra não inventar muita moda.

    REGRA é tudo NATO nessa bodega... nasceu aqui é nato, salvo se os pais estiverem a serviço do seu país.(A BANCA COSTUMA TROCAR)

    Mas e se o joão e a maria, brasileiros, estiverem a trabalho do governo Br em Londres e tiverem o francisquinho?

    R: Nato

    Mas e se o joão e a maria, brasileiros, estiverem a passeio em Londres e tiverem o francisquinho?

    R: É nato pelo sangue, mas tem condições:

    Registrar em repartição brasileira competente ou venha residir no Br e atingida a maioridade decida passar optar pela naturalidade.

    visto os natos.. agora naturalizado.

    mora 15 anos aqui + não ter condenação penal -----> Naturalizado(extraordinário)

    países de língua portuguesa + 1 ano de residência + IDONEIDADE MORAL -----> Naturalizado

    como lembrar de um de outro naturalizado?

    R: Pensa que o cara passar 15 anos no Br e não cometer nenhum crime é algo EXTRAORDINÁRIO!!!!!!!

    espero que te ajude ;)

    PARAMENTE-SE!!!

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA, após a análise de quatro itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos Direitos da Nacionalidade. Vejamos:

    A nacionalidade é um vínculo jurídico-político entre o Estado e o indivíduo através do qual este se torna componente do povo. Esta nacionalidade pode ser primária ou secundária.

    Quando primária, estamos diante dos brasileiros natos, que segundo a CF são os seguintes:

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país (Jus soli);

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil (Jus sanguinis + critério funcional);

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira (Jus sanguinis + opção ou + critério residencial).

    Quando secundária, estamos diante dos brasileiros naturalizados, que segundo a CF são os seguintes:

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral (naturalização ordinária);

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira (naturalização extraordinária).

    Dito isso, vejamos:       

    (1) – Trata-se de brasileiro nato. Conforme art. 12, I, a, CF.

    (2) – Trata-se de brasileiro naturalizado. Conforme art. 12, II, b, CF.

    (2) – Trata-se de brasileiro naturalizado. Conforme art. 12, II, a, CF.

    (1) – Trata-se de brasileiro nato. Conforme art. 12, I, b, CF.

    Logo, a sequência correta é:

    E. 1 – 2 – 2 – 1.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • izi só era 1-2

  • Assertiva E

    1 – 2 – 2 – 1.

    ( ) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

    ( ) Os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

    ( ) Os que, na forma da lei, adquiriram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas a residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

    ( ) Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO SENDO VEDADO ANONIMATO.''

    ''AQUELE QUE SE OMITIR , SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''


ID
4184176
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, mas não financeira, já que não possui orçamento próprio.

    O artigo 3º da Lei 8.625/1993 expressamente menciona que: " Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente: (...)."

    b) Dentre os órgãos da Administração Superior do Ministério Público, estão as Promotorias de Justiça.

    Art. 5º da Lei 8.625/1993 - São órgãos da Administração Superior do Ministério Público:

    I - a Procuradoria-Geral de Justiça;

    II - o Colégio de Procuradores de Justiça;

    III - o Conselho Superior do Ministério Público;

    IV - a Corregedoria-Geral do Ministério Público.

    c) O Conselho Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público.

    Art. 7º da Lei 8.625/1993 - São órgãos de execução do Ministério Público:

    (...)

    II - o Conselho Superior do Ministério Público;

    (...).

    d) O Procurador-Geral de Justiça é nomeado pelo Governador do Estado.

    CORRETA! Artigo 128, § 3º da CF/88: "Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução".

    e) As funções administrativas do Procurador-Geral de Justiça não podem ser delegadas.

  • Assertiva D

    O Procurador-Geral de Justiça é nomeado pelo Governador do Estado.

  • Os Procuradores Gerais de Justiça dos Estados serão nomeados pelo chefe do Executivo (governador , pres. Da Republica se for MPDF e Territórios) para mandato de 2 anos, admitida uma única recondução.

    Diferentemente da regra prevista para o PGR que é destituído pelo chefe do Executivo com aprovação do Senado Federal, os PGJ dos Estados são destituídos apenas por decisão da Assembléia Legislativa

  • d) O Procurador-Geral de Justiça é nomeado pelo Governador do Estado.

    CORRETA! Artigo 128, § 3º da CF/88: "Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução".

  • Gabarito letra D, como os colegas já fundamentaram.

    Acrescentando para MINHAS revisões:

    Comparativo entre PGR e PGJ:

    Procurador-Geral da República: 

    Ingresso: nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira (não precisa de lista tríplice), após aprovação do Senado; 

    Mandato: 2 anos + A recondução; 

    Destituição antes do término do mandado: iniciativa do Presidente da República após autorização do Senado; 

    Obs: Poder Legislativo (Senado) no ingresso e na saída; 

    Procurador-Geral de Justiça: 

    Ingresso: nomeado pelo Governador dentre integrantes de lista tríplice elabora pelo próprio MP. Obs. Não tem participação do Poder Legislativo; 

    Mandato: 2 anos + UMA recondução; 

    Destituição antes do término do mandado: deliberação da maioria absoluta do Poder legislativo (Assembleia Legislativa); 

    Obs. Poder Legislativo só na destituição. 

  • gab D

    A - ERRADO tem autonomia financeira e orçamento próprio (Art. 3º da Lei 8.625/1993)

    B ERRADO as promotorias equivalem ao juízo singular. Os órgãos da ADM superior do MP estão no Art. 5º da Lei 8.625/1993.

    C ERRADO órgão de execução - Art. 7º da Lei 8.625/1993

    D CERTO O Procurador-Geral de Justiça é nomeado pelo Governador do Estado. - Artigo 128, § 3º da CF/88

    E - ERRADO, puxando para o Direito ADM, a delegação não é permitida para atos normativos, decisões de recursos ou matérias de competência exclusiva. Funções administrativas, no geral, que não se enquadrem nessas hipóteses, podem ser delegadas.

  • A questão exige conhecimento sobre às funções essenciais à Justiça e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao Ministério Público (MP). Vejamos:

    a) Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, mas não financeira, já que não possui orçamento próprio.

    Errado. O MP tem autonomia financeira, sim, nos termos do art. 3º, caput, da Lei nº 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público - LONMP): Art. 3º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente:

    b) Dentre os órgãos da Administração Superior do Ministério Público, estão as Promotorias de Justiça.

    Errado. As Promotorias de Justiça é um órgão de Administração do MP, nos termos do art. 6º, II, LONMP: Art. 6º São também órgãos de Administração do Ministério Público: II - as Promotorias de Justiça.

    c) O Conselho Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público.

    Errado. O Conselho Superior do Ministério Público é, na verdade, órgão da Administração Superior do MP, nos termos do art. 5º, III, LONMP: Art. 5º São órgãos da Administração Superior do Ministério Público: III - o Conselho Superior do Ministério Público;

    d) O Procurador-Geral de Justiça é nomeado pelo Governador do Estado.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 128, § 3º, CF: § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

    e) As funções administrativas do Procurador-Geral de Justiça não podem ser delegadas.

    Errado. As funções administrativas podem, sim, ser delegadas, nos termos do art. 10, VIII, LONMP: Art. 10. Compete ao Procurador-Geral de Justiça: VIII - delegar suas funções administrativas;

    Gabarito: D

  • Detalhes:

    PGJ -

    Lista tríplice

    Mandato de 4 anos permitida 1 recondução

    Não há sabatina

    PGR -

    Maiores de 35 anos

    Integrantes da Carreira

    Mandato de 4 anos permitida a recondução

    Há sabatina

    destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.

    ---------------

    OBS:

    Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.


ID
4184179
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Relativamente à eleição para Procurador-Geral de Justiça, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No caso de não haver número suficiente de candidatos para a formação da lista ________, serão considerados elegíveis todos os ________ com mais de ________ anos de efetivo exercício na carreira e, no mínimo ________ anos de idade, que não manifestarem recusa expressa no prazo de trinta dias antes da eleição, ressalvadas as hipóteses do § 8º do art. 4º da Lei n.º 7669/1982.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Art. 4º - O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, incumbindo-lhe a sua administração e a da Procuradoria-Geral de Justiça.

    § 1º - O Procurador-Geral de Justiça será nomeado pelo Governador do Estado, para um mandato de 2 (dois) anos, dentre os Membros do Ministério Público com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício na carreira e, no mínimo, 35 (trinta e cinco) anos de idade implementados até a data da posse, indicados em lista tríplice.

  • Base legal:

    Art. 4º - O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, incumbindo-lhe a sua administração e a da Procuradoria-Geral de Justiça.

    § 1º - O Procurador-Geral de Justiça será nomeado pelo Governador do Estado, para um mandato de 2 (dois) anos, dentre os Membros do Ministério Público com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício na carreira e, no mínimo, 35 (trinta e cinco) anos de idade implementados até a data da posse, indicados em lista tríplice.

    Gab.:B

    MP-RS - técnico - 202X

  • A alternativa correta é a letra B, tendo em vista o disposto no art. 4.º, § 15º da Lei Estadual nº 7.669/1982 (Lei Orgânica do Ministério Público do Rio Grande do Sul), vejamos:

    Art. 4.º O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, incumbindo-lhe a sua administração e a da Procuradoria-Geral de Justiça.

    [...] § 15. No caso de não haver número suficiente de candidatos à formação da lista tríplice, serão considerados elegíveis todos os Membros do Ministério Público com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício na carreira e, no mínimo, 35 (trinta e cinco) anos de idade, que não manifestarem recusa expressa no prazo de 30 (trinta) dias antes da eleição, ressalvadas as hipóteses do § 8.º, limitando ao número de três, observada a antiguidade.

  • Art. 4º, § 15. No caso de não haver número suficiente de candidatos à formação da lista tríplice, serão considerados elegíveis todos os Membros do Ministério Público com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício na carreira e, no mínimo, 35 (trinta e cinco) anos de idade, que não manifestarem recusa expressa no prazo de 30 (trinta) dias antes da eleição, ressalvadas as hipóteses do § 8.o, limitando ao número de três, observada a antiguidade. 

    Gabarito: B

  • PGJ:

    • Membro do MP;
    • + de 10 anos de efetivo exercício;
    • 35 anos de idade até a posse;
    • Lista tríplice;
    • Nomeado pelo Governador;
    • Mandato de 2 anos;
    • 1 recondução.

ID
4184182
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Relativamente ao Ministério Público, nos termos da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, é INCORRETO afirmar que lhe incumbe

Alternativas
Comentários
  • ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS

    a)     ART. 111, I - exercer a fiscalização dos estabelecimentos que abrigam idosos, inválidos, menores, incapazes e pessoas portadoras de deficiências, supervisionando-lhes a assistência;

    b)    ART. 111, III - assistir as famílias atingidas pelo crime e defender-lhes os interesses;

    c)     INCORRETA

    ART. 115 Competem à Procuradoria-Geral do Estado a representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, além de outras atribuições que lhe forem cometidas por lei, especialmente:

    I - propor orientação jurídico-normativa para a administração pública, direta e indireta;

    d)    ART. 111, IV - exercer o controle externo da atividade policial; 

    e)    ART. 111, V - receber petições, reclamações e representações de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados na Constituição Federal, nesta Constituição e nas leis.

  • Gabarito C

    Base legal: CE-RS

    Art. 111. Além das funções previstas na Constituição Federal e nas leis, incumbe ainda ao Ministério Público, nos termos de sua lei complementar:

    I - exercer a fiscalização dos estabelecimentos que abrigam idosos, inválidos, menores, incapazes e pessoas portadoras de deficiências, supervisionando-lhes a assistência;

    II - exercer o controle externo das atividades desenvolvidas nos estabelecimentos prisionais;

    III - assistir as famílias atingidas pelo crime e defender-lhes os interesses;

    IV - exercer o controle externo da atividade policial; (Vide Lei Complementar n.º 11.578/01)

    V - receber petições, reclamações e representações de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados na Constituição Federal, nesta Constituição e nas leis. 

    Não ao PL 1674/21.

  • A consultoria jurídica do Estado compete à PGE

ID
4184185
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Relativamente aos servidores públicos civis, nos termos da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS

    a)     Não é exclusivamente por merecimento, mas por antiguidade também.

    ART. 31, §3.º As promoções de grau a grau, nos cargos organizados em carreiras, obedecerão aos critérios de merecimento e antiguidadealternadamente, e a lei estabelecerá normas que assegurem critérios objetivos na avaliação do merecimento.

    b) ART. 32, § 1.º Os cargos em comissão não serão organizados em carreira.

    c) ART. 31, § 2.º As carreiras, em qualquer dos Poderes, serão organizadas de modo a favorecer o acesso generalizado aos cargos públicos.

    d) ART. 31, § 4.º A lei poderá criar cargo de provimento efetivo isolado quando o número, no respectivo quadro, não comportar a organização em carreira.

    e) ART. 33. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

  • Gabarito A

    Art.31

    § 3.º As promoções de grau a grau, nos cargos organizados em carreiras, obedecerão aos critérios de merecimento e antigüidade, alternadamente, e a lei estabelecerá normas que assegurem critérios objetivos na avaliação do merecimento. 

    A alternativa errada diz isto: "exclusivamente ao critério de merecimento".


ID
4184188
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei Complementar Estadual n.º 10.098/94 – Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, assinale o que NÃO é requisito para ingresso no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E.

    Art. 7º - São requisitos para ingresso no serviço público:

    I - possuir a nacionalidade brasileira;

    II - estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

    III - ter idade mínima de dezoito anos;

    IV - possuir aptidão física e mental;

    V - estar em gozo dos direitos políticos;

    VI - ter atendido às condições prescritas para o cargo.

  • Apenas para efeito de comparação e usando a resposta do colega Roberto Peçanha, o único requisito diferente em relação à Lei 8.112/90 é o do inciso VI.

    10.098/94

    VI - ter atendido às condições prescritas para o cargo.

    8.112/90

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

  • Tem que ser Brasileiro, lembrando que os naturalizados também são.

    • Brasileiro natos ou naturalizados.
  • Art. 7.º São requisitos para ingresso no serviço público:

    I - possuir a nacionalidade brasileira;

    II - estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

    III - ter idade mínima de dezoito anos;

    IV - possuir aptidão física e mental;

    V - estar em gozo dos direitos políticos;

    VI - ter atendido às condições prescritas para o cargo


ID
4184191
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Lei Complementar Estadual n.º 10.098/94 – Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. A. Fundamento: LC 10.098, Art.18 - § 2.º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Erros:

    B - Art. 18. Posse é a aceitação expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da nomeação, prorrogável por igual período a pedido do interessado.

    C - Art. 20. Se a posse não se der no prazo referido no artigo 18, será tornada sem efeito a nomeação. Mas o prazo é de 15 dias, não de 30 dias.

    D - Art. 18 - § 1.º Quando se tratar de servidor legalmente afastado do exercício do cargo, o prazo para a posse começará a fluir a partir do término do afastamento.

    E - A posse não é forma de provimento. As formas de provimento estão elencadas no art.10.

    Art. 10. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - readaptação;

    III - reintegração;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - recondução.

    Não à vacinação obrigatória. Não às leis autoritárias.

  • GABARITO A

    A- a posse do servidor público poderá se dar mediante procuração específica.

    Art. 18. § 2.º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    _______________

    B- a posse do servidor público é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

    Art. 22. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo e dar-se-á no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da posse.

    _______________

    C- a posse do servidor público será tornada sem efeito se o servidor não entrar em exercício em trinta dias.

    Art. 22. § 1.º Será tornada sem efeito a nomeação do servidor que não entrar em exercício no prazo estabelecido neste artigo.

    _______________

    D- o prazo para a posse do servidor público começará a fluir a partir da data de início do afastamento, quando se tratar de servidor afastado do exercício do cargo.

    Art. 18. Posse é a aceitação expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da nomeação, prorrogável por igual período a pedido do interessado.

    § 1.º Quando se tratar de servidor legalmente afastado do exercício do cargo, o prazo para a posse começará a fluir a partir do término do afastamento.

    _______________

    E- a posse do servidor público é forma de provimento de cargo público.

    Art. 10. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - readaptação;

    III - reintegração;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - recondução.

    _______________

    Qualquer erro, avise-me, por gentileza.

    Abraço

  • Revisão:

    GABARITO A

    A- a posse do servidor público poderá se dar mediante procuração específica.

    Art. 18. § 2.º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    _______________

    B- a posse do servidor público é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

    Art. 22. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo e dar-se-á no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da posse.

    _______________

    C- a posse do servidor público será tornada sem efeito se o servidor não entrar em exercício em trinta dias.

    Art. 22. § 1.º Será tornada sem efeito a nomeação do servidor que não entrar em exercício no prazo estabelecido neste artigo.

    _______________

    D- o prazo para a posse do servidor público começará a fluir a partir da data de início do afastamento, quando se tratar de servidor afastado do exercício do cargo.

    Art. 18. Posse é a aceitação expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da nomeação, prorrogável por igual período a pedido do interessado.

    § 1.º Quando se tratar de servidor legalmente afastado do exercício do cargo, o prazo para a posse começará a fluir a partir do término do afastamento.

    _______________

    E- a posse do servidor público é forma de provimento de cargo público.

    Art. 10. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - readaptação;

    III - reintegração;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - recondução.

  • Lei 10,098.

    A) Sim, Art. 18.

    • § 2º - A posse poderá dar-se mediante procuração específica. 

    B) Não, exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

    • Art. 22.

    C) Não, a posse se dará em 15 dias após a nomeação e efetivo exercício se dará em 30 dias após a posse..

    • Art. 20 - Se a posse não se der no prazo referido no artigo 18, no prazo de 15 dias, será tornada sem efeito a nomeação

    D) Não, inicia-se a partir do TÉRMINO do afastamento.

    • Art. 23, Paragrafo Único.

    E) Não, a posse não é forma de provimento.

    • Art. 10; São formas de provimento: NA-4R
    1. Nomeação.
    2. Aproveitamento.
    3. Readaptação.
    4. Reversão.
    5. Reintegração.
    6. Recondução.
  •  A

    a posse do servidor público poderá se dar mediante procuração específica. → CERTA

    B

    a posse (EXERCÍCIO) do servidor público é o efetivo desempenho das atribuições do cargo.

    C

    a posse (NOMEAÇÃO) do servidor público será tornada sem efeito se o servidor não entrar em exercício em trinta dias.

    D

    o prazo para a posse do servidor público começará a fluir a partir da data de início do afastamento, quando se tratar de servidor afastado do exercício do cargo (TÉRMINO AFASTAMENTO).

    E

    a posse do servidor público (NÃO) é forma de provimento de cargo público.


ID
4184194
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a afirmativa correta relativamente ao que dispõe a Lei n.º 8.429/92 – Lei de Improbidade Administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Art.8 - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio púbico ou se enriquecer ilicitamente está sujeito as cominações desta lei até o limite do valor da herança

    GABARITO B

  • a) errada. aplica-se a todos os agentes públicos até os transitórios e sem remuneração; particulares que induzam ou concorram para a prática de improbidade; pessoas jurídicas; agentes políticos, exceto presidente da república.

    b) Correta.

    c) errada. Não necessariamente incorrerá no enriquecimento do agente facilitador.

    d) errada. Acredito que não levará em conta apenas a extensão do dano e sim o grau de severidade do dano causado...

    e) errada. A declaração dos bens deve ser feita no momento da posse e no exercício da função pública, atualizada anualmente.

  • A questão em tela versa sobre a lei 8.429 de 1992 (Improbidade Administrativa).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está errada, pois a lei de improbidade administrativa se aplica, por exemplo, ao particular que se beneficie do ato de improbidade. Logo, a expressão "somente" torna esta assertiva incorreta.

    Letra b) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 8º, da citada lei, o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, se o terceiro se enriquecer ilicitamente, mediante um ato de improbidade administrativa, este estará configurado, independentemente de o próprio servidor também auferir enriquecimento ilícito.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o Parágrafo Único, do artigo 12, da citada lei, na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 4º, do artigo 13, da citada lei, a declaração de bens será anualmente atualizada e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

    GABARITO: LETRA "B".

  • Referente a alternativa "A"

    Lei 8.429/92: "Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta."

  • GABARITO -B

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.