SóProvas


ID
447904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do direito administrativo, julgue os itens abaixo.

Os atos administrativos possuem presunção de legitimidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos: Conceito ? os atos administrativos são presumidos verdadeiros e legais até  que se prove o contrário. Assim, a Administração não tem o ônus de provar que  seus atos são legais e a situação que gerou a necessidade de sua prática realmente existiu, cabendo ao destinatário do ato o encargo de provar que o  agente administrativo agiu de forma ilegítima. Este atributo está presente em  todos os atos administrativos.
  • Complementando o comentário acima.

    O atríbuto  da presunção  de legitimidade, também é conhecido como presunção de legalidade (lei) ou presunção de veracidade (verdade), significa que o ato administrativo, até que prova em contrário, é considerado válido para o Direito.
    A presunção de legitimidade é um atributo universal aplicável a todos os atos administrativos. Observação importante: a presunção é relativa (juris tantum) , ou seja, adimite prova em contrário.
    Há também quem diferencie presunção de legalidade (legitimidade) e presunção de veracidade. Este consagra a verdade dos fatos motivadores do ato. Já aquele (legitimidade) diz respeito à validade do ato em si.

    Alternativa correta.

    FONTE: Alexandre Mazza, 2° ed., Editora Saraiva.
  •         ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO  - ( P A I T )
      Presunção de legitimidade; Autoexecutoriedade; Imperatividade; e Tipicidade.*        Gabarito: Correto.

           Saudações à todos!
  • TODOS os Atos da Administração (Atos Administrativos; Atos Materiais ou Fatos Administrativos; Atos Políticos e Atos Privados) possuem PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE E VERACIDADE  e são TIPIFICADOS;  TODOS eles possuem esses dois ATRIBUTOS!!!! 

    Bons Estudos Guerreiros!
  • Todo Ato Adm pressupõe Legitimidade até que se prove ao contrario  

  • Presunção de legitimidade - primeiro atributo do ato administrativo . Decorre da teoria da aparência : Atos administrativos como manifestações unilaterais de vontada da ADM  publica, embasada pela supremacia do interesse publico em face do particular , nascem legais . Porém essa Legalidade NÃO é ABSOLULA , É IURIS TANTUN ,  RELATIVA . O ÔNUS DE INVERSÃO DA PROVA É DO ADMINISTRADO.

  • As presunções de legitimidade (legalidade) e de veracidade são atributos presentes em todos os atos administrativos. Contudo, ambas serão sempre relativas (juris tantum), podendo ser afastadas em razão da apresentação de prova em sentido contrário.


    RICARDO ALEXANDRE

  • Atributos do Ato administrativo (LEITE)

    Legitimidade - O ato administrativo é valido até que se prove o contrário.

    Exigibilidade  - Possibilidade de a Adm. Púb.aplicar sanções sem necessidade de ordem judicial.

    Imperatividade - Possibilidade de a Adm. Púb. criar unilateralmente obrigações a terceiros.

    Tipicidade - Não se pode alterar a finalidade específica de um certo ato.

    auto(Executoriedade) - Possibilidade de a Adm. Púb. usar a força física para coerção direta sem autorização judicial prévia.

  • Tempo bom essa Cespe de 2008...

  • "A presunção de legitimidade dos atos administrativos, diante do que dispõe a Constituição Federal, não é absoluta, pelo contrário, é relativa, porque admite, em sua plenitude, prova em contrário."

  • Presunção essa RELATIVA. IURIS TANTUM.

  • GAB: CERTO

    Atributos do Ato Administrativo

    • Presunção de Legitimidade e Veracidade: presume-se, em caráter relativo, que os Atos da Administração foram editados em conformidade com a lei. Trata-se, contudo, de uma presunção relativa, ou seja, admite-se prova em contrário (cabe ao administrado provar que o ato é vicioso).

    Ex: Policial aplica multa por visualizar o condutor supostamente cometendo infração de transito ao dirigir utilizando celular. Ao receber a autuação, o particular pode interpor recurso e tentar provar que a observação do policial foi incorreta.