SóProvas


ID
432715
Banca
TRT 3R
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Assinale a assertiva (“a” a “e”) correta em relação aos enunciados de I a V, observada consolidação jurisprudencial do c. TST:

I – Em face das peculiaridades do trabalho intelectual, não é possível obter-se equiparação salarial em razão da impossibilidade de se mensurar a produtividade e a perfeição técnica da capacidade intelectual, como sumulado entendimento do E. TST.

II – A cessão de empregado não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do autor, de acordo com entendimento consolidado do c. TST.

III – O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas, independentemente da data de início do desvio de função, sendo este entendimento cristalizado em orientação jurisprudencial do TST.

IV – Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de tese jurídica superada pela jurisprudência da Corte Superior ou se oriunda de vantagem pessoal.

V – o conceito de “mesma localidade” de que trata o art. 461 da CLT refere-se ao mesmo município, ou a municípios distintos que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana, conforme entendimento consolidado pela Superior Corte Trabalhista.

Alternativas
Comentários
  • Item I – Incorreto - TST Enunciado nº 6- VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, é possível a equiparação salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeição técnica, cuja aferição terá critérios objetivos.
     
    Item II – Correto - TST Enunciado nº 6 - V - A cessão de empregados não exclui a equiparação salarial, embora exercida a função em órgão governamental estranho à cedente, se esta responde pelos salários do paradigma e do reclamante..
     
    Item III – Correto - TST Orientação Jurisprudencial nº 125- O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas.
     
    Item IV – Correto - TST Enunciado nº 6 - VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurídica superada pela jurisprudência de Corte Superior.
     
    Item V – Correto - TST Enunciado nº 6 - X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princípio, ao mesmo município, ou a municípios distintos que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana.
  • ATENÇÃO: Alteração do item VI da Súmula 6 do TST - (Resolução 172/2010 do TST; DEJT de 19, 22 e 23.11.2010).

    TST, súmula 6, VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurídica superada pela jurisprudência de Corte Superior ou, na hipótese de equiparação salarial em cadeia, se não demonstrada a presença dos requisitos da equiparação em relação ao paradigma que deu origem à pretensão, caso arguida a objeção pelo reclamado. (item alterado na sessão do Tribunal Pleno realizada em 16.11.2010)
  • Perfeito o 1º comentário.
    Só a título de esclarecimento a citada OJ n. 125 aplica-se aos empregados públicos e nao à iniciativa privada. 

    OJ n. 125 “O simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apo enas às diferenças salariais respectivas, mesmo que o desvio de função haja iniciado antes da vigência da CF88". Cumpre registrar que os precedentes que geraram a presente OJ foram exatamente em julgamentos de empregados públicos, o que permite firmar a conclusão de aplicabilidade da tese à presente modalidade de empregadores.

    Essa OJ visa evitar a burla ao concurso público, do contrário,  candidato presta concurso pra assistente admintrativo, depois de certo tempo forma em direito, tira OAB e iria começar a exercer função de advogado e iria ter que ser reenquadrado no cargo de advogado, sem sequer prestar concurso para o cargo de advogado jr. 


    Assim, a regra geral é que desvio funcional do empregado gera direito a novo enquadramento, além das diferenças salariais respectivas, em se tratando de empresas da iniciativa privada. Todavia, a questão perguntou "de acordo com o entendimento da OJ do TST (...), e referida OJ n. 125 refere-se ao emrpegado público, o que torna a afirmativa correta. 

    Bons estudos.
  • ATENÇÃO à nova atualização da Sum. 06, VI: 

    VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, é irrelevante a circunstância de que o desnível salarial tenha origem em decisão judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoalde tese jurídica superada pela jurisprudência de Corte Superior ou, na hipótese de equiparação salarial em cadeia, suscitada em defesa, se o empregador produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito à equiparação salarial em relação ao paradigma remoto.

    Acrescentando: a exceção sublinhada acima torna  o item IV incompleto, razão pela qual, na minha visão o torna errado hoje (na verdade a questão está DESATUALIZADA).