Brasília foi construída e inaugurada durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. A pedra fundamental da cidade foi lançada em 21 de abril de 1956 e a inauguração no dia 21 de abril de 1960. A proposta estética e urbanística é de representar a modernidade e o progresso, metas fundamentais do governo JK e de seu projeto desenvolvimentista.
Também, ao ser alocada no planalto central, longe do litoral, Brasília atende à uma meta que esteve presente entre as autoridades desde o período de domínio português, o chamado período colonial.
Tanto Salvador quanto o Rio de Janeiro, que foram capitais, encontram-se no litoral, o que era considerado pouco estratégico, sendo então a capital da colônia, e depois do país, sempre vulnerável a ataques por mar por não ser protegida o suficiente.
Principalmente o Rio de Janeiro era considerado por demasiadamente fácil de ser invadido, o que preocupou autoridades de governo desde a transferência da capital no século XVIII.
Na época da Guerra Fria havia a preocupação com a possibilidade de “ataques da marinha soviética" através da Baía da Guanabara. Incluso a proposta de interiorização da capital constou do texto constitucional de 1946.
Face aos dados históricos explicitados chega-se à conclusão que a afirmativa é verdadeira.
Gabarito do Professor: CERTO.