a) Falsa. As correntes frias são das zonas de alta latitude ( 90 N e 90 S) em direção às baixas latitudes. De modo geral, podemos identificar o processo de ascensão das águas mais profundas que vão se aquecendo ao longo do período de exposição aos raios solares. Vale lembrar que as águas oriundas dos extremos podem demorar até 100 anos para ascender, então, ao passo que há esse movimento, ocorre, em linhas gerais, a movimentação das águas.
b) Falsa. A corrente que nasce na América Central se desloca até o continente europeu. Por conta da sua característica mais quente, ameniza, por exemplo, o que seria um inverno ainda mais rigoroso na Inglaterra.
c) Falsa. Correntes quentes fazem com que a dissolução do oxigênio seja menor, uma vez que há maior quantidade de evaporação da água. Logo, as correntes mais frias promovem a maior dissolução e, assim, maior concentração de oxigênio, favorecendo o aparecimento de plânctons, seguido de peixes.
d) É o gabarito. A dinâmica de chuvas do planeta está totalmente relacionada com as massas de ar e suas respectivas características. Nesse viés, o ciclo da água, também relacionado com as massas de ar, está ligado com os índices pluviométricos.
e) Falsa. A velocidade das marés não tem relação notória com a circulação das correntes marítimas. É preciso lembrar que a dinâmica da Lua em relação à Terra + Periélio e Afélio interferem na dinâmica das marés.
EsPCEx 2022