SóProvas


ID
4192735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, nasceu de uma escolha política e se desenvolveu balizada por um modelo arquitetônico inovador, pela ruptura com o passado e com o mito do progresso.

ML Peluso e W. Candido. Distrito Federal: paisagem,
população e poder.São Paulo: HABRA, 2016.

Com relação aos processos históricos, sociais e econômicos da transferência da capital da República, julgue o próximo item.

A mudança da capital para o interior do Brasil é uma ideia que foi concebida ainda no período colonial.

Alternativas
Comentários
  • Brasília foi construída e inaugurada durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. A pedra fundamental da cidade foi lançada em 21 de abril de 1956 e a inauguração no dia 21 de abril de 1960. A proposta estética e urbanística é de representar a modernidade e o progresso, metas fundamentais do governo JK e de seu projeto desenvolvimentista. Também, ao ser alocada no planalto central, longe do litoral, Brasília atende à uma meta que esteve presente entre as autoridades desde o período de domínio português, o chamado período colonial. 

    Tanto Salvador quanto o Rio de Janeiro, que foram capitais, encontram-se no litoral, o que era considerado pouco estratégico, sendo então a capital da colônia, e depois do país, sempre vulnerável a ataques por mar por não ser protegida o suficiente. Principalmente o Rio de Janeiro era considerado por demasiadamente fácil de ser invadido, o que preocupou autoridades de governo desde a transferência da capital no século XVIII.

    Na época da Guerra Fria havia a preocupação com a possibilidade de “ataques da marinha soviética" através da Baía da Guanabara. Incluso a proposta de interiorização da capital constou do texto constitucional de 1946.
    Face aos dados históricos explicitados chega-se à conclusão que a afirmativa é verdadeira.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO, pois foi em 1821, ou seja século XIX durante o reinado de DOM PEDRO II