SóProvas


ID
425818
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores aprovados em concurso assinarão um termo de posse, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo a ser ocupado, sendo que essas atribuições podem ser modificadas pela vontade do servidor que as considerar fora de suas expectativas.

Alternativas
Comentários
  • Caro colegas,

    A questão se equivoca em  dizer  que as atribuições do cargo podem ser modificados pela vontade do servidor, razão pela qual devemos ter em vista que o regime estutário  tem naruteza legal, devendo, portanto,  as partes ( Administração Pública e servidor) se vincular ao que dispuser a LEI.  Vejamos o Art. 13 da lei 8.112/90:
    A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    Bons estudos a todos nós!
  • É festa agora?rs ...o servidor manda e desmanda? Fala sério!

  • Nem precisa estudar para responder essa questão. Precisa somente de interpretação. Ainda é de nível superior, fala sério.


  • GABARITO: ERRADO

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8112/1990, que assim afirma:

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    Desta forma, obviamente, o servidor não poderá alterar as atribuições do seu cargo em razão de sua simples vontade. Isso serve também para o seu chefe. Ou seja, um técnico judiciário que não goste de atender ao público, em uma Vara Criminal, não poderá simplesmente se recusar a fazê-lo. Porém, da mesma forma, seu chefe não poderá decidir que caberá ao técnico varrer e lavar xícaras desta mesma Vara Criminal, porque, certamente, estas atividades não constam no rol de atribuições do servidor.

    O resto da questão encontra-se correta.

    Gabarito: ERRADO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • ai ''naum'' ''jão''. Até a vovó acertou essa ''questaum''. kkkkk