SóProvas


ID
45232
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A conversação terapêutica se refere a um esforço no qual há uma busca mútua de entendimento e exploração por meio do diálogo de problemas. A ênfase não está em produzir mudanças mas em abrir espaços para a conversação. Na visão dialógica, alcançar este tipo especial de conversação terapêutica requer que o terapeuta

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o site: http://www.encontroacp.psc.br/conversa.htm"...Trabalhar a partir de uma posição de “saber,” é antecipar possíveis conclusões e limitar o desenvolvimento conjunto do novo significado. Isto significa dizer que as teorias orientadas para uma finalidade, direcionadas pelo conhecimento e pela teoria pré-existente do terapeuta, limitam as opções acessíveis do discurso do cliente, enfatizando apenas o que já é conhecido..."
  • Gab.: A

    adote uma posição de não-saber.

  • Postura Socrática (muitas vez confundida como uma técnica da terapia cognitiva). "só sei que nada sei" Sócrates. Levava seus opositores de debate a uma conclusão favorável ao seu ponto de vista a partir de questionamento com perguntas aparentemente desconexas entre si e em comparação com sua posição. Como isso era possível? Por que ele partia da postura autentica de que realmente poderia estar errado. Num diálogo de qualidade precisa haver justamente isso: a possibilidade de se estar errado.