SóProvas


ID
439735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito da receita e da despesa públicas, julgue os itens seguintes.

As despesas extraorçamentárias se caracterizam por desincorporação de passivo ou apropriação de ativo. É o caso da quitação das operações de crédito por antecipação de receita, efetuadas em razão de dificuldades momentâneas de caixa.

Alternativas
Comentários
  • • Receitas extraorçamentárias: simples ingresso financeiro ou de
    caixa; trata-se de recursos que serão restituídos no futuro na
    forma de despesas extraorçamentárias, provocando o
    surgimento de passivos financeiros (já que não se incorporam
    ao patrimônio; são créditos de terceiros). As receitas
    extraorçamentárias possuem caráter transitório (temporário);
    o Exemplos: cauções em dinheiro, fianças, depósitos de
    terceiros em garantia, salários não-reclamados,
    operações de créditos por antecipação da receita
    orçamentária*, retenções em folha de pagamento que
    dependam de repasses aos credores dos recursos,
    inscrições em restos a pagar e o serviço da dívida a
    pagar, saldos em poder dos fundos especiais e quaisquer
    outros valores obtidos em caráter temporário.

    *reparem que as operações de crédito são orçamentárias e as
    operações de crédito por antecipação de receita são
    extraorçamentárias.
  • Operação de ARO é uma antecipação de valores que entrariam no caixa em futuro próximo. Para que tais valores não sejam contabilizados duas vezes no orçamento, essa receita é classificada como extraorçamentária
    Obs: o pagamento dos juros relativos à operação de ARO são despesas orçamentárias, somente o pagamento do principal é extraorçamentária
  • 'As despesas extraorçamentárias se caracterizam por desincorporação de passivo ou apropriação de ativo..'
    O termo desincorporação é utilizado porque as despesas extraorçamentarias são saídas compensatoriano do ativo e no passivo fianceiro - representam desembolsos de recursos de terceiros em poder do ente publico. Se o desembolso é extraorçamentario, não há registro de despesa orçamentaria .

    Por não pertencer ao ente publico, essa despesa extraorçamentaria incorpora-se ao orçamento para fins de registro e controle. A sua quitação será por desincorporação do passivo ou apropriação de ativo( apropriação=creditar-se de uma receita extraorçamentaria, ou seja, no ativo as saída são registradas por credito).
  • Este item está de acordo com o Manual de Despesa Nacional, Volume II, p. 53, vejam:

    ´´Se o desembolso é extra-orçamentário, não há registro de despesa orçamentária, mas uma desincorporação de passivo ou uma apropriação de ativo.
     
    São exemplos de despesa extraorçamentária: Devolução dos valores de terceiros (cauções/depósitos), Recolhimento de Consignações/Retenções, Pagamento das operações de crédito por antecipação de receita (ARO), Pagamentos de Salário-Família, Salário-Maternidade e Auxílio-Natalidade
    ``
  • As despesas extraorçamentárias originam-se principalmente em virtude de desincorporação de passivo, contudo, podem ocorrer também pela apropriação de ativo. É o caso da quitação das operações de crédito por antecipação de receita, efetuadas em razão de dificuldades momentâneas de caixa. 
  • GAB: CERTO

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    Assertiva:(1° PARTE) As despesas extraorçamentárias se caracterizam por desincorporação de passivo ou apropriação de ativo. (2° PARTE)É o caso da quitação das operações de crédito por antecipação de receita, efetuadas em razão de dificuldades momentâneas de caixa.

    Segundo o MCASP, "se o desembolso é extraorçamentário, não há registro de despesa orçamentária, mas uma desincorporação de passivo ou uma apropriação de ativo". Assim, a primeira parte do item está correta (“As despesas extraorçamentárias se caracterizam por desincorporação de passivo ou apropriação de ativo”).

    A segunda parte (“É o caso da quitação das operações de crédito por antecipação de receita, efetuadas em razão de dificuldades momentâneas de caixa”.) está igualmente correta, pois trata-se de um exemplo de despesa extraorçamentária. Nos termos do MCASP, o pagamento das operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) possui caráter extraorçamentário, pois não necessitam de autorização orçamentária para que sejam efetuados.