SóProvas


ID
44911
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Carlos Bresser Pereira, Folha de S. Paulo, 27/07/2009. Assinale a opção em que o fragmento apresenta emprego correto dos sinais de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    A)ERRADA. Não pode haver a vírgula após "hoje", salvo se esse termo estivesse isolado. Com a vírgula houve a separação, por vírgula, do sujeito e do verbo.
    B) ERRADA. Note que a expressão "tanto...quanto" não leva vírgula. Contudo o erro encontra-se em legitimação do poder dos povos.
    C)CORRETA.
    D) ERRADA. Está separando o sujeito do verbo em "Já o nacionalismo econômico agressivo,(ERRO) caracteriza..."
    E) ERRADA. Acredito que o erro está na ideia restritiva e er colocado vírgula como se fosse explicativa. 

    Bons estudos.
  • É, na (e) me parece que a vírgula depois de "étnico" dá a impressão que está introduzindo uma oração subordinada adjetiva explicativa, mas na verdade separa sujeito e predicado da oração principal, como nos demais casos. O correto seria: "já o nacionalismo étnico é o nacionalismo..." (no caso de se retirar a vírgula) ou "quanto ao nacionalismo étnico, nacionalismo perverso das pessoas e povos, é o nacionalismo dos que discriminam..." (no caso de se transformar a oração entre vírgulas em subordinada, levando o verbo da principal mais adiante).
    Na alternativa (b) há duas vírgulas problemáticas, depois de "poder" e depois de "étnico". Contudo, fiquei com uma dúvida: a expressão "tanto... quanto..." deve ou não levar vírgula segundo a norma culta?
  • Compare o texto original.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi270720...

    Veja que o "erro" da (e) seria a segunda vírgula. Realmente ela foi adicionada pela ESAF, porém apenas muda o sentido (de restritivo para explicativo), e não a correção gramatical.

    Não é a primeira nem a segunda vez que pego a ESAF cometendo esse tipo de questão, e eles não aceitam recursos - como se o concurseiro tivesse de saber o sentido original, quando a questão somente demanda correção gramatical uma vez que nem há bases para se comparar o sentido original.