-
O controle do tráfico de escravos era feito a partir da Metrópole. Não havia acumulação interna de capital na colônia por conta da exploração colonial.
-
Cara, pq vc só da CTRL C e CTRL V, sendo que todos já sabem a resposta?
-
Os portugueses mantinham contato com os reinos africanos, estabelecendo relações diplomáticas que os possibilitavam manter comércio, ao qual se incluía a venda de seres humanos. As relações econômicas que vigoravam entre as nações europeias baseavam-se no mercantilismo, cuja base eram o comércio internacional. O pacto colonial pode ser entendido como uma relação de dependência econômica que beneficiava as metrópoles.
-
A questão se refere a critica da historiografia conhecida como ART às concepções teóricas de Fernando Novais, denominada "Antigo sistema colonial", que tem relações muito próximas com as concepções de Caio Prado Junior e o "sentido da colonização", podendo ser resumida em: lógica de produção voltada para o exterior, para anteder os interesses da metrópole, exploração da terra em grandes latifúndios com a o trabalho da mão de obra escrava, monoculturas, pouco ou inexistente desenvolvimento do mercado interno.