A Revolução industrial marcou toda uma história e seus reflexos são vividos até os dias atuais . Com a revolução industrial o mundo passou a conhecer a produção em massa que, por um lado, retira a originalidade do produto, permite que mais fatias de população a ele tenha acesso por barateamento de preços.
A urbanização tomou conta de várias regiões do planeta, processo que traz vantagens e desvantagens como poluição e alta densidade demográfica. A medicina avançou, ao mesmo tempo em que foram desenvolvidas novas doenças e síndromes ligadas às mudanças de forma de vida.
E assim o processo histórico que tem como símbolo a Revolução Industrial vem se desenrolando, em seus pontos positivos e negativos, crises e questionamentos, oposição e reformulações, até hoje.
Podemos dizer o mesmo acerca da Revolução Francesa. É ela que abre as portas para o estabelecimento da lógica liberal construída no Iluminismo. O liberalismo marca uma nova visão acerca do ser humano e de sua função social. O projeto de Estados liberais foi engendrado na prática a partir da Revolução Francesa. E, para o bem ou para o mal, sendo chamado de neoliberalismo ou não, está presente nas sociedades neste século XXI.
São ambas entendidas como Revoluções Liberais que mostram o advento do que vivemos hoje em dia em termos de economia, estrutura social, cultura ou visão de mundo. A partir daí há a instalação definitiva do sistema capitalista, da possibilidade de transformar quase tudo em mercadoria, da ideia de que o “ ter" pode ser mais importante do que o “ ser".
A proposição apresentada na questão expressa uma ideia de História correta
Gabarito do Professor: CERTO.