- ID
- 4212586
- Banca
- UNICENTRO
- Órgão
- UNICENTRO
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Educação Artística
- Assuntos
Leia o trecho abaixo e as proposições:
“No início do século XX d.c. o mundo passava por grandes conflitos. A teoria da psicanálise de Freud influenciava
as artes, as revoluções e conflitos políticos criavam tensões sociais que culminariam em duas guerras mundiais e,
nesse contexto turbulento, os músicos do Romantismo davam sinais de querer se libertar das formas estabelecidas
pelos clássicos.” (Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.)
I - Apesar dos limites entre elas não serem claros, tanto musical quanto teoricamente, há principalmente três
subdivisões da música pós-tonal: a música atonal livre, a música de doze sons, e a música cêntrica (construída sobre
uma nota central, mas não existem as funções harmônicas associadas com a tonalidade tradicional).
II - Arnold Shöemberg (1874-1951), inovou criando novas formas de composição. É o mais conhecido representante
do sistema dodecafônico, que consiste em se utilizar as doze notas da escala cromática (tons e semitons), fazendo
com que nenhuma nota tenha mais importância do que a outra. Mesmo parecendo uma música estranha aos ouvidos
desacostumados, ela marcou profundamente o século XX.
III - Wolfgang Amadeus Mozart é um dos três grandes compositores do período, conhecidos como “Primeira Escola de
Viena”, juntamente com Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven.
IV - Talvez o aspecto mais caracteristicamente original da música do século XX está relacionado ao seu ritmo. Os vários
procedimentos usados possuem um forte contraste com a métrica regular da prática musical comum com seus padrões
rítmicos e funcionais (por exemplo, marcha ou dança) e frases regulares de quatro compassos.
Sobre a música moderna pós-tonal estão corretas: