SóProvas


ID
423151
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em termos de capacidade de geração de valor, os processos em uma organização podem ser classificados como processos

Alternativas
Comentários
  • a) primários, que correspondem a atividades que geram valor para o cliente, e de suporte, que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários. 

    Literalidade de (Martin, 1996).

    Vale destacar:

    Processos primários: sinônimo processos de negócio e processo finalístico (processos transversais)

    Processos organizacionais: sinônimo de processos de integração organizacional, processos de suporte

    Processos gerenciais: sinônimo de processos de gerenciamento, processos de gestão




    http://books.google.com.br/books?id=EWc3AgAAQBAJ&pg=PA48&lpg=PA48&dq=prim%C3%A1rios,+que+correspondem+a+atividades+que+geram+valor+para+o+cliente,+e+de+suporte,+que+garantem+o+apoio+necess%C3%A1rio+ao+funcionamento+adequado+dos+processos+prim%C3%A1rios.&source=bl&ots=36XRKcCL0T&sig=HDG30QVn-SSqnfjGuCOLAJN81A4&hl=pt-BR&sa=X&ei=wD5_U_2bNNWxsQSRuICABw&ved=0CEIQ6AEwAg#v=onepage&q=prim%C3%A1rios%2C%20que%20correspondem%20a%20atividades%20que%20geram%20valor%20para%20o%20cliente%2C%20e%20de%20suporte%2C%20que%20garantem%20o%20apoio%20necess%C3%A1rio%20ao%20funcionamento%20adequado%20dos%20processos%20prim%C3%A1rios.&f=false

  • Um processo é um conjunto ou sequência de atividads interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a organização recebe recursos do ambiente (trabalho humano, materiais, energia e equipamentos) e os transforma  em produtos, informações e serviços, que são devolvidos ao ambiente.

    TIPOS DE PROCESSOS:

    Segundo o Guia de Simplificação do Gespública, existem dois tipos de processos: os processos finalísticos/centrais e os processos de apoio.

    PROCESSOS FINALÍSTICOS/CENTRAIS (OU PRIMÁRIOS) são aqueles em função dos quais a organização existe. os processos finalísticos são produzidos para o cliente externo, que reconhece a organização em função deles.

    PROCESSOS DE APOIO (OU SECUNDÁRIOS), que também podem ser chamados de processos de suporte ou processos-meio, são aqueles que criam as condições necessárias para que os processos finalísticos sejam realizados. Por exemplo, processos de limpeza do prédio, processos de aquisição de computadores, processos de gestão de pessoas/ recursos humanos, etc. Em algumas empresas, alguns dos processos de apoio podem ser terceirizados. Os processos de apoio incluem os processos decisórios, os processos de medição de desempenho etc. 

    PROCESSOS CENTRAIS:

    PEDIDOS -----> COMPRAS -------> PRODUÇÃO-------> ATENDIMENTO-----------------------------> CLIENTE

    PROCESSOS DE APOIO:

    FINANCEIRO /CONTÁBIL

    RECURSOS HUMANOS

    JURÍDICO

    AQUISIÇÃO 

    TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 

    Fonte: Administração Geral e Pública para os Concursos de Analista e Técnico. Giovanna Carranza. 3º edição. 

  • Letra (a)

     

    De acordo com Martin, se pensarmos na geração de valor para o cliente, os processos podem ser considerados primários ou de suporte.

     

    Os processos primários são, portanto, os processos de negócio, pois são os que “entregam” valor para os clientes.

     

    Já os processos de suporte são relacionados aos processos organizacionais e aos gerenciais. Assim sendo, esses processos servem de base para o funcionamento dos processos principais.

  • Classificação de processos de acordo com:

     

    GONÇALVES: PROCESSOS GERENCIAIS >>> ORGANIZACIONAIS >>> NEGOCIAIS

     

    GERAÇÃO DE VALOR: PROCESSOS PRIMÁRIOS >>> SUPORTE

     

    FLUXO: PROCESSOS VERTICAIS >>> HORIZONTAIS

     

    Rodrigo Rennó