SóProvas


ID
457816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam acerca da dinâmica das
organizações.

Considere que um diretor de uma organização deva decidir acerca da construção ou aluguel de um novo depósito de mercadorias para a organização, mas não dispõe de todas as informações a respeito dos possíveis impactos que a atual crise financeira internacional pode provocar nos negócios. Nesse caso, o processo decisório desse diretor tem a incerteza como uma característica.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Existem fatores que influenciam direta ou indiretamente no processo decisório. Um desses fatores é a incerteza, bem como a quantidade insuficiente de informações necessárias ao processo decisório. Andrade (2000) define risco como uma estimativa do grau de incerteza que se tem em relação à realização de resultados futuros almejados. Assim sendo, o risco sobrevém quando da incerteza de se prever os resultados.
    O processo de tomada de decisão é sempre desafiador para os administradores e exige deles diferentes habilidades. Solino e El-Aouar (2006) destacam a relevância das habilidades dos membros da organização, para escolher a melhor maneira de enfrentar a dinâmica dos mercados, evidenciando o incentivo à criatividade e ao talento, com base na delegação de responsabilidades de tomadas de decisão a todos os níveis organizacionais, de forma que o desenvolvimento dessas habilidades resulte em vantagem competitiva. Os autores afirmam que, para desenvolver tais habilidades, os administradores assumem determinados tipos de comportamentos, ligados a suas funções; a função de decisão é ligada ao papel decisório, cuja ênfase reside na capacidade analítica de identificação e solução de problemas.
    http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/tomadas-de-decisao-nas-organizacoes-3412/artigo/
  • Após errar, percebi que o erro da assertiva está em "Nesse caso, o processo decisório desse diretor tem a incerteza como uma característica"

    Não é diretor que tem incerteza, ou seja, não é a característica dele; mas o contexto que é de incerteza.

  • Está correta pq se ele NÃO SABE e não dispõe de informações sobre a crise é uma INCERTEZA! Se ele soubesse informações e mesmo assim quisesse arriscar seria chamado de RISCO!

    De acordo com RODRIGO RENNÓ a incerteza não pode ser mensurada já o risco pode!

    Para lembrar disso eu sempre imagino um médico falando sobre o risco de uma cirurgia, do tipo: "risco de sequelas seria de 50%" ou seja, eles estariam mensurando. Não falariam: "a incerteza de sequelas é de tanto..."

    Desculpem minha "viagem" hahahahhahaha.... mas me ajuda a lembrar, talvez possa ajudar mais alguém!

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Gabarito Certo

     

    Certeza, risco e incerteza.

     

    A certeza é a situação em que temos informações seguras e confiáveis que nos permitem “saber” quais serão os resultados das alternativas que nos são propostas.

     

    Em uma situação de risco, podemos calcular a probabilidade de algum resultado!

     

    Com a incerteza, esses dados não existem! Assim, não conseguimos calcular a probabilidade de uma decisão ser favorável ou não.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • POUCA INFORMAÇÃO=INTUIÇÃO=NÃO-RACIONAL.

  • Processo de tomada decisão

    ·        Decisões sob certeza - Onde as variáveis são conhecidas e a relação entre a ação e as consequências é determinística.

    ·        Decisões sob risco - Onde as variáveis são conhecidas e a relação entre a ação e as consequências é conhecida em termos probabilísticos.

    ·        Decisões sob incerteza - Onde as variáveis são conhecidas mas as probabilidades para determinar a consequência de uma ação são desconhecidas ou não podem ser determinadas com algum grau de certeza. As possibilidades associadas aos resultados são desconhecidas.