SóProvas


ID
4192738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, nasceu de uma escolha política e se desenvolveu balizada por um modelo arquitetônico inovador, pela ruptura com o passado e com o mito do progresso.

ML Peluso e W. Candido. Distrito Federal: paisagem,
população e poder.São Paulo: HABRA, 2016.

Com relação aos processos históricos, sociais e econômicos da transferência da capital da República, julgue o próximo item.


As primeiras medidas concretas para a transferência da capital ocorreram após a publicação do relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Em 1892, em função do dispositivo constitucional na constituição de 1891, de transferência da capital federal do Rio de Janeiro para o interior, o presidente Floriano Peixoto instituiu a “Comissão Exploradora do Planalto Central" . Seu propósito seria o de delimitar o local onde deveria ser construída a nova capital.
     Composta por 22 pessoas, a primeira missão aconteceu em 1892 e a segunda em 1894. Ambas chefiadas pelo astrônomo e geólogo belga Louis Ferdinand Cruls, que era o diretor do Observatório Astronômico do Rio de janeiro. Cruls organizou uma equipe composta por pesquisadores, geólogos, geógrafos, botânicos, naturalistas, engenheiros, médicos e alguns militares. Realizou estudos científicos na até então desconhecida região do Planalto Central. Foram mapeados aspectos do clima, topografia, fauna, flora, curso de rios e modos de vida dos habitantes. 

    Como resultado desta e da expedição de 1894 o Relatório Cruls delimita os 14,400 km² onde deveria ser construída a nova capital federal. O território demarcado ficou conhecido como “Quadrilátero Cruls". É o mesmo local indicado por Adolfo Varnhagem , Visconde de Porto Seguro, para a localização da capital, na primeira metade do século XIX, depois de sua viagem à região para pesquisa acerca de áreas interessantes para colonização europeia. 

    Brasília não foi construída no quadrilátero Cruls mas ,perto do Lago Paranoá onde ,de acordo com o sonho de D. Bosco, fundador da Congregação dos Salesianos. Em seu sonho, ele viu o “surgimento de uma nova civilização, entre os paralelos 15° e 20° do hemisfério sul, numa região onde se formava um lago" . De qualquer maneira, no Planalto Central.

      Sendo assim podemos concluir que a afirmativa está incorreta pois o Relatório Cruls data do século XIX e a construção de Brasília efetivou-se no século XX, na década de 1960 

    Gabarito do Professor: ERRADO.