Durante a chamada Idade Média na Europa Ocidental a estrutura social era de caráter estamental. De forma genérica pode-se afirmar que os estamentos-base eram determinados pelo nascimento do indivíduo. A riqueza, fundamentalmente a terra, não se configurava como mercadoria. Tinha-se acesso a ela por herança, doação ou conquista. Os casos de venda de terra são bastante raros e resultantes de casos bastante especiais.
Existia mobilidade social mas, dentro de cada estamento. Desta forma não se pode afirmar que a flexibilidade dos grupos sociais fosse grande.
A transição em direção a uma economia mercantil e monetária, a partir mais ou menos do século XII, levou ao nascimento de nova tipologia social genericamente chamada de "burgueses" porquanto habitantes dos burgos que, de fortalezas dentro dos feudos, tornam-se vilas e, então, cidades . Os burgueses eram os comerciantes e artesãos que se tornam motores de transformação.
Os séculos subsequentes veem transformações sociais cada vez mais complexas , aceleradas pela Revolução Industrial inglesa, seguida pela segunda e terceira revoluções , difundida por boa parte do mundo. Não há sociedades estáticas !
Assim caminha a História: através de transformações e.. de permanências .
Por conseguinte, é possível afirmar que a afirmativa apresentada é incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.