SóProvas


ID
4191166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

        O termo relações humanas tem sido empregado, com freqüência, para referir-se às relações interpessoais entre uma pessoa e outra, entre membros de um grupo e entre grupos em uma organização ou sociedade. A qualidade das relações interpessoais pode ser o diferencial na criação tanto de um ambiente profissional mais produtivo, como também de relacionamentos sociais.

         Há dez anos, o sucesso de uma pessoa era mensurado por suas competências técnicas, mas, com o desenvolvimento de conceitos como competência interpessoal e inteligência emocional, esse enfoque mudou. Hoje, as competências comportamentais são mais valorizadas que as técnicas, e quem não as reconhece como tal, provavelmente, estará frustrando o mundo do trabalho e a sociedade de modo geral.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue o item seguinte, relativo às relações humanas nos grupos de trabalho. 

Nas relações interpessoais, é inevitável a ocorrência de conflitos. Estes devem ser objeto de análise e resolução por parte do líder de grupo.

Alternativas
Comentários
  • O líder não resolve conflitos internos ?
  • O chefe resolve o conflito. O líder administra e, algumas vezes, incentiva o conflito.
  • Se tratando de pessoas, os conflitos são inevitáveis, visto que pessoas penasm e agem de formas distintas. Porém se tratando de relações interpessoais, não cabe apenas o líder mudar algo que está mais ligado a informalidade...

  • Quanto palavrório oco e terminologia vazia o estudante tem que aprender pra passar num concurso? Difícil...

  • Gabarito: Errado

  • Gabarito: Errado.

    Existem ocasiões em que os conflitos são estimulados, a exemplo dos conflitos FUNCIONAIS.

    Os conflitos podem ser:

    Funcionais: Quando contribuem de alguma forma para o funcionamento da equipe ou grupo;

    Disfuncionais: Quando prejudicam o comportamento e a interação entre o grupo.

    Diálogos ou críticas construtivas são marcas dos conflitos funcionais, nos quais as pessoas, independente de hierarquia ou liderança, tendem a debater os pontos e chegar a um acordo, gerando resultados maiores ou melhores que os pensados antes do conflito surgir. (Exemplo: não concordo com você, mas posso explicar o motivo.)

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.