SóProvas


ID
42757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A contínua diminuição de fontes de água fresca tem estimulado pesquisas em torno de recursos hídricos não convencionais como efluentes de estações de tratamento de esgotos. Segundo Nuvolari et al. (2003) e suas citações, com o desenvolvimento de novos e eficientes métodos de preparação desses efluentes para reuso, os possíveis empregos para essa água, entre outros, são:

I - irrigação;
II - resfriamento em processos industriais;
III - recarga de aqüífero subterrâneo.

É(São) correto(s) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • Não é do autor citado mas:

    "Aplicações da Água Reciclada
    Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.

    Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.

    Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.

    Recarga de aqüíferos: recarga de aqüíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.

    Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.

    Finalidades ambientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca.

    Usos diversos: aqüicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais."



    Fonte: 
    http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais/39-Reuso-de-%C3%81gua
  • O problema é que no enunciado não cita simplesmente água de reuso, o que seria facilmente demarcado em todas as opções. Mas sim de reuso de águas NEGRAS (esgoto). Portanto se trata de um item muito mais delicado para a atualidade, mas que sim, possui boas perspectivas para a utilização futura desta água até para o ser humano beber.

     • Reuso indireto: é quando a água já utilizada, uma ou mais vezes para uso domestico ou industrial, é descartada nas águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente à jusante, de forma dissolvida. 

    • Reuso direto: é o uso planejado e deliberado de esgotos tratados para certas finalidades como irrigação, uso industrial, recarga de aquíferos e água potável;

     • Reciclagem interna: é a reutilização da água internamente a instalações industriais, tendo como objetivo economia de água e o controle da poluição;