Quando os portugueses aqui chegaram, no último ano do século XV (1500), encontraram uma terra povoada, cujos habitantes foram considerados inferiores e “não civilizados".
A dominação do território não foi pacífica. Envolveu guerras e dizimação de povos e culturas.
Há um mito recorrente de que o relacionamento entre portugueses e nativos foi pacífico. Não é a verdade completa. No primeiro contato a exploração do pau brasil, em um momento em que não interessou aos portugueses a ocupação direta do território, houve uma troca. Desigual mas troca: pau brasil cortado e transportado para as praias em troca de espelhos , facas e outros pequenos objetos
À medida que , a partir de 1530, passou a haver ocupação, o relacionamento passou a ser mais complexo. Algumas comunidades foram utilizadas em guerras contra piratas de outras nações europeias. Nativos foram aprisionados para trabalharem como escravos. Milhares morreram em guerras ou por doenças trazidas pelos europeus. Nativos aliarem-se a africanos fugidos e, muitos viveram e lutaram pelos quilombos. Tribos atacaram comunidades de colonos brancos ao se sentirem ameaçados ou em defesa de seu habitat. Alguns poucos grupos misturaram-se aos negros e brancos, deixando para trás as tradições tribais. Hoje a maioria vive em reservas estabelecidas por lei, muitas vezes não respeitada.
Por estas razões podemos dizer que, pela ótica do português colonizador, as comunidades nativas foram obstáculos na empresa de colonização, assim como o diz a afirmativa .
Gabarito do Professor: CERTO.