SóProvas


ID
456718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

Não é a legislação que determina as diferenças entre os modelos de excelência na gestão empresarial e na gestão pública e, sim, as características essenciais das entidades do setor privado e do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    A grande diferença entre a gestão pública e privada é que as organizações da Administração Pública regem-se por regulamentos e normas dispostos de forma exaustiva, uma vez que "só podem fazer o que a regra permite". Já as organizações do setor privado podem "fazer tudo, exceto o que as regras coíbem".
    Embora as gestões pública e privada possuam muitas diferenças, algumas convergências podem ser percebidas, tais como a necessidade de planejamento, foco no sucesso do cliente e uso de ferramentas de qualidade total, dentre outras.
  • A finalidade da iniciativa privada é o lucro, já na Administração Pública o bem comum que é sua finalidade. Logo é a razão de ser da instituição que deve ser observado quando se define o modelo de gestão. 
  • Acertei, mas quase no chute. Questão subjetiva demais. E o comentário do Felipe embasa mais a questão como errada do que como certa

  • A questão a meu ver é errada porque a legislação também é fator de diferenças do agir administrativo em cada instituiçao.

  • AS FINALIDADES PRINCIPAIS DAS ATIVIDADES DE CARÁTER PRIVADO SÃO O LUCRO E A SOBREVIVÊNCIA EM UM AMBIENTE DE ALTA COMPETITIVIDADE, ENQUANTO OS OBJETIVOS DA ATIVIDADE PÚBLICA ESTÃO IMBUÍDOS DO IDEAL DEMOCRÁTICO DE PRESTAR SERVIÇOS À SOCIEDADE, EM PROL DO BEM-ESTAR COMUM. A PREOCUPAÇÃO EM SATISFAZER O CLIENTE NO SETOR PRIVADO É BASEADA NO INTERESSE, ENQUANTO NO SETOR PÚBLICO ESSA PREOCUPAÇÃO TEM QUE SER ALICERÇADA NO DEVER. QUANTO À LEGISLAÇÃO, VEM SÓ PARA REGULAMENTAR, NORMATIZAR ESSAS DIFERENÇAS.

     

    LEMBRANDO QUE TUDO É BASEADO EM TEORIAS. A TEORIA É UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE APRESENTAM GRAUS DIVERSOS DE SISTEMATIZAÇÃO E CREDIBILIDADE, E QUE SE PROPÕEM A ELUCIDAR, INTERPRETAR OU EXPLICAR UM FENÔMENO OU ACONTECIMENTO QUE SE OFERECEM À ATIVIDADE PRÁTICA. OU SEJA, A TEORIA É UMA HIPÓTESE, UMA CONJECTURA, UMA OPINIÃO FORMADA DIANTE DE UM FATO. UMA TEORIA TENTA EXPLICAR ALGO DE DIFÍCIL CONCRETIZAÇÃO.

     

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A legislação não determina na pública? Difícil de visualizar dado o princípio da legalidade.

  • Pessoal aqui não se trata do princípio da legalidade estritamente, mas sim da possibilidade da adm púb se basear na iniciatva privada como exemplo o uso de ferramentas da qualidade a meu ver.

  • Após a resposta pude refletir melhor sobre a questão. Ele quis dizer que não é uma lei que vai diferenciar uma administração pública da privada, e sim a natureza que cada uma carrega. Exemplo: a natureza da administração pública é atender o bem comum, enquanto da administração privada é lucrar. Ou seja, é a essência da existência (propósito) desses dois tipos de Gestão.