-
CORRETA
Existem fatores que influenciam direta ou indiretamente no processo decisório. Um desses fatores é a incerteza, bem como a quantidade insuficiente de informações necessárias ao processo decisório. Andrade (2000) define risco como uma estimativa do grau de incerteza que se tem em relação à realização de resultados futuros almejados. Assim sendo, o risco sobrevém quando da incerteza de se prever os resultados.
O processo de tomada de decisão é sempre desafiador para os administradores e exige deles diferentes habilidades. Solino e El-Aouar (2006) destacam a relevância das habilidades dos membros da organização, para escolher a melhor maneira de enfrentar a dinâmica dos mercados, evidenciando o incentivo à criatividade e ao talento, com base na delegação de responsabilidades de tomadas de decisão a todos os níveis organizacionais, de forma que o desenvolvimento dessas habilidades resulte em vantagem competitiva. Os autores afirmam que, para desenvolver tais habilidades, os administradores assumem determinados tipos de comportamentos, ligados a suas funções; a função de decisão é ligada ao papel decisório, cuja ênfase reside na capacidade analítica de identificação e solução de problemas.
http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/tomadas-de-decisao-nas-organizacoes-3412/artigo/
-
Após errar, percebi que o erro da assertiva está em "Nesse caso, o processo decisório desse diretor tem a incerteza como uma característica"
Não é diretor que tem incerteza, ou seja, não é a característica dele; mas o contexto que é de incerteza.
-
Está correta pq se ele NÃO SABE e não dispõe de informações sobre a crise é uma INCERTEZA! Se ele soubesse informações e mesmo assim quisesse arriscar seria chamado de RISCO!
De acordo com RODRIGO RENNÓ a incerteza não pode ser mensurada já o risco pode!
Para lembrar disso eu sempre imagino um médico falando sobre o risco de uma cirurgia, do tipo: "risco de sequelas seria de 50%" ou seja, eles estariam mensurando. Não falariam: "a incerteza de sequelas é de tanto..."
Desculpem minha "viagem" hahahahhahaha.... mas me ajuda a lembrar, talvez possa ajudar mais alguém!
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Gabarito Certo
Certeza, risco e incerteza.
A certeza é a situação em que temos informações seguras e confiáveis que nos permitem “saber” quais serão os resultados das alternativas que nos são propostas.
Em uma situação de risco, podemos calcular a probabilidade de algum resultado!
Com a incerteza, esses dados não existem! Assim, não conseguimos calcular a probabilidade de uma decisão ser favorável ou não.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
POUCA INFORMAÇÃO=INTUIÇÃO=NÃO-RACIONAL.
-
Processo de tomada decisão
· Decisões sob certeza - Onde as variáveis são conhecidas e a relação entre a ação e as consequências é determinística.
· Decisões sob risco - Onde as variáveis são conhecidas e a relação entre a ação e as consequências é conhecida em termos probabilísticos.
· Decisões sob incerteza - Onde as variáveis são conhecidas mas as probabilidades para determinar a consequência de uma ação são desconhecidas ou não podem ser determinadas com algum grau de certeza. As possibilidades associadas aos resultados são desconhecidas.