A questão em análise exige que tenhamos noções de direito constitucional, bem como do processo de avaliação de desempenho organizacional. Vejamos se os itens apresentados estão corretos ou não.
A questão em análise exige que tenhamos noções acerca da administração por objetivos, bem como do processo de avaliação de desempenho organizacional. Vejamos se os itens apresentados estão corretos ou não.
I. CORRETO. Na perspectiva da Administração por Objetivos, a análise do resultado final permite avaliar o desempenho do gerente e do subordinado, objetivamente. Esse processo é possível comparando os resultados alcançados com os resultados esperados.
Ainda em adição ao que fora afirmado, corretamente, são outras características da APO:
▪︎Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e subordinado.
▪︎ Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
▪︎ Interligação entre os vários objetivos departamentais.
▪︎ Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
▪︎ Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
▪︎ Participação atuante das gerências e dos subordinados.
▪︎Apoio Intensivo do staff.
II. CORRETO. O princípio fundamental da avaliação não é apenas medir se determinado resultado foi alcançado, mas proporcionar informações suficientes para desencadear um processo que permita identificar as oportunidades de melhoria de forma contínua. Para que isso seja possível, é necessária a existência de ferramentas que permitam avaliar se os resultados pretendidos foram alcançados e identificar as causas dos desvios ocorridos, de modo a mensurar o desempenho da organização.
Após analisar os itens apresentados, podemos assinalar a alternativa "A" como correta, pois os dois itens estão corretos.
GABARITO: A