Questão com um detalhe bem sutil, quando olhamos alguma questão que fala de web services vamos logo nas alternativas procurando as siglas comuns(UDDI, SOAP, WSDL, RPC, HTTP, XML) e não atentamos para detalhes da questão. Nessa questão o foco está direcionado para: (...) Duas abordagens arquiteturais distintas para o projeto e implementação (...). E em se tratando de arquitetura não seria a alternativa, provavelmente marcada pela grande maioria b) SOAP e WSDL.
Não tirando os créditos de onde achei uma boa explicação para essa questão, temos o artigo escrito pelo Jaime Correia, no site do Walter Cunha.
Referências:
[1] http://waltercunha.com/blog/index.php/2008/06/19/web-services-pretrobras-processos-de-negocio-junho2008/
a-
Representational State Transfer (REST) consiste em restrições aplicadas a componentes, conectores e elementos de dados dentro de um sistema distribuído, ignorando os detalhes da implementação e a sintaxe de protocolo para focar nas funcoes dos componentes, nas restrições sobre sua interação com outros componentes e na sua interpretação de elementos de dados relevantes.
RPC assim como RMI sao exemplos de middleware, o qual simplifica a comunicacao das aplicacoes por inovocacao a metodos remnotos, comunicacao entre grupo de processos, notificacao de eventos, particionamento, posicionamento e recuperacao de objetos de dados compartilhados e sua replicacao e sua transmissao em tempo real. Outros middleware:
CORBA - common object request broker architecture
JAVA RMI - remote method invocation
Web services
Microsoft DCOM (distributed component object model)
ISO/ITU-T RM-ODP (reference model for open distributed processing)