SóProvas


ID
4188193
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No Laudo Pericial encontra-se discriminado pelo perito contábil o seguinte quesito e resposta: “Queira o senhor perito informar se o autor goza de boa saúde física e mental para suportar o resultado do processo? Resposta: Quesito estranho à matéria contábil”.

Considerando o disposto, pode-se afirmar que o tipo de quesito apresentado pode ser identificado como:

Alternativas
Comentários
  • O quesito é impertinente pois trata de matéria alheia à especialidade do perito, que é contador.

    Gabarito: D

  • Gabarito D

    O perito é Contador e não médico kkk

  • Os quesitos são perguntas feita através de um questionário básico em que o perito deve responder dúvidas pertinente ao assunto em questão. Portanto é impertinente responder algo que não se refere a lide.

    De acordo com GARCIA (2009), existe duas categorias de quesitos básicos: os pertinentes, que tem o objetivo de esclarecer as normas técnicas de contabilidade, e os impertinentes, os quais abordam aspectos não relacionados com o que se debate e são perguntas que buscam opinião fora de sua competência legal.

    Também segundo ORNELAS (2003,p.26) são as perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidos pelo perito. São, em geral, apreciadas pelo magistrado e pelas partes a fim de evitar indagações impertinentes, fora do âmbito da lide proposta, bem como diligências desnecessárias ou procrastinatórias.

    Os quesitos suplementares são elaborados quando maiores questões são levantadas após as respostas dos quesitos complementares. É essências a participação dos assistentes técnicos nessa fase do processo.

    esclarecimento deve ser demonstrado no que tange ao laudo, que é direcionado a terceiros leigos, que não possuem obrigação de entender a terminologia técnica e científica da contabilidade aplicada.

  • O laudo visa responder aos quesitos formulados pelas partes ou juiz. Os quesitos representam as dúvidas que pairam sobre a matéria técnica e são dirigidas ao perito. Podem ser classificados em:

    Quesitos preliminares : são as proposições iniciais que no prazo de 5 dias contados dá nomeação do perito devem ser apresentados pelas partes do processo.

    Quesitos suplementares: as partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. São quesitos complementares; logo, complementam algo que já existe (os quesitos iniciais).

    Quesitos impertinentes são quesitos que não guardam relação com a matéria técnica da perícia, por exemplo: os advogados podem apresentar quesitos sobre matéria de direito, o que está fora da competência do perito contábil

    Quesitos de esclarecimentos: visa esclarecer algo que foi apresentado no laudo pericial e carece de interpretação 

  • É impertinente, porque o questionamento não tem a ver com o objeto em questão.