SóProvas


ID
424945
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de seguros resolveu empregar, como agentes de venda, funcionários
temporários oriundos de abrigos de pessoas que sofreram violência. Na interpretação dos
gestores dessa organização, esses indivíduos têm uma motivação especial para o trabalho
por necessitar satisfazer o nível mais baixo na pirâmide de necessidades. Essa iniciativa
remunerava os vendedores em 10% do valor do seguro colocado. Os funcionários já
anteriormente contratados, ao perceberem a ameaça dessa ação para seus empregos,
dobraram o faturamento médio esperado por colaborador.

Diante desse exemplo, é correto afirmar:

Nos estudos motivacionais, a teoria do reforço é uma abordagem comportamental que condiciona a atitude do indivíduo a estímulos externos, tais como um aumento salarial ou um elogio.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Reforço
     
    A teoria da fixação dos objetivos tem uma abordagem cognitiva (os propósitos orientam as ações). Em contrapartida, a teoria do reforço tem uma abordagem comportamentalista (condicionamento do comportamento pelo reforço). Os teóricos dos reforços vêem o comportamento como causa do ambiente. Para eles, os eventos cognitivos internos não devem ser motivo de preocupação; o que controla o comportamento são os reforços. A teoria do reforço ignora o interior do indivíduo, concentra-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer
    O reforço é qualquer conseqüência que, quando segue imediatamente uma resposta, aumenta a probabilidade que determinado comportamento se repita. Aqui é importante sabermos que inúmeras pesquisas indicam que as pessoas empenham-se mais em tarefas que recebem reforço do que as demais.

    Questão Certa
  • Desenvolvida inicialmente pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner (considerado como um dos pais da psicologia comportamental), a Teoria do Reforço, conclui que as ações com consequências positivas sobre o indivíduo fazem que as práticas tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance.


       Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres. 


  • Mais um conceito a respeito da Teoria do Reforço para auxiliar aos colegas nos estudos.(Retirado do Material do Ponto dos Concursos):

     
    Teoria do Reforço

    Os teóricos do reforço vêem o comportamento como causa do ambiente. Para eles, os eventos cognitivos internos não devem ser motivo de preocupação; o que controla o comportamento são os reforços. A teoria do reforço ignora o interior do indivíduo, concentra-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer.

    O que é um reforço? É qualquer consequência que, quando segue imediatamente uma resposta, aumenta a probabilidade que determinado comportamento se repita. Aqui é importante sabermos que inúmeras pesquisas indicam que as pessoas empenham-se mais em tarefas que recebem reforço do que as demais.

  • Vou tentar ser bem objetivo:

    A idéia principal dessa teoria é de que o reforço condiciona o comportamento sendo que este é determinado por experiências NEGATIVAS ou POSITIVAS, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.

    REFORÇO POSITIVO: se dá de várias formas como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. (Esse foi o caso citado)

    REFORÇO NEGATIVO: é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo. Por exemplo: uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do desperdador ("soneca"), o cessar do barulho irritante é um reforço negativo.

    Obs: REFORÇO NEGATIVO NÃO TEM CARATER PUNITIVO!



    Espero ter ajudado.
  • Ysla Lopes,

                         O QC considerou esta questão correta assim como no gabarito da banca.

    Conhecimento + equilíbrio + dedicação = sucesso.
  • Gente tenho uma dúvida... Quem puder ajudar-me... Aumento salarial como forma de motivação?? Mas já li em várias teorias que o salário apenas traz satisfação, e sua falta insatisfação... 
  •   Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.

     

  • A teoria do reforço é uma teoria que faz previsões a fatores como qualidade e volume de trabalho, persistência do esforço, absenteísmo, impontualidade e índice de acidentes. A teoria não lida com estados internos como a motivação. Ela explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço. O comportamento é uma resposta ao ambiente

     

       Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta).

     

    Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.

  • Por isso essa teoria é chamada de Teoria do Ambiente, pq são os estímulos externos que agem na motivação.