SóProvas


ID
439726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito da receita e da despesa públicas, julgue os itens seguintes.

As receitas intraorçamentárias se contrapõem às despesas intraorçamentárias e se referem a operações entre órgãos e entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental.

Alternativas
Comentários
  • Receitas Correntes Intra-Orçamentárias

    Conceito

    Entre as mudanças mais importantes se destaca a criação das Receitas Correntes Intra-Orçamentárias, assim entendidas as receitas correntes de órgãos, fundos, autarquias, fundações, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social decorrentes do fornecimento de materiais, bens e serviços, recebimentos de impostos, taxas e contribuições, além de outras operações, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de órgão, fundo, autarquia, fundação, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses orçamentos, no âmbito da mesma esfera de governo.

    As receitas intra-orçamentárias constituem contrapartida das despesas realizadas na Modalidade de Aplicação "91 - Aplicação Direta Decorrente de Operação entre Órgãos, Fundos e Entidades Integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social", incluída na Portaria Interministerial STN/SOF n° 163/2001 pela Portaria Interministerial STN/SOF nº 688, de 14 de outubro de 2005. Dessa forma, na consolidação das contas públicas, essas despesas e receitas poderão ser identificadas, de modo que se anulem os efeitos das duplas contagens decorrentes de sua inclusão no orçamento.

    Questão correta
  • Não entendi a parte em que a questão fala: 'as receitas intraorçamentárias se contrapõem ás despesas intraorçzmentárias....Alguém podeia explicar?
         POor favor?
  • Oi, Natália,
    as receitas intraorçamentárias têm a função de se contrapor às despesas intraorçamentárias para se anularem e evitar a dupla contagem.
    São oriundas de operações realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. Têm a finalidade de discriminar as receitas referentes às operações entre órgãos, fundos, autarquias, fundações públicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social.
    Fonte: Prof. Sergio Mendes - Ponto dos Concursos
    Espero ter ajudado.
    Bons estudos!!
  • Felipe agradeço pelo comentário...ajudou bastante!
  • Galera achei estranha a questão, pois o acertiva não especifica se é receita de capital intra-orçamentária ou receita corrente intra - orçamentária...De qualquer forma a receita intra -orçamentária divide-se : receita de capital intra-orçamentária ou receita corrente intra- orçamentária...
    Receita corrente intra-orçamentárias --> são ingressos oriundos de operações realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes dos orçamentos de uma mesma esfera de governo. São receitas de órgãos, fundos, autarquias, fundações, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos orçamentos fiscais e da seguridade social decorrentes do fornecimento de materias, bens e serviço, recebimentos de impostos, taxas e contribuições, além de outras operações...  
  • mas o que são receitas Intra-orçamentárias?
    Esse conceito adveio de uma definição nova adotada pela Portaria
    Interministerial STN/SOF n° 338, de 26 de abril de 2006.
    As receitas intra-orçamentárias são ingressos provenientes do
    pagamento das despesas realizadas na aplicação direta devido a uma eventual
    operação entre órgãos, fundos e entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal
    e da Seguridade Social.
    Assim, ao se consolidarem as contas públicas, essas despesas e
    receitas são identificadas, a fim de se evitarem as duplas contagens
    decorrentes de sua inclusão no orçamento.
    Esse artifício contábil faz com que as classificações intraorçamentárias
    não constituam novas categorias econômicas de
    receita.
    Na verdade, têm a mesma função da receita original, só que se
    diferem pelo fato de se destinarem ao registro de receitas provenientes de
    órgãos que pertencem ao mesmo orçamento.
    Exemplificamos para vocês:
    Suponhamos que a Imprensa Nacional publique determinado edital
    de licitação do Ministério da Defesa no Diário Oficial da União. Esse serviço é
    cobrado, claro.
    Quando ela recebe pelo serviço prestado ao Ministério, estamos
    diante de uma receita intra-orçamentária para a Imprensa Nacional. De outro
    lado, a contrapartida é uma despesa intra-orçamentária por parte do Ministério
    da Defesa.

    PROFESSOR: ERICK MOURA
  • Questão muito estranha. 


    Se contrapor? [...]

  • Correto! Operações intraorçamentárias (ou seja: receitas e despesas intraorçamentárias) são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social do mesmo ente federativo.

    Gabarito: Certo

  • Para ser operação intraorçamentária tem que haver transação entre entidades do mesmo ente e dos orçamento fiscal e seguridade social.