SóProvas


ID
4218778
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Lea al microrrelato "Celebración de la fantasia" para contestar la cuestione.


Celebración de la fantasia


    Fue a la entrada del pueblo de Ollantaytambo, cerca de Cuzco. Yo me había despedido de un grupo de turistas y estaba solo, mirando de lejos las ruinas de piedra, cuando un nino del lugar, enclenque, haraposo, se acercó a pedirme que le regalara una lapicera. No podía darle la lapicera que tenía, porque la estaba usando en no sé qué aburridas anotaciones, pero le ofrecí dibujarle un cerdito en la mano.

    Súbitamente, se corrió la voz. De buenas a primeras me encontré rodeado de un enjambre de niños que exigían, a grito pelado, que yo les dibujara bichos en sus manitas cuarteadas de mugre y frío, pieles de cuero quemado: había quien quería un cóndor y quien una serpiente, otros preferían loritos o lechuzas y no faltaban los que pedían un fantasma o un dragón.

Y entonces, en medio de aquel alboroto, un desamparadito que no alzaba más de un metro del suelo me mostró un reloj dibujado con tinta negra en su muneca:

-Me lo mandó un tío mío, que vive en Lima -dijo.

-Y ¿anda bien? -le pregunté.

-Atrasa un poco -reconoció.

(Eduardo Galeano. El libro de los abrazos, Barcelona, RBA, 1995, pág. 22. Disponível em: https://narrativabreve.com/2013Z11/cuento-breve-eduardo-galeano-celebracion-fantasia.html). 

No podía darle la lapicera que tenía, porque la estaba usando en no sé qué aburridas anotaciones, pero le ofrecí dibujarle un cerdito en la mano.


Las palabras subrayadas podrían ser sustituidas, sin perjudicar la semántica del texto, por:

Alternativas
Comentários
  • Alt. B

    empero = pero, mas, sino

    todavia = aun (ainda)

    .

    Errei e pesquisei no freedictionary.

  • Errrrrrouuuu.....

  • Querendo estudar para PRF, mas está difícil. CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES QCONCURSO??? Vamos melhorar viu, só não ui para o Estratégia ainda porque o layot deles são horríveis, mas estão dando show com os comentário dos Professores. Só querem arrecadar, há tempos que o pessoal não estão alimentando o sistema de questões. Concurso desse nível e não estão dando o trabalha de comentarem assuntos importantes.

  • vamos pertencer

  • Errei, pois achei que fosse a letra D.

    Bolígrafo, pues, empero, chanchito = caneta, pois, no entanto, porquinho

  • Esta questão requer da(o) candidata(o) atenção aos significado das palavras grafadas, mas também às relações que elas exercem na frase. Desta maneira, era preciso relembrar o significado e o contexto de uso de nomes simples e conectores (conjunção causal e adversativa).

    Lapicera é um nome simples, embora um falso cognato em português: não significa um objeto cilíndrico cujo dispositivo de escrita funciona a partir do uso de grafite, mas sim um dispositivo que funciona a partir do uso de tinta (caneta, ou, em espanhol, bolígrafo).

    Porque é uma conjunção causal que expõe a causa de uma determinada situação. São elementos sinônimos: pues, puesto, puesto que.

    Pero é uma conjunção adversativa que relaciona duas frases opostas em significado. São sinônimos deste vocábulo: mas (menos comum em espanhol, embora muito utilizado em contextos acadêmicos ou mais formais), sino, sino que.

    Cerdito é um nome simples, originado a partir do processo morfológico de introdução de um sufixo –ito, que transforma a palavra em um diminutivo. A palavra original, da que se origina “cerdito", é “cerdo", que significa porco, leitão.

    As opções estão, respectivamente, em relação a lapicera, porque, pero e cerdito, embora as opções dos nomes esteja idêntica. Desta maneira, o foco da análise da(o) concurseira(o) deve ser nas conjunções.

    A) Vimos que tanto bolígrafo quando chanchito são sinônimos válidos para os nomes grafados. Pues também é um sinônimo de porque, já que sua classificação é a de uma conjunção causal. Todavía, por outro lado, não se relaciona por sinonímia com pero, já que a primeira palavra se refere a um advérbio de tempo. Devido ao advérbio não ter o mesmo sentido da conjunção causal, esta opção é inadequada. INCORRETA.

    B) Vimos que tanto bolígrafo quando chanchito são sinônimos válidos para os nomes grafados. Pues também é um sinônimo de porque, já que sua classificação é a de uma conjunção causal. Empero é uma conjunção cujo uso é mais formal do que pero, porém com o mesmo valor semântico deste. Todos os elementos desta opção satisfazem os requisitos da questão, pelo que se pode afirmar ser esta a opção adequada. CORRETA.


    C) Vimos que tanto bolígrafo quando chanchito são sinônimos válidos para os nomes grafados. Puesto também é um sinônimo de porque, já que sua classificação é a de uma conjunção causal. Además é um advérbio de quantidade, indica adição de elementos. Devido ao advérbio de quantidade não ter o mesmo sentido da conjunção causal, esta opção é inadequada. INCORRETA.



    D) Vimos que tanto bolígrafo quando chanchito são sinônimos válidos para os nomes grafados. Puesto também é um sinônimo de porque, já que sua classificação é a de uma conjunção causal.Más é um advérbio de quantidade e visa incluir elementos à oração principal. Devido ao advérbio não ter o mesmo sentido da conjunção causal, esta opção é inadequada. INCORRETA.
     

    E) Vimos que tanto bolígrafo quando chanchito são sinônimos válidos para os nomes grafados. Por qué é um pronome interrogativo e, portanto, é usado para entender a causa de um problema, não para expô-la. Sin embargo pode ser entendido como sinônimo de pero por ser uma conjunção adversativa. Devido ao pronome interrogativo não ter o mesmo sentido da conjunção causal, esta opção é inadequada. INCORRETA.
     

    Gabarito da professora: Letra B.