SóProvas


ID
440653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do direito administrativo, julgue o  item  subsequente.


Segundo o entendimento do STF, as antigas empresas estatais de telecomunicações, que foram privatizadas por meio da alienação do controle acionário, não seriam concessionárias do serviço público, mas sim delegadas.

Alternativas
Comentários
  • "Parágrafo único do art. 191 da Lei federal 9.472/1997. Delegação e concessão de serviço público. Organização dos serviços de telecomunicações. Modalidade de licitação. Leilão. Processo de desestatização. Privatização. Alienação do controle acionário. Ausência de processo licitatório. (...) As privatizações – desestatizações – foram implementadas mediante a realização de leilão, modalidade de licitação prevista no art. 22 da Lei 8.666/1993 que a um só tempo transfere o controle acionário da empresa estatal e preserva a delegação de serviço público. O preceito impugnado não é inconstitucional. As empresas estatais privatizadas são delegadas e não concessionárias de serviço público. O fato de não terem celebrado com a União contratos de concessão é questão a ser resolvida por outra via, que não a da ação direta de inconstitucionalidade." (ADI 1.863, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 6-9-2007, Plenário, DJE de 15-2-2008.)

    http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigoBd.asp?item=1693

  • Ficou meio doido isso.... A delegação é gênero (Concessão, Permissão e Autorização) são espécies.

  • Eu entendi como uma delegação por outorga (serviços) , pois eram estatais foram criadas para aquele proposito , e posteriormente privatizadas para uma melhor adequação ao interesse público.

    Abçs!

  • a vida do concurseiro não é mole!