SóProvas


ID
456148
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à classificação dos indicadores de gestão, considere as afirmativas abaixo.

I. Indicadores de produtividade permitem medir a eficiência na aplicação dos recursos para a geração de bens e serviços.

II. Indicadores de qualidade visam aperfeiçoar processos e expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo.

III. Indicadores de desempenho são fundamentais para as organizações contemporâneas.

IV. Indicadores de resultados são utilizados na monito- ração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competências da empresa, visto não serem influenciados por fatores externos.

V. Indicadores que não espelhem esforços e metas dos programas internos de melhorias dizem muito pouco à organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Notem o fácil erro da alternativa IV: Indicadores de resultados são utilizados na monito- ração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competências da empresa, visto não serem influenciados por fatores externos. -- Acho até que dispensa maiores comentários, pois como sabemos, em administração (pública ou privada), os fatores externos do ambiente (oportunidades e ameaças, por exemplo) são poderosos vetores que influenciam deste o planejamento estratégico até mesmo ações operacionais a depender do caso.
  • "Indicadores de resultados são utilizados na monitoração..." , Correto é Avaliação de resultados. .... monitoração é de desempenho ( processo).
  • Classes de indicadores

    Podemos aferir a eficiência, a eficácia e a efetividade da atuação organizacional em três grandes grupos de indicadores:

    1. Resultados: (lagging indicators):
    Indicados na monitoração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos ou de projetos/programas* a saber: indicadores financeiros (lucro do período, retorno sobre investimento...), Vendas (pedidos efetivados, faturamento líquido...), RH (rotatividade, absenteísmo...), os de efetividade (impacto e transformação) etc. e que não dependem exclusivamente das competências da empresa, vistos serem influenciados por fatores externos,
    Conceitos-chave: objetivos e metas.

    2. Desempenho (leading indicators): espelham os andamentos de processos. Grupo de indicadores que medem o empenho da organização em suas várias atividades, como Vendas (pedidos tirados/dia, visitas a clientes/mês, itens/pedido..), Finanças (duplicatas emitidas, receita líquida, pagamentos efetuados no período..), em RH (treinamentos ministrados/área, contratações/mês...) e também, medidas de fenômenos que antecipam as mudanças, sinalizando determinado padrão ou tendência (driver).
    Subdividido nos subgrupos:
    a)Produtividade - otimização dos recursos: - Permitem medir a eficiência na aplicação dos recursos para a geração de bens / serviços:
    - Refletem a qualificação da força de trabalho e a racionalização na aplicação dos recursos.
    Conceitos-chave: padronização e especialização (fazer mais com menos).
    Exemplos: produtos / funcionários, atendimentos / tempo.
    b)Qualidade - otimização do processo:
    - Expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo,
    - Atendimentos aos requisitos no alcance dos objetivos esperados.
    - Satisfação do cliente.
    Conceitos-chave: satisfação e conformidade (fazer a coisa certa ou fazer certo da primeira vez).
    Exemplos: bens produzidos / bens programados, consultas efetuadas / consultas marcadas, bens produzidos / bens devolvidos.

    3. Capacidade - respostas as demanda,
    Mostram limites referenciais, medem a resposta que os recursos da Organização (tempos, m-o, equipamentos, método) respondem às demandas exigidas frente às necessidades impostas.
    Conceitos-chave: dimensionamento e aparelhamento.
    Exemplos: capacidades produtiva, de atendimento, de distribuição, etc.

    Há ainda, os Indicadores de Tendência: Indicadores de mercado, econômicos ou sociais que sinalizam movimentos nestas atividades em relação à demanda, poder de compra, satisfação da clientela, preferências, etc.

    Fonte: Indicadores na Gestão (artigo), AGRASSO NETO, Manoel.