SóProvas


ID
4213543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analgésicos antiinflamatórios não-esteroidais (AAINE) constituem um grupo de fármacos com grande eficácia antipirética e analgésica para casos de dor visceral, tegumentar, óssea, muscular e(ou) articular. Entre os vários efeitos, os AAINE inibem a ciclooxigenase (COX), enzima que catalisa a conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas, que são substâncias que promovem vasodilatação e estimulam o processo inflamatório e a sensibilização das unidades dolorosas. A maioria dos AAINE inibe tanto a COX 1 como a COX 2. No entanto, alguns são inibidores mais específicos para a COX 2. Com relação a esse assunto, julgue o item que segue.

O uso de AAINE pode potencializar o efeito hipotensor de alguns medicamentos anti-hipertensivos.

Alternativas
Comentários
  • Mto pelo contrario, diminui o efeito.

  • O uso de AINES pode DIMINUIR o efeito hipotensor de alguns medicamentos anti-hipertensivos, por inibir prostaglandinas renais, o que diminui o fluxo sanguíneo nos rins.

  • ERRADO

    O uso regular de AINEs pode levar ao aumento da pressão arterial em pacientes normotensos ou hipertensos, sob tratamento ou não. O mecanismo no qual isto acontece ainda é desconhecido, mas pode estar relacionado com a inibição da síntese das prostaglandinas. Estas atenuam o efeito vasoconstritor de algumas substâncias endógenas, tais como angiotensina II, noradrenalina e vasopressina, provocando vasodilatação, o que mantém o fluxo sangüíneo renal e a velocidade de filtração glomerular. As prostaglandinas também aumentam a excreção de cloreto de sódio e água. A inibição desses efeitos das prostaglandinas pelos AINEs pode antagonizar os efeitos redutores da pressão arterial dos anti-hipertensivos.

    FONTE: https://www.cff.org.br/userfiles/file/boletim/1998/ANTI-HIPERTENSIVOS%20X%20ANTIIN__.pdf