-
Quando o ambiente de trabalho não é adequado às características e funcionamento da máquina humana, colocando-a em situações penosas, o que se pode observar é o surgimento de diferentes tipos de Doenças Profissionais.
- As lesões por esforço repetitivo (LER) – são o conjunto de doenças que atingem os músculos, tendões e nervos superiores, devido ás exigências do trabalho e ao ambiente físico do mesmo. São inflamações provocadas pelas actividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante muito tempo. Há diversas doenças provocadas pelos esforços repetitivos (tenossinovite, tendinite, síndrome do túnel do carpo).
- A perda auditiva – é a Doença Profissional mais frequente desde a Revolução Industrial, sendo provocada, na maioria das vezes, pelos altos níveis de ruído.
- Bissinose – é uma Doença Profissional que atinge os trabalhadores que trabalham com algodão.
- Já as Doenças do Trabalho são resultantes das condições especiais de trabalho, não relacionadas com esta, e para as quais se torna necessária a comprovação de que foram adquiridas em decorrência do trabalho.
-
Assertiva incorreta.
A banca trocou o conceito. O correto seria que o trabalhador foi acometido de uma doença profissional. Lembre sempre que caso a doença seja relacionada diretamente àquela função específica então teremos a profssional. A classificação é dada pela NBR 14280 conforme segue:
2.9.1.4.1 doença do trabalho: Doença decorrente do exercício continuado ou intermitente de atividade laborativa capaz
de provocar lesão por ação mediata.
NOTA - Deve admitir-se, no caso de ser a lesão uma doença do trabalho, a preexistência de uma ocorrência ou exposição
contínua ou intermitente (ver nota 1 de 2.1), de natureza acidental, a ser registrada nas estatísticas como acidente.
2.9.1.4.2 doença profissional: Doença do trabalho causada pelo exercício de atividade específica, constante de
relação oficial.
-
Silicose (Poeira de Quartzo).... Presença de Dióxido de Silício = Doença Profissional - Agente Causador é inerente a função.
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica. O pó de sílica é o elemento principal que constitui a areia, fazendo com que a doença acometa principalmente mineiros, cortadores de arenito e de granito, operários das fundições e oleiros. Também àqueles em que os trabalhos implicam na utilização de jatos de areia, na construção de túneis e na fabricação de sabões abrasivos, que requerem quantidades elevadas de pó de sílica, por exemplo.
-
Doença Profissional (e não Ambiental)