A Elasticidade-preço da oferta = (dq/dp) * P/Q = 3P/Q
Para quaisquer pontos (Q,P) pertencentes à reta Q = 3P, a elasticidade-preço da oferta vai ser igual a 1, senão vejamos:
Para P=1 e Q=3, teremos que Elasticidade-preço da oferta será 3*1/3 = 1
Para P=2 e Q=6, teremos que Elasticidade-preço da oferta será 3*2/6 = 1
Para P=3 e Q=9, teremos que Elasticidade-preço da oferta será 3*3/9 = 1
Portanto, Letra A
Só para detalhar melhor o que os colegas disseram anteriormente e tentando ajudar um pouco àqueles que possuem dúvida no assunto e erraram a questao.
Como a questao da a reta da oferta: q=3p, descartaríamos, de imediato, qualquer opiniao sobra elasticidade da demanda (eliminaríamos a B).
Oligopólio quer dizer uma pequena quantidade de empresas domindando o mercado. O que tem isso a ver com a questao? (eliminaríamos a C)
Como a formula é Q=3P, de cara sabemos que, se (P) for igual a 5, consequentemente, (Q) será 15. (eliminaríamos a D)
Sem saber as unidades de P e Q, é possível sim determinar a elasticidade preço da oferta. Pelo simples fato de que, como exposto anteriormente por outros colegas, a fórmula da elasticidade preço da oferta é: EPo= %DELTA P/%DELTA Q. Se supusermos que P=1, entao Q será igual a 6. Se variarmos P em 100% ( de 1 para 2), Q se elevará tabém em 100% (de 3 para 6) 100%/100% é igual a 1. Assim acharíamos a Elasticidade preço da oferta igual a um e acharíamos o gabarito correto da assertiva.
gabarito A