SóProvas


ID
4190791
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica, que já foi comum em trabalhadores de pedreiras e minas, cujos pulmões perdem aos poucos sua capacidade respiratória. Aparentemente as partículas de sílica provocam a destruição das membranas de organelas citoplasmáticas, que contem enzimas, liberando-as no citoplasma. Essas enzimas liberadas destroem a própria célula e as células vizinhas, ocorrendo na região a formação de um material fibroso, reduzindo assim a capacidade respiratória do pulmão. As organelas citoplasmáticas em questão são:

Alternativas
Comentários
  • A confusão aqui foi por conta de que, sim, o pulmão necessita da mitocôndria(energia) para fazer o processo de contração e retração respiratória. No entanto, ele não pedia isso, ele queria a organela responsável por produzir uma enzima que destrói as células, nesse caso é o lisossomo.

    Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula. Esse fenômeno pode ser observado na cauda do girino, que gradualmente vai desaparecendo durante o processo de metamorfose.