A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e administração geral (gestão de qualidade) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:
I. Nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.
Verdadeiro. Trata-se de cópia literal do art. 9º da Lei de Crimes Ambientais: Art. 9º A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.
II. Em uma instituição pública, o escritório de projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena a cobrança de impostos de uma área geográfica.
Falso. O erro incide em dizer que centralizar e coordenar a cobrança de impostas é atividade de um escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office). Esta afirmativa está incorreta, pois a cobrança de impostos não se trata, exatamente, de um projeto. Projetos são, sobretudo, temporários, a cobrança de impostos, por outro lado, não tem esse mesmo caráter. Projetos são temporários, possuem um início, meio e fim bem determinados, geram um resultado singular, são elaborados progressivamente, possuem escopo e recursos definidos. Essas são características que não se encaixam com a cobrança de impostos, que estão mais para processo do que para projeto. Um processo é marcado por ser contínuo e rotineiro, permanente e replicável, como a cobrança de impostos.
Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.
Gabarito: B