Na alternativa“a” encontramos o vocábulo “abençoo” que se encontra corretamente grafado, pois não mais se acentua a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos terminados em “oar”. Ainda encontramos na alternativa “a” o vocábulo “fiéis”, que apresenta a sílaba tônica na última sílaba, sendo assim, estamos diante de uma oxítona que deve ser acentuada por terminar em ditongo aberto: “éi(s), ói(s) e éu(s).”
Na alternativa“b” encontramos os vocábulos “ideia” que apresenta a sílaba tônica na penúltima sílaba, portanto, estamos diante de paroxítonas que não devem ser acentuadas, pois as paroxítonas somente são acentuadas quando apresentam as seguintes terminações: l, n, r, x, ps, um(uns), i(s), us, ã(s), ão(s), ei(s) e ditongo crescente.
Nas alternativas “c” encontramos os vocábulos “joia”, que apresentam a sílaba tônica na penúltima sílaba, portanto, estamos diante de paroxítonas que não devem ser acentuadas, pois as paroxítonas somente são acentuadas quando apresentam as seguintes terminações: l, n, r, x, ps, um(uns), i(s), us, ã(s), ão(s), ei(s) e ditongo crescente.
Na alternativa“d” encontramos o vocábulo “creem” que se encontra corretamente grafado, pois não mais se acentua o “e” fechado da 3ª pessoa do plural dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
Na alternativa“e” encontramos o vocábulo “pôde” que se encontra corretamente grafado, pois o acento serve para diferencia pôde (pretérito de poder) de pode (presente de poder). Ainda encontramos na alternativa “e” os vocábulos “público” e “sábado” que apresentam a sílaba tônica na antepenúltima sílaba, portanto, estamos diante de proparoxítonas que são obrigatoriamente acentuadas.
O que pode fazer confusão em muitos é o seguinte:
A questão requer um nível de conhecimento de divisão silábica, pois pode haver paroxítonas terminadas em ditongo que serão acentuadas. Ex: FLÁVIA, ALOÍSIO, ÁGUA...............A palavra JOIA não termina em ditongo pois como falei a divisão silábica é a seguinte JOI - A (paroxítona terminada em A não são acentuadas)
OBS: 3 vogais juntas, separa-se ( 3 - 2 - 1 ) Três vogais, duas na primeira sílaba e uma na seguinte. Ex. i-dei-a, plá-tei-a, as-sem-blei-a, a-poi-o.