SóProvas


ID
44488
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base no modelo utilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN, assinale a opção verdadeira em relação ao Balanço Financeiro de uma entidade qualquer da Administração Federal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
  •  As  despesas  são  classificadas  por  funções  (legislativa,  judicria, etc.). ja as receitas por categoria economica.

    • a) Depósitos de terceiros integram os ingressos orçamentários. Conforme estrutura do Banalno Financeio os depósitos de terceiros integram os ingressos/recebimentos extraorçamentários.
    • b) As disponibilidades para o exercício seguinte, quando existirem, são demonstradas juntamente com os ingressos. As disponibilidades para o exercício seguinte são demonstradas juntamento com os dispêndios. O saldo do exercício anterior que é demonstrado do lado dos ingressos.
    • c) Os dispêndios orçamentários são demonstrados obedecendo à classificação econômica da despesa. Entende-se por classificação econômica da despesa em Orçamentária e Extraorçamentária. Os dispêndios orçamentária obedecem esta classificação, tendo em vista, que são demonstrados conjuntamente com os demais dispendios orçamentários. A lei 4.320 diz que "O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária..."
    • d) Os ingressos independentes da execução orçamentária somente figuram nessa demonstração se há previsão de devolução no exercício subsequente. A previsão de devolução não impede a sua demonstração no BF.
    • e) Os valores a transferir, em razão da inscrição de restos a pagar não processados, são evidenciados em rubricas próprias. A inscrição de restos a pagar, com a função de compensar o valor da despesa orçamentária imputada como realizada, porém não paga no exercício da emissão do empenho é registrada juntamento com os ingressos no BF. Acredito que o erro da questão esteja em afirmar que são evidenciados em rubricas próprias.
  • Gabarito C

    Categoria econômica

    Receita Corrente

    Receita de Capital