SóProvas


ID
452410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-TO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Acerca da prova no processo penal, julgue os próximos
itens.

Não se faz distinção entre corpo de delito e exame de corpo de delito, pois ambos representam o próprio crime em sua materialidade.

Alternativas
Comentários
  • Corpo de Delito: há infrações penais que não deixam vestígios materiais, como é o caso dos crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) quando praticados oralmente, ou o desacato. Mas há infrações penais que deixam vestígios materiais, como é o caso do homicídio, o roubo, o estupro, a falsificação. O corpo de delito é o conjunto de vestígios materiais deixados pela infração penal. Corpo de delito é a materialidade do crime. As alterações no mundo das coisas, derivadas do crime, são os rastros materiais do crime. Exemplo: cadáver, janela arrombada, chave utilizada, etc. Exame de Corpo de Delito: é o exame realizado nos vestígios materiais deixados pela infração penal. É o auto em que os peritos descrevem suas observações e se destina a comprovar a existência do delito.
  • ASSERTIVA ERRADA

    São conceitos diferentes, o corpo de delito é o conjunto de vestígios materiais produzidos pelo crime. O Exame de Corpo de delito é o exame pericial desses vestígios.
  • Corpo de delito é o conjunto de vestígios materias ou sensíveis deixados pela infração penal. Já o exame de corpo de elito é o meio de prova apto a formar a convicção do Magistrado quanto a existência ou não da materialidade delitiva.
  • Corpo de delito - é o conjunto de vestígios materiais ou sensíveis deixados pela infração penal.
     

    Exame de corpo de delito direto e exame de corpo de delito indireto

    Exame de corpo de delito direto: é o exame feito por perito sobre o próprio corpo de delito.

    Exame de corpo de delito indireto: há duas principais correntes que procuram estabelecer o que seria tal exame:

    1ª corrente: o exame indireto seria a prova testemunhal ou documental suprindo a ausência do exame direto – corrente majoritária na jurisprudência (fundamentação no art. 167 do CPP)

    Art. 167.  Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

    2ª corrente: o exame de corpo de delito indireto é um exame pericial, porém, feito pelos peritos a partir do depoimento das testemunhas e ou documentos apresentados.

  • Errado. 

    Esquema para memorizar 

    Corpo de Delito=> V / D / I
                                      Vestígios 
                                       Deixados
                                       Pela Infração

    Exame de Corpo Delito => P / V / D / I 
                                                     Perícia
                                                      Vestígios 
                                                      Deixados
                                                     Pela Infração
              
  • essa prova era para Delegado de Jardim da Infância?
  • Bem fácil -  errado
    O corpo de delito é o conjunto de vestígios materiais produzidos pelo crime.
    O Exame de Corpo de delito é o exame pericial desses vestígios

    Bons estudos
  • Exame de corpo de delito, o exame é o meio de prova (instrumento processual mediante o qual a parte busca formar o convencimento do Juiz), sendo o corpo de delito o objeto material da prova.
    Além disso, o exame de corpo de delito é uma prova pessoal (pois é elaborada por pessoa), enquanto o corpo de delito é uma prova real (coisa)
  • Basta lembrar do episódio de Chaves onde o próprio bate na cabeça do Seu Barriga com uma bola de boliche (corpo de delito/vestígio da infração). a perícia envolvendo a bola de boliche seria o exame de corpo de delito.


    Gabarito: Errado.

  • Essa questão foi para o concurso de delegado de corredor escolar!

  • ERRADO MANO

    Corpo de delitos - É o local onde se encontra os vestígios do crimes. Ex.: É aonde o corpo assassinado se encontra.

    Exame de corpo de delito - É a perícia feita no local. Ex.: Exame para saber há quanto tempo o corpo assassinado realmente foi assassinado. 

     

    De forma simples para ficar claro. 

  • Gente, isso foi em 2009.

     

    Claro e evidente que nem para nível médio cai uma questão dessas nos dias de hoje.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Prova é o elemento produzido pelas partes ou mesmo pelo Juiz, visando à formação do convencimento deste (Juiz) acerca de determinado fato. Como o processo criminal é um processo de “conhecimento” (pois se busca a certeza, já que reside incerteza quanto à materialidade do delito e sua autoria), a produção probatória é um instrumento que conduz o Juiz ao alcance da “certeza”, de forma que, de posse da certeza dos fatos, o Juiz possa aplicar o Direito. Por sua vez, o objeto de prova é o fato que precisa ser provado para que a causa seja decidida, pois sobre ele existe incerteza. Assim, num crime de homicídio, o exame de corpo de delito é prova, enquanto o fato (existência ou não do homicídio – a materialidade do crime) é o objeto de prova.


    No caso de exame de corpo de delito, o exame é o meio de prova (instrumento processual mediante o qual a parte busca formar o convencimento do Juiz), sendo o corpo de delito o objeto material da prova. O objeto da prova é o fato a ser provado (homicídio), sendo o objeto material da prova a coisa sobre a qual recai o exame (cadáver, etc).


    Além disso, o exame de corpo de delito é uma prova pessoal (pois é elaborada por pessoa), enquanto o corpo de delito é uma prova real (coisa). Assim, a AFIRMATIVA ESTÁ ERRADA.

     

    Prof. Renan Araujo - Estratégia Concursos

  • Erradinha.

    Corpo de delito => São os vestígios deixados pelo crime

    Exame de corpo de delito => É o exame realizado encima dos vestígios deixados pelo crime.

  • Quem Assistiu Chaves o episodio da "bola de Boliche", acertou essa questão, Seu barriga explicou ao Chaves rsrsrs !!! Acertei por isso !!

  • Analisa-se o corpo com o exame

    Abraços

  • CORPO DE DELITO: São os elementos sensíveis deixados pelo crime (vestígios);

     

    EXAME DE CORPO DE DELITO: É a perícia realizada em tais vestígios.

  • Corpo de delito é a fonte de provas

    Exame de corpo delito(pericia) é o meio de extrair essas provas

  • Podemos ver claramente como o nivel das provas cresceram nesses ultimos 10 anos!

    Gab. E

  • Prova é o elemento produzido pelas partes ou mesmo pelo Juiz, visando à formação do convencimento deste (Juiz) acerca de determinado fato. Como o processo criminal é um processo de “conhecimento” (pois se busca a certeza, já que reside incerteza quanto à materialidade do delito e sua autoria), a produção probatória é um instrumento que conduz o Juiz ao alcance da “certeza”, de forma que, de posse da certeza dos fatos, o Juiz possa aplicar o Direito.

    Por sua vez, o objeto de prova é o fato que precisa ser provado para que a causa seja decidida, pois sobre ele existe incerteza. Assim, num crime de homicídio, o exame de corpo de delito é prova, enquanto o fato (existência ou não do homicídio – a materialidade do crime) é o objeto de prova.

    No caso de exame de corpo de delito, o exame é o meio de prova (instrumento processual mediante o qual a parte busca formar o convencimento do Juiz), sendo o corpo de delito o objeto material da prova. O objeto da prova é o fato a ser provado (homicídio), sendo o objeto material da prova a coisa sobre a qual recai o exame (cadáver, etc).

    Estratégia

  • SE FOSSE A MESMA COISA TERIA O MESMO NOME

    SEGUE O BAILE

  • Questão errada.

    Corpo de delito: são os vestígios deixados no local dos fatos. Conjunto de elementos materialmente sensíveis de uma conduta delitiva.

    São se pode confundir ainda Corpo de delito com Corpus Criminis (coisa ou pessoa sobre a qual recai a conduta delitiva), e Corpus Instrumentorum (meios ou instrumentos de que se sirva o criminoso).

    Exame de Corpo de delito: consiste no exame realizado no local dos fatos, nos instrumentos e nas pessoas envolvidas. Será obrigatório nas infrações penais que deixam vestígios. Poderá ser realizado de forma direta ou indireta, a qualquer dia e a qualquer hora. Exceção: exame de necropsia: deve ser feito ao menos 6 horas após o óbito.

  • NÃO É IGUAL, OU SEJA, É DIFERENTE HAHAHAHAAHA

  • gab:errado

    Corpo de delito= São os vestígios deixados pelo crime

    Exame de corpo de delito= É o resultado do exame dos vestígios deixados pelo crime(corpo de delito).

  • Gabarito: Errado!

    Corpo de delito é o vestígio em si

    Exame de corpo de delito é a conclusão das análises feitas pelo exame do material deixado(vestígio)

  • gab: errado

    Corpo delito: vestidos deixados no crime.

    Exame de corpo delito: perícia que vai analisar a conclusão dos vestigios deixados pelo crime.

  • No caso de exame de corpo de delito, o exame é o meio de prova (instrumento processual mediante o qual a parte busca formar o convencimento do Juiz), sendo o corpo de delito o objeto material da prova. O objeto da prova é o fato a ser provado (homicídio), sendo o objeto material da prova a coisa sobre a qual recai o exame (cadáver, etc). Além disso, o exame de corpo de delito é uma prova pessoal (pois é elaborada por pessoa), enquanto o corpo de delito é uma prova real (coisa)

  • Corpo de delito: materialidade do crime; Exame de corpo de delito: é a perícia realizada para apontar a referida materialidade. Assertiva: errada
  • corpo é conjunto de vestígios. Já o exame desse corpo é a perícia em si.
  • Como diz o professor Rani Passos de informática... "Se fosse a mesma coisa, tinha o mesmo nome"

    Corpo de delito - o vestígio em si, vestígios deixados no crime

    Exame de corpo de delito - é a conclusão das análises feitas pelo exame do vestígio