SóProvas


ID
456736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.

Por meio do controle operacional, podem-se observar discrepâncias entre os resultados esperados e os obtidos, que levam às chamadas ações disciplinares positivas ou negativas, respectivamente, de recompensa e punição.

Alternativas
Comentários
  • Certa.
    Uma vez definidos os parâmetros de controle na fase de planejamento é possível realizar uma comparação entre o "onde a organização deveria estar" e "onde ela está". No processo administrativo, o controle assume a função de monitorar e avaliar as atividades e resultados alcançados pela organização, conforme os objetivos estabelecidos.
  • Assertiva COrreta

    CONTROLE OPERACIONAL

    O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações. Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa.


    FASES DO CONTROLE OPERACIONAL

    AÇÃO DISCIPLINAR

    A ação disciplinar é a ação corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas. Seu propósito é diminuir a discrepância entre os resultado atuais e os resultados esperados. Pode ser positiva ou negativa. A Ação positiva toma a forma de encorajamento, recompensas, elogios, treinamento adicional ou orientação. A ação negativa inclui o uso de advertências, castigos, admoestações e até mesmo desligamentos da empresa.

  • NÃO CONCORDO PLENAMENTE COM A QUESTÃO.

    SEGUNDO CHIAVENATO (Administração nos novos tempos, segunda ediçao, pag 524):

    A açao corretiva é a ação administrativa que visa manter o desempenho dentro dos padroes estabelecidos. 
    [...]
    O objetivo do controle não é punir pessoas, mas resolver os problemas dentro da organização.



    PUNIR ESTARIA MAIS LIGADO A ATOS DE IMPROBIDADE. 
    SE TODA VEZ QUE FOSSE OBSERVADO DISCREPÂNCIAS ENTRE RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS HOUVESSE PUNIÇÃO, QUEM CONSEGUIRIA PERMANECER NESSA ORGANIZAÇÃO? 



     

  • Sobre o comentário do colega Yves Sa: Administração Geral e pública - Chiavenato, pg 382


  • Errei a questão por associar a função de controle somente à sua natureza positiva. Mas, lendo com calma, vi que a questão faz sentido. 

    Obviamente, o controle tem POR OBJETIVO a sua natureza positiva. Contudo, não se pode desprezar a sua natureza "negativa", para se corrigirem eventuais discrepâncias entre o planejado e o executado. 

  • Essa parte de recompensa e punição eu não entendi direito? Alguém poderia me explicitar, por favor?

  • Esse assunto está mais relacionado à gestão de pessoas do que ao controle. 

    As ações disciplinares negativas são as que impõe penalidades. Elas podem ser progressivas consistindo numa série de aplicações com nível de severidade maior que permitem ao funcionário corrigir seu comportamento antes de ser desligado da organização. Ex: Advertência verbal, Advertência escrita, Suspensão e Demissão.

    Nas ações disciplinares positivas as punições são substituídas por sessões de aconselhamento onde traça-se um plano pessoal para que o funcionário mude seu comportamento e o papel do gestor passa de disciplinador para conselheiro. As punições só são aplicadas se as sessões não surtirem efeito.

    Também existe a liderança negativa: baseada na aplicação de penalidades.

    e a liderança positiva: baseada nas recompensas.

    Fonte: Chiavenato

  • O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações.

    Possui as seguintes fases:

    1. ESTABELECIMENTO DE PADRÕES

    2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

    3. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO

    4. AÇÃO CORRETIVA: A ação disciplinar é a ação corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas. Seu propósito é diminuir a discrepância entre os resultado atuais e os resultados esperados. Pode ser positiva ou negativa. A Ação positiva toma a forma de encorajamento, recompensas, elogios, treinamento adicional ou orientação. A ação negativa inclui o uso de advertências, castigos, admoestações e até mesmo desligamentos da empresa.

    Fonte: Renan Bardine