SóProvas


ID
453175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Agentes de polícia, após obterem autorização judicial para monitorar as conversas telefônicas mantidas por Josemar, descobriram que este havia recebido um carregamento de cocaína às 22 h e que a droga se encontrava armazenada em sua residência.

Nessa situação hipotética, os agentes de polícia

Alternativas
Comentários
  • e) visto que se encontra em flagrante delito próprio ("droga armazena em sua residencia").

  • LEI Nº 11.343 Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

    Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

  • Tráfico de drogas=crime permanente=flagrante "ter em depósito" (um dos verbos do art. 33 da Lei 11.343/06).

  • Além da informação-base de que o delito se prolonga no tempo -crime continuado, precisa saber que:

     A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas “a posteriori”, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados. STF. Plenário. RE 603616/RO, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 4 e 5/11/2015 (repercussão geral) (Info 806).

  • Flagrante - qualquer hora!

  • nesse caso se caracteriza flagrante, podera ser feito a qualquer hora

  • Art. 303.  Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.

    tráfico de drogas - crime permanente

  • GABARITO - E

    rt. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

    Na modalidade TER EM DEPÓSITO o crime é PERMANENTE, logo estamos diante de uma situação de Flagrante delito e não há necessidade de mandado.

  • Nesse caso, há fundadas razões para entrar na casa, afinal, há flagrante delito :

    CPP

    Art. 283. Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de prisão cautelar ou em virtude de condenação criminal transitada em julgado.

    Art. 303.  Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.

  • O tráfico de drogas poderá ser instantâneo ou permanente. Nesse último caso abarca as modalidades de "expor à venda, ter em depósito, transportar, trazer consigo e guardar".

  • Acréscimo. Mera suspeita não autoriza o ingresso, tem que ter base probatória.

  • CF/88 - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;        

    Flagrante e para prestar socorro - qualquer hora (dia ou noite)

    Ordem judicial - somente de dia (há divergência na doutrina e na jurisprudência quanto ao que se considera dia)

  • Com base na situação hipotética ,qual seria o tipo de flagrante ?

  • Em flagrante pode!

  • Flagrante! ponto.

    Constituição Federal

    "Art. 5º (...) CF/88

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; "

    Vida longa aos audazes.

    SEMPER PARATUS.

  • art.5°CF.XI ASILO INVIOLAVEL ,EXCEÇÃO

    NOITE:18H ÁS6 FLAGRANTE DE DELITO

    DESASTRE

    SOCORRO

    GABARITO :E

  • O inciso XI do Artigo 5º define que: XI – “A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    COMO ESTAVA EM FLAGRANTE ( CRIME PERMANENTE) PODIA ENTRAR EM QUALQUER HORÁRIO.

    ABUSO DE AUTORIDADE

    Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei:

     cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).

  • A dinâmica do ingresso dos policiais na residência do ora apelante permite concluir que, de fato, HAVIAM FUNDADAS RAZÕES para que fosse tomada a medida extrema, não se podendo falar em nulidade das provas obtidas pelos policiais responsáveis pelo flagrante, em especial no que tange à apreensão das drogas que estava no interior do imóvel do infrator.

    Assim, embora a Defesa alegue que a prova obtida deve ser declarada nula, ante a ausência de justificativa suficiente para a entrada dos policiais no domicílio do ora apelante, a tese não prospera, porquanto foram vários os fatores a indicar que era grande a possibilidade de haver entorpecentes estocados no local, o que, cumpre destacar, acabou se confirmando.

    Vale lembrar que, no caso, foi imputado ao apelante o cometimento do crime de tráfico de drogas (artigo 33, "caput", da Lei 11.343/06), na modalidade “ter em depósito”, o qual é classificado como crime permanente, cujo estado de flagrância se protrai no tempo sendo, portanto, desnecessária autorização ou mesmo apresentação de prévio mandado de busca e apreensão para que se ingresse no domicílio, seja durante o dia, seja durante a noite, daquele que se encontra cometendo o delito

    O art. 33 da Lei de Drogas prevê algumas condutas que são permanentes, como, por exemplo, a de expor à venda, ter em depósito, transportar, trazer consigo e guardar. Essa natureza permanente de algumas modalidades do tráfico de drogas traz consigo algumas consequências, a saber:

    1) Prisão em flagrante: enquanto não cessar a permanência, o agente encontra-se em situação de flagrância, ensejando, assim, a efetivação de sua prisão em flagrante, independentemente de prévia autorização judicial. Nos exatos termos do art. 303 do CPP, “nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência”;

    2) Violação domiciliar independentemente de prévia autorização judicial: em seu art. 5, XI, a própria Constituição Federal autoriza a violação ao domicílio nos casos de flagrante delito, seja durante o dia, seja durante a noite, e independentemente de prévia autorização judicial. Em relação aos crimes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência. Logo, estando o agente em situação de flagrância no interior de sua casa, será possível a violação ao domicílio mesmo sem mandado judicial.

  • GABARITO LETRA "E"

    CRFB/88: Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Observação (Um julgado que vale a pena anotar): RE 603616/RO STF - A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas “a posteriori”, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".

  • Pode ingressar sem o consentimento do morador:

    1. Flagrante delito
    2. Prestar socorro
    3. Desastre
    4. Durante o dia C/ determi. Judicial

    Obs: Lembrar que só o fato de ter em depósito caracteriza o tráfico ilícito de drogas.

  • Ingressa. Se não tiver nd, responde criminalmente.

    Essas questões...

  • E se fosse mentira a conversa telefônica e não tivesse nada...

  • GABARITO: LETRA E!

    A conduta de armazenar constitui crime permanente, é dizer, o flagrante pode ser realizado a qualquer momento visto que a consumação do delito se protrai (prolonga) no tempo.

    Ademais, em casos de flagrante delito, a entrada em domicílio pode ser realizada a qualquer momento e independe de autorização judicial ou consentimento do morador (CF, art. 5°, XI)

  • Robson Lima e bruno nivio machado torres, atentem-se ao comando da questão, aconselho que vcs não criem uma novela.

  • O pessoal fica viajando kkk

  • a prisão em flagrante ocorrerá a qualquer tempo!!!! independente de consentimento ou não é pé na porta e pronto.
  • Gab E

    Art303°- Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.

  • flagrante delito. Pé na porta.

  • FLAGRANTE DELITO QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE

  • DIREITO PENAL. CONSUMAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS NA MODALIDADE ADQUIRIR.

    A conduta consistente em negociar por telefone a aquisição de droga e também disponibilizar o veículo que seria utilizado para o transporte do entorpecente configura o crime de tráfico de drogas em sua forma consumada - e não tentada -, ainda que a polícia, com base em indícios obtidos por interceptações telefônicas, tenha efetivado a apreensão do material entorpecente antes que o investigado efetivamente o recebesse. Inicialmente, registre-se que o tipo penal em análise é de ação múltipla ou conteúdo variado, pois apresenta várias formas de violação da mesma proibição, bastando, para a consumação do crime, a prática de uma das ações ali previstas. Nesse sentido, a Segunda Turma do STF (HC 71.853-RJ, DJ 19/5/1995) decidiu que a modalidade de tráfico "adquirir" completa-se no instante em que ocorre a avença entre comprador e vendedor. De igual forma, conforme entendimento do STJ, incide no tipo penal, na modalidade "adquirir", o agente que, embora sem receber a droga, concorda com o fornecedor quanto à coisa, não havendo necessidade, para a configuração do delito, de que se efetue a tradição da droga adquirida, pois que a compra e venda se realiza pelo consenso sobre a coisa e o preço

    (REsp 1.215-RJ, Sexta Turma, DJ 12/3/1990). Conclui-se, pois, que a negociação com aquisição da droga e colaboração para seu transporte constitui conduta típica, encontrando-se presente a materialidade do crime de tráfico de drogas. HC 212.528-SC, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 1º/9/2015, DJe 23/9/2015.

  • Se os ''homi'' têm informações do flagrante, é hora de invadir

  • Flagrante! Senta o pé na porta!!

  • a prova da materialidade do crime foi obtida de forma lícita, e o crime é permanente; então não há nenhum impedimento

  • Se alguém quiser TROCAR redações, afim de ter alguém pra opinar sobre o seu texto, basta me mandar msg no privado do QC.

  • LETRA "E"

    Flagrante de Delito.

  • Poderão adentrar pois trata-se de flagrante delito.

    CF/88 Art. 5º Inciso XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • FLAGRANTE DELITO Gabarito "E"