SóProvas


ID
44560
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Liderança autocrática - O líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as decisões. Poderá ser utilizado como exemplo, em alguns casos de dificuldades dentro da empresa, que exigem ações mais rígidas. Portanto o volume dos resultados poduzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também, devido a imposição, falta de flexibilidade e exigência.
  • O líder democrático conduz e orienta o grupo, incentiva a participação e aceita a influência do grupo no processo de decisão.O líder liberal delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o à vontade.O líder autocrático, por sua vez, centraliza as decisões e impõe as ordens ao grupo. Analisando estas afirmações e as opções da questão, conclui-se que a, b, c e e estão erradas.
  • Não concordo com o gabarito da qustão: Não da pra afirmar que o "volume dos resultados produzidos pelo exercício da Liderança autocrática é maior do que os produzido sob outra forma de liderança, volume de resultado depende de outras variáveis", inclusive no livro de Administração de Chiavenato ele coloca que: "O trabalho somente sedesenvolvia com a presença física do líder.Quando ele se ausentava, as atividades paravame os grupos expandiam seus sentimentosreprimidos, chegando a explosões de indisciplinae agressividade." como alcançar altos volumes num ambiente desses????
  • O item "d" é a pura transcrição de uma das características da liderança Autocrática descrita pelo Idalberto Chiavenato no seu livro "Administração Geral e Pública". Os demais itens o elaborador misturou características da liderança Liberal e Democrática.

    In verbis, "Os grupos submetidos a liderança Autocrática apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustação e agressividade". Respondendo a colega Rejane, a analise sobre a veracidade dessa afirmação deve ser de longo prazo,verifique que com o passar do tempo as pessoas se sentirão sufocadas,pois não teram margem de participação nas atividades da empresa,atribuição totalmente centralizada no líder,o que fará com que seus objetivos pessoais não se adaptem aos da organização,levando a um distanciamento.

    Fonte: Idalberto Chiavenato, "Administração Geral e Pública",Ed. Campus, 2ª Ed. pg.131.

    Bons estudos!!

  • Rejane Silva Medeiros Rosa  

     

    Não dá para afimar que as outras alternativas estejam certas, porém a alternativa d, é bem óbvia, para quem ja trabalhou sobre pressão, idubitavelmente vc sobre pressão trabalha bem mais, pois s~e não o fizer, vc sai da empresa as 2:00 am, ou vc trabalha rápido, ou vc não tem vida.

    Agora, noto também que muitas bancas estão seguindo o livro do Chiavenato adm geral e publica

  • Altamente questionável a alternativa D. Existem pessoas que não trabalham mais sob pressão. Em uma empresa de alta tecnologia, por exemplo, o estilo liberal é mais adequado e gera muito mais produção. A liderança autocrática faz produzir mais quando se tratam de tarefas repetitivas e, ademais,  é uma coisa que varia de pessoa para pessoa. Alguns produzem mais, outros menos, sob esse tipo de pressão. Tem-se um trabalho mais eficaz, mas possivelmente menos eficiente.

    Existem trabalhos que demonstram que os níveis de rotatividade, absenteísmo e sabotagem em indústrias autocráticas é muito superior. Portanto, se as pessoas faltam, se produzem mal e rodam de empresa em empresa, então não vejo porque o volume de resultados seja maior. Talvez no curtíssimo prazo.

  • Resposta: LETRA D
    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA (AUTORITÁRIA):

    - a autoridade e as decisões são centralizadas na figura do líder.
    - não há liberdade de escolha para os subordinados;
    - o líder é dominador, dá ordens e espera que os subordinados cumpram com total obediência;
    - grupos submetidos a este tipo de liderança produzem maior volume de trabalho, porém com sinais de frustração, tensão e agressividade.
    - o grupo tem medo do líder e, por isso, só funciona na presença deste.
    - somente o líder é enfatizado.
    LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE):
    - o grupo tem total liberdade para tomada de decisões individuais ou grupais. O líder participa somente quando solicitado pelo grupo.
    - o líder age de forma evasiva e sem firmeza;
    - grupos submetidos a liderança liberal, normalmente, não apresentam bons resultados quanto a quantidade e nem quanto a qualidade de trabalho, mostrando sinais de individualismo, insatisfação, desagregação e pouco respeito à figura do líder.
    - somente o grupo é enfatizado.
    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA (PARTICIPATIVA):
    - o líder usa muito a comunicação, estimula a participação do grupo na tomada de decisões, se preocupa com o trabalho e com as pessoas;
    - o líder funciona como facilitador do grupo, coordenando as atividades e sugerindo ideias;
    - grupos submetidos a esse tipo de liderança apresentam qualidade de trabalho e um clima de satisfação, comprometimento, integração e responsabilidade.
    FONTE: Ponto dos Concursos

     

  • Por eliminação a alternativa D é correta, com ressalvas.

    O líder autocrático, por focar as tarefas, processos, prazos e eficiência, num dado contexto, poderá, sim, extrair maior produtividade e desempenho.

    Porém isso é questionável. Vai depender do nível de maturidade de cada funcionário, consoante a teoria situacional. 

  • Ótimo comentário do Arthur. Questão questionável.

  • O livro cita que a liderança autocrática produzirá "... maior volume de trabalho...", O  que é aceitável, já que estão constantemente sobre pressão.
    Porém, em minha concepção, não se pode afirmar que maior volume de trabalho seja diretamente proporcional a maior volume de resultados produzidos.
    Entraria na discussão de eficiência e eficácia, de forma que:

    trabalhar muito ≠ trabalhar bem.

    Assim, concordo com os colegas quanto ao questionamento da questão, visto que, deveria ser ANULADA, por não apresentar gabarito.

  • A questão deveria ser:

    O volume dos trabalhos poduzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.

    E não:

    O volume dos resultados poduzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.

    Concordo com o comentário do Zé.

  • Realmente o examinador pisou na bola ao escrever a alternativa, que se encontra em Chiavenato (1999):

    "Os resultados dessa pesquisa tiveram entusiástica repercussão nos Estados Unidos na época. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade. Sob liderança liberal, os grupos não se saíram bem quanto à quantidade nem quanto à qualidade, com sinais de forte individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder. Com a liderança democrática, os grupos não chegaram a apresentar um nível quantitativo de produção tão elevado como quando submetidos à liderança autocrática, porém a qualidade do seu trabalho foi surpreendentemente melhor, acompanhada de um clima de satisfação, de integração grupal, de responsabilidade e de comprometimento das pessoas.”


  • A questão deveria ter sido anulada, pois Chiavenatto não diz isso no seu livro. Como o colega Senna já postou, o texto no livro é " Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior volume De Trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade". Dizer que apresenta maior volume de resultado coloca esse tipo de liderança como melhor que a democratica, o que não é verdade pela propria definição de Chiavenatto. Ou seja,  a mudança na transcrição induz ao erro. E não há gabarito pra essa questão.
    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA (AUTORITÁRIA):
    - grupos submetidos a este tipo de liderança produzem maior volume de trabalho, porém com sinais de frustração, tensão e agressividade.
    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA (PARTICIPATIVA):
    - grupos submetidos a esse tipo de liderança apresentam qualidade de trabalho e um clima de satisfação, comprometimento, integração e responsabilidade. 

    Idalberto Chiavenato no seu livro "Administração Geral e Pública"

  • Estilos de Liderança de Kurt Lewin : o critério utilizado é nível de participação na tomada de decisão.

    Liderança autocrática : o líder centraliza todas as decisões. A participação na tomada de decisão por parte dos subordinados é muito limitada ou nenhuma.

    Liderança Democrática : o líder permite que os subordinado participem da tomada de decisões. A decisão é tomada em conjunto entre líder e liderados. 

    Liderança Liberal: Os liderados decidem como vão fazer e com quem vão fazer. O líder não toma as decisões e se posiciona apenas como um facilitador de recursos para que a equipe alcance os resultados.




  • Não concordo com o gabarito, pois cada tipo de liderança irá se encaixar conforme a situação.

  • a) Na divisão do trabalho, o líder autocrático determina a tarefa de cada um e cada qual escolhe seu companheiro de trabalho. Na liderança democrática, o grupo decide sobre a divisão de trabalho e sobre o parceiro de cada um.  ("0 líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho.")

     

    b) Na programação dos trabalhos, tanto o líder democrático como o liberal não interferem de nenhuma forma nas decisões do grupo.(Liberal: "A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas". Democrática: "0 próprio grupo esboça providências e técnicas para, atingir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefes ganham novos contornos com os debates")

     

    c) As características comportamentais predominantes dos subordinados do líder liberal e do líder democrático são similares quanto à escolha do que fazer e quando fazer. (Autocrático: sinais de tensão, frustração e agressividade. Liberal: sinais de forte individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder. Democrática: clima de satisfação, de integração grupal, de responsabilidade e de comprometimento das pessoas.)

     

    d) O volume dos resultados poduzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.

     

    e) Grupos submetidos às lideranças liberais e democráticas tendem ao individualismo e a ignorar o líder com o passar do tempo. (Liberal: sinais de forte individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder. Democrática: clima de satisfação, de integração grupal, de responsabilidade e de comprometimento das pessoas.)

     

    Fonte: Chiavenato (decoreba dos infernos de 1999)

  • Líder Autocrático -》 centraliza totalmente a autoridade e as decisões, Subordinados não tem nenhuma liberdade de escolha,é dominador, emite ordens e espera obediência, plena e cega dos subordinados. os grupos apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

    - LIDER É TEMIDO PELO GRUPO, QUE -SÓ TRABALHA QUANDO ELE ESTÁ PRESENTE.

    TIPICAMENTE NEGATIVO (LÍDER)

    - BASEIA SUAS AÇÕES EM AMEAÇAS E PUNIÇÕES.