SóProvas


ID
456676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Risco pode ser conceituado como um evento inesperado
potencialmente causador de variação negativa em um resultado
almejado. A esse respeito, julgue os itens de 67 a 69.

Considere que determinado processo de uma organização tenha forte dependência de um equipamento de altíssimo custo e que seu gestor decida pagar por um seguro que possibilite a substituição ou reparação imediata do equipamento, sem custos adicionais, em caso de danos ou quebras que possam provocar a interrupção do seu funcionamento. Nesse caso, diz-se que a organização adotou a mitigação como resposta ao risco identificado.

Alternativas
Comentários
  • Respostas ao risco
    A melhor estratégia deve ser selecionada para cada risco. Então ações específicas devem ser desenvolvidas para implementar esta estratégia. Podem ser selecionadas uma estratégia principal e uma alternativa.

    Evitar o risco é mudar o plano de projeto para eliminar o risco ou a condição ou para proteger os objetivos do projeto de impactos. 

    Transferir o risco é procurar mudar a conseqüência de um risco para uma terceira parte junto com a responsabilidade da resposta. Transferindo o risco simplesmente daremos a outra parte a responsabilidade para gerenciar isto; isto não o elimina.
      

    Mitigação procura reduzir a probabilidade e/ou conseqüências de um evento de risco de adverso para um aceitável. Tomar ações cedo para reduzir a probabilidade de uma ocorrência ou impacto no projeto é mais eficaz que tentar reparar as conseqüências depois de ocorrido. A mitigação de custos devem ser apropriadas, dando a provável probabilidade do risco e suas conseqüências. A mitigação de risco pode tomar a forma de implementação de um novo curso de ação que reduzirá o problema—ex.: adotando processos menos complexos, conduzindo mais testes sísmico ou de engenharia, ou escolhendo fornecedor mais estável. Ele pode envolver condições de mudanças em que a probabilidade de ocorrência de risco seja reduzida—ex. adicionando recursos ou tempo no cronograma. Ele pode requer o desenvolvimento de protótipo com escala menor para reduzir o risco.

    Aceitar  técnica que indica que a equipe do projeto decidiu não trocar o plano do projeto para negociar com um risco ou não é possível fazer algo para identificar alguma outra estratégia de resposta apropriada. A aceitação ativa pode incluir desenvolver um plano de contingência para executar quando ocorrer um risco. A aceitação passiva não requer ação, deixando a equipe de projeto fazer um arranjo quando o risco ocorrer.

    FONTE: 
    http://www.cin.ufpe.br/~if717/Pmbok2000/pmbok_v2p/wsp_11.5.html

  • Por que, nesse caso, não houve uma transferência de risco? Uma vez que qualquer dano ou quebra é repassdo ao segurador, de modo que ainda existe o risco, mas o mesmo foi transferido a um agente segurador.
  • A assertiva parece se referir a um caso clássico de transferência de risco, uma vez que contratar uma seguradora em nada reduz a chance de um evento ocorrer, mas apenas transfere a terceiros as consequências do mesmo. Não entendi a posição da banca nesse caso.
  • OLHA, CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA. A SEGURADORA NAO MITIGA O RISCO E SIM APENAS ASSUME AS CONSEQUENCIAS COM RELAÇAO AO PROBLEMA DO EQUIPAMENTO, ISSO POR SI SÓ NÃO EVITA A QUEBRA. OU O GABARITO ESTA ERRADO OU O PRIMEIRO COMENTARIO ESTA EQUIVOCADO. 

    AVANTE!!!
  • Transferir riscos. A transferência de riscos exige a passagem do impacto negativo de uma ameaça para terceiros, juntamente com a propriedade da resposta. Essa transferência de riscos simplesmente confere a uma outra parte a responsabilidade por seu gerenciamento; ela não elimina os riscos. A transferência da responsabilidade pelo risco é mais eficaz quando está relacionada à exposição a riscos financeiros. A transferência de riscos quase sempre envolve o pagamento de um prêmio de risco à parte que assume o risco. As ferramentas de transferência podem ser bem diferentes e incluem, entre outros: seguros, seguros-desempenho, garantias, etc. Os contratos podem ser usados para transferir responsabilidades por riscos especificados para uma outra parte.

    Mitigar. A mitigação de riscos exige a redução da probabilidade e/ou impacto de um evento de risco adverso até um limite aceitável. A realização de ações no início para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco que está ocorrendo no projeto é freqüentemente mais eficaz do que a tentativa de reparar os danos após a ocorrência do risco. A adoção de processos menos complexos, realizando mais testes, ou a escolha de um fornecedor mais estável constituem exemplos de ações de mitigação. A mitigação pode exigir a elaboração de protótipos para reduzir o risco decorrente do incremento de escala a partir de um modelo de bancada, para um dado processo ou produto. Quando não for possível reduzir a probabilidade, uma resposta de mitigação poderá abordar o impacto do risco se concentrando nas ligações que determinam a gravidade. Por exemplo, o projeto de redundância em um subsistema pode reduzir o impacto de uma falha do componente original.

    acho que a posição da banca mais uma vez é bastante discutível, se não equivocada.


     
  • Mitigar os riscos "=" diminuir os riscos
  • Olá todos, a contratação da seguradora neste caso é uma forma de mitigar o risco (para... "substituição ou reparação imediata do equipamento..".), e nao para trasnferir para o terceiro (seguradora) o gerenciamento deste risco.
    sds a todos.
  • PMBOK 4ed pag 303
    A transferência de riscos exige a mudança de alguns ou todos os impactos negativos de uma ameaça, juntamente com a responsabilidade da resposta, para um terceiro. Transferir o risco simplesmente passa a responsabilidade pelo gerenciamento para outra parte, mas não o elimina. ... As ferramentas de transferência podem ser bastante variadas e incluem, entre outras, o uso de seguros, seguros-desempenho, garantias, fianças, etc. Podem ser usados contratos para transferir a responsabilidade de determinados riscos para outra parte.
  • A BANCA ESTA CERTA , MITIGAÇÃO, OU MITIGAR SIGNIFICA  TBEM REDUZIR A DOR,  diminuir a intensidade; tornar menos doloroso, mais suave; abrandar: mitigar a dor, o sofrimento. 
  • Pelo o que entendi a assertiva trata de uma transferência de riscos pois quem terá a responsabilidade sobre o risco será a seguradora.
    Se, por exemplo, a empresa contratasse um mecânico para dar manutenção na máquina evitando, assim, que ela falhasse, isso sim seria mitigar o risco. A empresa reduz a probabilidade do risco acontecer.

    Bons estudos!!!
  • Tbem fiquei com a impressão de que seria Transferência. Porém, em uma segunda análise, qdo a questão fala em "substituição ou reparação imediata do equipamento" podemos perceber que se trata da Mitigação do risco.
  • Não deve ser Trasnferência de Risco, pois o negócio da seguradora é vender seguros e os riscos segurados estão no plano de negócio dela. Acredito que o correto seria Evitou o Risco, pois a empresa não está preocupada com a máquina mas com o prejuízo da substituição ou a parada de produção, que foram eliminados. Pode ser que a banca considerou que que foi mitigação porque houve o custo do seguro e o seguro não evita uma parada temporária de produção.
    Acho que o gabarito é questionável pois o enunciado afirma que o risco é o alto custo da máquina.
  • Pessoal, também errei esta questão. Analisando novamente, vi que o gabarito estava correto. A banca pegou aqueles que lêem rápido a acham que somente porque tem seguradora, necessariamente se trata de transferência.

    Para resolver questões de gestão de riscos é muito importante primeiramente identificar qual o risco em tela.

    No caso da questão, o risco era de ficar com a linha de produção parada em virtude de uma quebra da máquina.

    A questão afirma que no contrato de seguro havia a previsão de troca imediata da máquina ou conserto, para que  a linha de produção não ficasse parada. Assim, a empresa mitigou o risco de ficar com a linha de produção parada. 

    Haveria uma transferência de risco, neste caso, se a empresa contratasse um seguro que lhe pagasse um valor equivalente ao prejuízo de ficar com uma máquina parada. Aí sim o risco de ficar com a máquina parada seria transferido para a seguradora.

    Nos seguros automotivos, contratamos uma seguradora para transferir a ela o risco de ficarmos sem o carro ou sem o valor do carro em caso de roubo, acidente, etc.

    Mas na questão em tela, não há transferência do risco de ficar com a linha de produção parada e sim uma mitigação deste risco.

    Então, antes de resolver questões de gestão de riscos é muito importante primeiramente identificar qual o risco em tela.
  • Posso estar  errado, mas eu acho que um não elimina o outro, pode haver tanto transferencia de risco como mitigação de risco ocorrendo ao mesmo tempo, o que torna o item totalmente correto
  • Segundo o BPM CBOK, a mitigação seria a solução de um problema causado a partir da análise de fatores de risco.

  • Mitigou (diminuiu) o risco. 

     

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Pedro trabalha na área que cuida da Segurança da Informação de uma empresa. Frente ao risco de indisponibilidade de uma aplicação, criou um servidor de backup para tentar garantir que as informações sejam replicadas, automaticamente, do servidor principal para o servidor backup de forma redundante. A estratégia utilizada por Pedro para tratar o risco é considerada como mitigação do risco.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Correto.