SóProvas


ID
4510
Banca
FCC
Órgão
TRE-MS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando o arquivo de uma entidade passa a conviver com o de outras, nas instituições de guarda permanente de documentos, recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Um arquivo permanente que guarde documento de várias instituições (o Arquivo Nacional, por exemplo, que guarda documentos de órgãos do Poder Executivo, ou o Arquivo Público do DF, que guarda documentos de órgãos diversos do GDF) terá sua documentação dividida em FUNDOS.

    Exemplos:

    - Fundo Ministério da Educação

    - Fundo Ministério da Cultura

    - Fundo Ministério do Meio Ambiente...’
  • Mas FUNDO não é "conjunto de documentos de uma mesma proveniência"?????
    Então se é de uma mesma proveniência, como é que vai conviver com o de outra entidade?!?
  • Fundo: principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituído dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, bem como de mais de uma fonte geradora de arquivos, reunidos pela semelhança de suas atividades, respeitada a proveniência.
  • "A circular de 24 de abril de 1841 formulou o princípio básico de respect desfonds, pelo qual todos os documentos originários de uma “autoridade administrativa,corporação ou família” devem ser agrupados, constituindo fundos. Dentro desses osdocumentos devem ser arranjados por assuntos, e após, em ordem cronológica,geográfica ou alfabética. As relações entre os grupos de assuntos, dentro de umfundo, devem ser determinadas pelo conteúdo dos mesmos."
  • Dica: Fundo sempre se refere a arquivos permanentes!!!

  • Melhor não perder tempo com questões antigas da FCC (antes de 2009), tem muita confusão de conceitos e termina atrapalhando o aprendizado!
  • Fundo Estrutural- são constituídos pelo agrupamento dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.
    Fundo Funcional- constituídos por documentos de acordo com sua semelhança temática, provenientes de diversas fontes geradoras de arquivos.
  • Para responder a essa questão é só pensarmos em uma instituição como o Arquivo Nacional, uma instituição de guarda permanente que abriga diversos fundos recolhidos.
  • Essa questão é bem parecida com a anterior, certo? Ambas desejam saber se você entende o conceito de fundo de arquivo, que nada mais é do que o conjunto de documentos de uma instituição.

    Quando estamos diante de uma instituição de custódia, que são as que recolhem os arquivos permanentes nas suas respectivas esferas de competência, temos a reunião de vários fundos, mas isso não quer dizer, de forma alguma, que esses documentos se misturam.

    Resposta: E