SóProvas


ID
4213552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analgésicos antiinflamatórios não-esteroidais (AAINE) constituem um grupo de fármacos com grande eficácia antipirética e analgésica para casos de dor visceral, tegumentar, óssea, muscular e(ou) articular. Entre os vários efeitos, os AAINE inibem a ciclooxigenase (COX), enzima que catalisa a conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas, que são substâncias que promovem vasodilatação e estimulam o processo inflamatório e a sensibilização das unidades dolorosas. A maioria dos AAINE inibe tanto a COX 1 como a COX 2. No entanto, alguns são inibidores mais específicos para a COX 2. Com relação a esse assunto, julgue o item que segue.


A aplicação intramuscular de diclofenaco pode levar ao aparecimento de necrose tecidual e, por esse motivo, alguns países optaram por não utilizar a forma injetável.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O diclofenaco é um medicamento com propriedades antirreumática, analgésica, anti-inflamatória e antipirética. A necessidade de uso da forma farmacêutica injetável por via intramuscular deve ser avaliada cuidadosamente devido ao risco de lesões no local da injeção. Para diminuir o risco de lesão, o diclofenaco injetável deve ser administrado somente por injeção intramuscular profunda no glúteo, no quadrante externo superior da nádega. O diclofenaco não deve ser injetado em qualquer outro local. Vale lembrar também que pacientes com úlcera gástrica, falência hepática, falência renal e insuficiência cardíaca grave não devem utilizar diclofenaco, assim como também não é indicado seu uso por crianças, adolescentes e mulheres grávidas. Quando indicado, o tratamento não deve ser mantido por período superior a dois dias. 

    FONTE: http://antigo.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13?p_p_id=101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2&p_p_col_id=column-1&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2_groupId=33868&_101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2_urlTitle=diclofenaco-injetavel-risco-de-lesoes-no-local-da-injecao&_101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2_assetEntryId=3108647&_101_INSTANCE_WvKKx2fhdjM2_type=content