SóProvas


ID
4206661
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).

A fumaça é um tipo de solução coloidal caracterizada pela presença de

Alternativas
Comentários
  • O alcatrão é uma mistura de substâncias betuminosas, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas. Destes tipos, o alcatrão de hulha é o produto mais conhecido e comercializado, geralmente por siderúrgicas.
  • Esta questão aborda o conceito de coloides.

    Os coloides são dispersões que apresentam características intermediárias entre os compostos homogêneos e heterogêneos. A olho nu aparentam ser soluções, mas são, na verdade, misturas heterogêneas.

    Os sistemas coloidais podem ser classificados de acordo com os estados físicos de seus componentes. Uma das classificações mais comuns são os aerossóis, que podem ser líquidos (quando um líquido está disperso em um gás) ou sólidos (quando partículas sólidas estão dispersas em um gás).

    Com base no exposto, a fumaça é um aerossol sólido, em que suas partículas sólidas estão dispersas nos gases da atmosfera. As alternativas A, B, C e D não apresentam definições de um aerossol sólido, logo, elas estão incorretas.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A fumaça é uma dispersão coloidal de fuligem (carbono sólido) em gases liberados na combustão (CO, CO2, H2O, etc), que estão presentes na atmosfera.