SóProvas


ID
44467
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as regras atuais adotadas na contabilidade pública federal e tendo em vista os procedimentos utilizados no Sistema de Administração Financeira - Siafi, assinale a opção que indica uma afirmação correta em relação ao Plano de Contas Único da Administração Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra A) As contas analíticas (nível em que recebe lançamento) são aquelas localizadas no último nível do código das contas. Errado.

    As contas mais analíticas são a de número 6 e a de número 7 (item e subitem). Entretanto, se não for possível a tomada de decisão mesmo com todos esses subsídios, o SIAFI possibilita o uso da tabela de contas-correntes contábeis, que contém um código formado por 14 dígitos, suficientes para comportar um CNPJ. Os lançamentos das contas devem ser feitos no 5º nível, em subelemento.

    Letra B) A estrutura das contas do passivo não obedece ao critério de exigibilidade das obrigações por determinação da Lei n. 4.320/64. Errado. 

    Em relação à estrutura obedece sim, o que muda é a nomenclatura.

    Letra C) A estrutura do código da conta em nove dígitos permite que seja utilizada a classificação econômica da despesa no código das contas de despesa. Correta.

  • Letra D) A estrutura do Plano de Contas da Administração Federal guarda relação direta com a estrutura e nomenclatura do Balanço Patrimonial determinado pela Lei n. 4.320/64. Errado.

    A estrutura do BP no plano de contas da Administração Federal guarda sim relação direta com a estrutura do BP da Lei 4320, mas muda-se a nomenclatura.

    Ativo e Passivo financeiro têm a mesma nomenclatura tanto no plano de contas quanto na Lei 4320, mas o que para a lei 4320 é ativo permanente, no plano de contas vira ativo não financeiro da mesma forma que o passivo permamente na lei 4320 vira passivo não-financeiro no plano de contas.

    Letra E) As contas de resultado levadas à Demonstração das Variações Patrimoniais são as integrantes das classes cinco e seis somente. Errado.

    Estrutura básica:

    Natureza devedora: 1. Ativo; 3. Despesa; 5. Resultado diminutivo do exercício

    Natureza credora: 2.Passivo; 4. Receita; 6. Resultado aumentativo do exercício

    Sendo que as contas das classes 1 e 2 são patrimoniais e das classes 3, 4, 5 e 6 são de resultado, portanto são estas que integram a DVP e não somente a 5 e 6.