SóProvas


ID
4216492
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma proteína comum, presente tanto na corrente sanguínea quanto nas células cerebrais, pode ser a pista que faltava para prever ou combater, de forma decisiva, o mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa que se caracteriza pelo acúmulo de placas da proteína beta-amiloide no cérebro. Quando a doença se manifesta, por volta dos 65 anos, ela começa a causar destruição maciça dos neurônios, até que o paciente morre. A descoberta, feita por cientistas da Faculdade de Medicina da USP, aponta novos caminhos na luta contra essa doença incurável, que afeta 1,2 milhão de pessoas (principalmente idosos) no Brasil. A molécula vilã – ou melhor, heroína, já que é na ausência dela que o mal de Alzheimer prospera – responde pelo nome de fosfolipase A2. Trata-se de uma enzima que atua na membrana celular e que, segundo estudos recentes, ajuda a “quebrar” uma proteína que poderia gerar a beta-amiloide, de forma a impedir o surgimento da molécula daninha.

Folha de São Paulo, 12/03/2002, com adaptações.


Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter três crianças: duas normais e uma com genótipo favorável ao mal de Alzheimer?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Mas que conta foi essa Sem Or???

  • Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter três crianças: duas normais e uma com genótipo favorável ao mal de Alzheimer?

    Sabemos que o casal é heterozigoto, logo temos Aa x Aa

    Para calcularmos a probabilidade de duas crianças serem normais e uma com genótipo favorável ao Alzheimer, calculamos a probabilidade de cada um desses eventos acontecerem:

    Aa x Aa = AA, Aa, Aa e aa

    ¾ = normal

    ¼ = genótipo favorável ao Alzheimer

    São 2 crianças normais (¾) e 1 criança favorável (¼)

    Para descobrir a probabilidade desses eventos acontecerem juntos, multiplicamos um pelo outro:

    (¾). (¼)=9/64

    A questão não estabeleceu uma ordem desses eventos acontecerem, então precisamos calcular de quantas maneiras isso pode acontecer (ex.: 1ª nascer normal, 2ª normal e 3ª afetada, ou 1ª afetada, 2ª normal e 3ª normal etc.)

    São quantos filhos no total? 3!

    Quantos normais? 2!

    Quantos favoráveis? 1!

    Resolvendo o fatorial, temos:

    3x2x1!/2x1! 1! = 3

    Agora que já sabemos a probabilidade desse evento ocorrer e de quantas maneiras ele pode ocorrer, multiplicamos tudo:

    9/64 . 3= 0,42= 42%

    Espero ter ajudado!