SóProvas


ID
4199158
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A descrição da matéria sempre foi um dos fundamentos das ciências naturais e alimentou a curiosidade humana desde os alquimistas da antiguidade até os pesquisadores mais modernos. Analise as afirmativas sobre os modelos atômicos e marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • órbitas CIRCULARES, e não elípticas
  • ❑ MODELO DE DALTON

    Bola de bilhar - Descreve o átomo como uma esfera maciça, indivisível, indestrutível, não perecível e sem carga elétrica.

    ❑ MODELO DE THOMSON

    Descoberta da carga elétrica através de um experimento, lançamento de raio catódicos em um metal.

    Pudim de passas - Esfera maciça, divisível, positiva, indestrutível, não perecível e com carga elétrica.

    ❑ MODELO DE RUTHERFORD

    Descoberta do núcleo e eletrosfera.

    Modelo planetário -

    ❑ MODELO DE BOHR

    Descoberta das camadas da eletrosfera e saltos quânticos.

    ❑ MODELOS ATÔMICOS MAIS ATUAIS

    Sommerfeld - Descoberta de subleveis eletrônicos, orbitas elípticas.

    Schrodinger - Existência de orbitais; nuvem eletrónica, elétron com cortamento dual (onda e partícula)

    Heisenberg falou sobre o princípio da incerteza, em que seria impossível determinar matemática ou empiricamente a posição e a velocidade do elétron, ao mesmo tempo. Atualmente, com as contribuições de Schrödinger, entende-se que que o comportamento do elétron pode ser descrito por uma função de onda. Ou seja, modelos matemáticos que descrevem fenômenos ondulatórios também podem descrever elétrons!

    Incorreta: "Niels Bohr introduziu o conceito de quantização das órbitas do elétron no átomo por meio dos números quânticos e descreveu as órbitas elípticas para os elétrons."

    Para Bohr, as órbitas eram CIRCULARES. Sommerfeld foi quem introduziu o conceito das órbitas elípticas.

  • O modelo de Bohr está fundamentado em:

    • O equilíbrio dinâmico dos sistemas atômicos, ou seja, o movimento circular do elétron em torno do núcleo, bem como a atração de natureza elétrica entre estes, obedecem às leis da mecânica clássica;
    • Os elétrons estão dispostos em órbitas circulares específicas, em que estes apresentam um momento angular cujo valor sempre será um múltiplo inteiro do número h/2π, sendo h a Constante de Planck. Isso determina que nem todas as órbitas para os elétrons são possíveis, apenas as que são múltiplas do valor anteriormente citado, o que não era previsto na mecânica clássica, em que todas as órbitas seriam possíveis.
    • Apesar de constantemente acelerados, elétrons, quando nessas órbitas circulares (ou órbitas eletrônicas) possíveis, apresentam energia total constante, sem emissão de energia ou radiação eletromagnética;
    • Um elétron, ao absorver energia, salta para uma órbita eletrônica mais externa (mais energética). Ao saltar para uma órbita mais interna, ele emite energia na forma de radiação eletromagnética.

    Portanto, segundo Bohr, o elétron girava em uma órbita circular, não elíptica.

    Foi Arnold Summerfeld que, em 1916, apresentou a ideia de órbitas elípticas.