SóProvas


ID
4196890
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Ouro Verde - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma figura de linguagem denominada de: Metáfora.

Alternativas
Comentários
  • Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.

    a) Vossa Excelência é pouco conhecido.

    Incorreto. Há silepse de gênero, uma espécie de concordância ideológica: o pronome "vossa excelência" é feminino, porém o adjetivo "conhecido" flexiona-se no masculino;

    b) Meu pensamento é um rio subterrâneo.

    Correto. A metáfora é recurso expressivo demasiadamente portentoso e, do ponto de vista puramente formal, consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é sua, normalmente em virtude de uma comparação implícita, ou seja, que não apresenta elementos comparativos do tipo "como", "qual", "tal como", "tal qual". Exs.:

    “Incêndio — leão ruivo, ensanguentado.” (Castro Alves)

    “Mamãe antes de casar, segundo tia Emília, era um foguete, uma ruiva tempestuosa.” (Clarice Lispector)

    “O mexerico é a ambrosia dos lugarejos pobres.” (Monteiro Lobato)

    Todavia, nem sempre está implícita essa comparação, como é visto nos exemplos a seguir extraídos de Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara: “sol da liberdade”, “vale de lágrimas”, “negros pressentimentos”, “não ponha a carroça diante dos bois”.

    c) O pé da mesa estava quebrado.

    Incorreto. Há catacrese, uma metáfora desgastada pelo uso à qual se recorre na falta de um termo específico ou em virtude do esquecimento deste. Exs.: embarcar num trem, azulejos verdes, enterrar farpa no dedo, calçar as luvas.

    d) Um doce abraço ele recebeu da irmã.

    Incorreto. Há sinestesia, confluência de planos sensoriais. Nessa figura, fundem-se sensações visuais, olfativas, auditivas, gustativas, tácteis. Exs.:

    “A cor cantava-me nos olhos...” (Cruz e Sousa)

    “Por uma única janela envidraçada, (...) entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)

    “Enchiam de doce alarido as enevoadas noites de inverno.” (Murilo Rubião)

    Letra B

  • Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado. Meu coração é (como) um balde despejado.

    Letra B - Meu pensamento é (como) um rio subterrâneo.

  • METÁFORA: Trata-se de um tipo de comparaçao subentendida, sem ultilizar conjuçoes comparativas.

    A corrupção é um câncer.

    Meu aluno é fera.

    As lagrimas que verteu foram mágoas passadas.

    Em tdos esses exemplos, notamos que há um tipo de comparaçao que se faz de maneira subentendida, sem empregar um elemento comparativo direto -- como uma conjunção comparativa.

  • A Metáfora "é": "Meu pensamento é um rio subterrâneo".