SóProvas


ID
4185097
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde as primeiras décadas do século XX, a historiografia brasileira foi fortemente influenciada pela Escola Francesa, não sendo diferente com a Nova História, que surgiu a partir de 1980. Essa corrente traz como tendência a relevância de se considerar os diversos materiais e linguagens como fonte. Tornam-se objetos da investigação histórica não somente os documentos escritos, mas a iconografia, filmes, narrativas orais, dentre uma série de outros elementos. Essa abrangência das fontes é definida, a partir de então, como monumentos. Sobre os conceitos de Documento e Monumento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma contribuição. Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura. O monumento seria um legado à memória coletiva e está ligado ao poder de perpetuação das sociedades históricas, e essa perpetuação pode ser voluntária ou involuntária. O documento está ligado à noção de prova e no final do século XIX e início do século XX, ganhará com a escola histórica positivista o papel de fundamento do fato histórico e que ainda que resulte da escolha/ decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. O documento prova era o documento escrito.

  • Na verdade, documento monumento é uma apropriação que Le Goff fez de Foucault, o conceito originalmente está na Arqueologia do Saber. Le Goff indica essa referência logo no prefácio.